Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40168
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RailaSpindoladeAtaides.pdf741,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorAtaides, Raila Spindola de-
dc.date.accessioned2021-03-06T17:42:20Z-
dc.date.available2021-03-06T17:42:20Z-
dc.date.issued2021-03-06-
dc.date.submitted2020-09-21-
dc.identifier.citationATAIDES, Raila Spindola de. As percepções de alunos brasileiros de ensino médio sobre o processo de ensino - aprendizagem a partir do consumo e interação com podcasts educativos. 2020. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40168-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a analisar as percepções que jovens em fase de ensino médio que consomem e interagem habitualmente com podcasts de teor educativo têm sobre o processo de ensino-aprendizado e qual é a influência dos programas nessas percepções. Os podcasts compreendidos como educativos para a pesquisa são os que abordam conteúdos curriculares de ensino médio, têm referenciais bibliográficos pedagógicos e informativos citados durante o programa ou em materiais de apoio e contam com a participação de profissionais com formação acadêmica ou experiência nas áreas dos temas abordados nos programas. Com essa finalidade, foi feita uma investigação qualitativa com quatro estudantes de nível médio de 17 a 19 anos, de escolas particulares e públicas, utilizando como método a entrevista em profundidade semiestruturada e a análise dos dados coletados. Para atingir os objetivos, foi fundamental a realização de uma pesquisa a respeito do papel e impacto da educação e do aprendizado científico na formação humana, em particular no cenário brasileiro, e discorrer a respeito do uso das novas tecnologias na educação e a educação na contemporaneidade. Para tal, foram utilizados como referencial teórico as obras Pedagogia da Autonomia (FREIRE P., 2011) e Redes ou Paredes (SIBILIA, 2012). Compreender e delimitar o podcast enquanto mídia também era um passo importante para contextualizar o objeto do estudo e, para isso, analisar a história e a realidade social e cultural da qual fizeram parte os outros dois meios diretamente responsáveis pelo surgimento e linguagem dessa mídia: o rádio e a internet, em particular a web 2.0. Para isso, utilizou-se como base as obras Cibercultura (LÉVY, 2010), Cultura da Convergência (JENKINS, 2009) e Teorias do Rádio (MEDITSCH, 2005). No que diz respeito ao podcast enquanto mídia, foram utilizadas publicações diversas dos autores Luiz Lúcio e Alex Primo (2005-2014) e a tese de doutorado de Eugênio Freire (2013) sobre o podcast na educação brasileira. Os resultados obtidos demonstram que há influência do consumo e interação com podcasts educativos nas percepções dos estudantes de ensino médio a respeito do processo de ensino- aprendizado. A partir do contato com os podcasts, os entrevistados demonstraram apreciar mais o processo de ensino-aprendizado e acreditam que a mídia os fez perceber que aprender não precisa ser um processo opressivo; transformando, em alguns casos, as relações construídas com a escola e os professores. Os estudantes percebem os métodos tradicionais de ensino das diversas escolas que frequentaram como um fator que, por diversas vezes, gera sobrecarga em seus processos pessoais de aprendizado. No entanto, o podcast é um auxílio para passar por esse processo de diversas formas, seja tornando o aprendizado fora da escola mais tranquilo e divertido ou ressignificando a forma como as instituições de ensino são percebidas. O desenvolvimento do senso crítico a partir de uma educação problematizadora e do estímulo da curiosidade epistemológica, que vai além da curiosidade ingênua ou senso comum (FREIRE, P., 2016), é outra característica verificada nos depoimentos dos entrevistados e demonstra ter origem não apenas na escola, mas também no tipo de conteúdo educativo que consomem de forma autônoma, como os podcasts. Os entrevistados declaram ou demonstram que os podcasts ajudaram nas provas de ingresso em instituições de ensino superior e que tiveram influência em suas escolhas de cursos de graduação e desejos profissionais. É possível verificar a partir dos entrevistados que os estudantes de ensino médio usuários dos podcasts educativas têm traços de perfil de proatividade nos estudos, uma curiosidade aflorada e certa facilidade com o uso das tecnologias para fins diversos de pesquisa e aprendizado.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs percepções de alunos brasileiros de ensino médio sobre o processo de ensino - aprendizagem a partir do consumo e interação com podcasts educativospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPodcastpt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem autônomapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - métodos de ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research proposes to analyze the perceptions of young people in high school who usually consume and interact with educational podcasts on the teaching-learning process and what is the influence of the programs on these perceptions. Podcasts understood as educational for this research are those that address high school curricular content, have pedagogical and informative bibliographic references cited during the program or in supporting materials and have the participation of professionals with academic training or experience in the areas covered in the programs. For this purpose, a qualitative investigation was carried out with four high school students aged 17 to 19, from private and public schools, using the method of semi-structured in-depth interviews and the analysis of the collected data. In order to achieve the objectives, it was essential to carry out research on the role and impact of education and scientific learning on human development, particularly in the Brazilian scenario, and to discuss the use of new technologies in education and education in contemporary times. For this purpose, the works Pedagogy of Freedom (FREIRE P., 2011) and Redes ou Paredes (SIBILIA, 2012) were used as a theoretical reference. Understanding and defining the podcast as a medium was also an important step to contextualize the object of the study and, for that, to analyze the history and the social and cultural reality of the other two media directly responsible for the emergence and language of this media: the radio and the internet, particularly the web 2.0. For this, the works Cyberculture (LÉVY, 2010), Convergence Culture (JENKINS, 2009) and Teorias do Rádio (MEDITSCH, 2005) were used as basis. Regarding the podcast as a medium, several publications by the authors Luiz Lúcio and Alex Primo (2005-2014) and the doctoral thesis by Eugênio Freire (2013) on the podcast in Brazilian education were used. The results obtained demonstrate that there is an influence of consumption and interaction with educational podcasts on the perceptions of high school students regarding the teaching-learning process. The results obtained demonstrate that the perceptions of high school students who consume and interact usually with educational content podcast programs have on the teaching-learning process are positive and that there is an influence of the programs on these perceptions. From contact with the podcasts, the interviewees show that they appreciate the teaching-learning process more and believe that this medium made them realize that learning doesn't have to be an oppressive process; transforming, in some cases, the relationships built with the school and the teachers. Students perceive the traditional teaching methods of the various schools they attended as a factor that, on several occasions, creates an overload in their personal learning processes. However, the podcast is an aid to go through this process in several ways, either making learning outside of school more peaceful and fun or giving a new meaning to the way educational institutions are perceived. The development of critical thinking based on problematizing education and the stimulation of epistemological curiosity, which goes beyond naive curiosity or common sense (FREIRE, P., 2016), is another characteristic verified in the interviewees' testimonies and demonstrates its origin not only at school, but also in the type of educational content they consume autonomously, such as podcasts. Respondents state or demonstrate that podcasts helped with admission tests to higher education institutions and that they influenced their choice of undergraduate courses and professional goals. It is possible to verify from the interviewees that high school students who use educational podcasts have traces of a proactive profile in their studies, an outward curiosity and a certain ease with the use of technologies for different purposes of research and learning.pt_BR
dc.contributor.emailrailaspindola@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.