Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40162
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AntoniodoRegoBarrosNeto.pdf11,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSchwantes, Cíntia Carla Moreira-
dc.contributor.authorBarros Neto, Antonio do Rêgo-
dc.date.accessioned2021-03-04T11:20:35Z-
dc.date.available2021-03-04T11:20:35Z-
dc.date.issued2021-03-04-
dc.date.submitted2020-09-17-
dc.identifier.citationBARROS NETO, Antonio do Rêgo. A escrita-de-si em história em quadrinhos. 2020. 122 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40162-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a natureza do gênero literário conhecido como escrita-de-si e como ela pode ser trabalhada dentro da linguagem das histórias em quadrinhos. Para isso, serão analisadas três obras que trabalham o tema de três maneiras distintas, mas que mesmo assim, se mantém dentro do pacto autobiográfico, conceito desenvolvido por Phillipe Lejaune, e que se convencionou como sendo a base para as definições do gênero. Ao analisar 10 pãezinhos: Crítica, este trabalho expõe como as histórias em quadrinhos permitem uma abordagem com elementos mais fantásticos, tratados com uma sutileza que não quebra os limites do pacto. Já em Persépolis, será analisado como as diversas mudanças na vida da personagem-autora são mostradas, como elas refletem o próprio ato de produção da obra e como são exploradas as possibilidades únicas do uso dos quadrinhos em escrita-de-si. Uma história de Sarajevo, quando analisada sob a ótica da escrita-de-si, mostra como Sacco lida com a necessidade de mostrar as histórias narradas da maneira mais verídica possível, e como a posição de Sacco na história só é possível em uma história em quadrinhos. Como base teórica, este trabalho utiliza o já citado trabalho de Philipe Lejaune para a teoria da escrita-de-si, e a teoria de Scott McCloud em Desvendando os Quadrinhos, para estruturar e analisar os quadrinhos como linguagem, complementando-a com o trabalho de Will Eisner. Também se utilizou do trabalho de Elizabeth El Refaie, em Autobiographical comics: life writing in pictures para trabalhar as relações entre escrita-de-si e histórias em quadrinhos. Este trabalho tem como objetivo explorar as possibilidades únicas que as histórias em quadrinhos trazem para o gênero, destacando os fenômenos que só ocorrem nesta mídia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escrita-de-si em história em quadrinhospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEscrita-de-sipt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordAutobiografiapt_BR
dc.subject.keywordArte sequencialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present work attempts to analyze the nature of the literary genre known as life writing and how it can be worked into the language and framework of what is known as comic books. To that extent, it analyzes three different titles that explore three very distinct ways of exploring the genre, while maintaining themselves under the Autobiographical Pact, a concept developed by Philippe Lejaune, used as base on how to define the genre. In 10 paezinhos: Crítica, this work shows how the comics language allow for the use of a more fantastical approach, treating them with a degree of subtlety that does not break the boundaries of the pact. In Persépolis, it analyzes how the changes in the life of the author-protagonist are shown, how they reflect the very production of the comic and how they explore the unique use that comic books bring to life writing. The Fixer: a Story from Sarajevo, when read through the lenses of life writing, shows how Sacco deals with the need of truthfulness and how he posits himself in a way that is only possible in comic books. The theoretical basis for the self- writing analysis comes from the already mentioned work by Philippe Lejaune, while the comic book as a language approach comes from the work by Scott McCloud in Understanding Comics, complementing it with the work from Will Eisner. To study the relationship between self-writing and comic books, it was also used the work by Elizabeth El Refaie, Autobigraphical Comics: life writing in pictures. The objective of this work is to explore the unique possibilities comic books bring to the genre, highlighting the phenomena that only occurs on this type of media.pt_BR
dc.contributor.emailtoninho3rd@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.