http://repositorio.unb.br/handle/10482/40152
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_PatriciaNazárioFeitozaDuarte.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Tecnologias assistivas : um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal |
Autor : | Duarte, Patrícia Nazário Feitoza |
Orientador(es):: | Souza, Amaralina Miranda de |
Assunto:: | Professores - formação continuada Tecnologia assistiva Atendimento educacional especializado Práticas pedagógicas |
Fecha de publicación : | 1-mar-2021 |
Data de defesa:: | 27-ago-2020 |
Citación : | DUARTE, Patrícia Nazário Feitoza. Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal. 2020. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Esse estudo buscou analisar a formação continuada ofertada pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - EAPE – SEEDF no curso sobre a Tecnologia Assistiva -TA e sua repercussão na prática pedagógica dos professores egressos do curso. Nesse sentido foi importante compreender a formação continuada como um espaço de constante aprendizado, assim como o Atendimento Educacional Especializado e as atribuições do profissional que assume essa função. O curso ofertado, objeto da análise realizada, abordou o uso da TA no contexto educacional, tema compreendido como interdisciplinar por envolver produtos, serviços e técnicas para atender aos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, seja temporariamente ou não visando autonomia, qualidade de vida e independência em conformidade com o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, instituído no ano de 2006. Para viabilizar o uso das TA há que se levar em consideração o Atendimento Educacional Especializado - AEE, de modo a atender os estudantes com necessidades educacionais especificas e a formação dos professores para esse atendimento no Distrito Federal. Durante a coleta de dados, pelo momento de isolamento que nos encontramos, em decorrência da pandemia, fez -se necessário adotar novas estratégias para a sua conclusão; sendo assim, ferramentas para realização do grupo focal e entrevista no formato online foram adotadas garantindo a coleta das informações necessárias planejadas dentro dos propósitos da pesquisa. Os professores egressos do curso trouxeram, através das suas falas e registros disponibilizados, indicações da dimensão da aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso estudado, na relação teoria x prática e com isso ofereceram dados que apontaram contribuições importantes para a compreensão da ação formadora realizada. Por outro lado os resultados gerais apontam também aspectos importantes que podem nortear uma formação ampla e permanente com vistas a atender as peculiaridades das demandas educacionais de cada escola e estudante, a saber: no que concerne a estrutura física sua melhoria quanto ao suporte tecnológico e oferta em polos; estrutura da proposta que requer ampliação da carga horária, da oferta e da dimensão para atender as etapas e modalidades de ensino; busca por parceria com outras instituições por compreenderem a TA em sua interdisciplinaridade; acompanhamento e apoio para a implementação da TA e outras estratégias formativas. Destacou-se ainda a necessidade de uma atenção para a formação inicial para que nela ocorram ações voltadas para a compreensão do processo de inclusão. Espera-se que os indicadores desse estudo venham fortalecer as ações de formação continuada para o uso da TA e sobretudo para a promoção da acessibilidade como uma condição natural no desenvolvimento do trabalho docente com todos os estudantes independentemente da sua especificidade. |
Abstract: | This research aims to analyze the continuous training program offered by EAPE – SEEDF at the Assistive Technology – AT course and its repercussion in the teachers’ pedagogical practices who attend to it. From this point, it was important to understand this program as a constant learning process space, just as the Atendimento Educacional Especializado and the duties of the professional who heads this function. The offered course, which is this research subject, considered the Assistive Technology – AT use in the educational enviroment, which is a interdisciplinar theme, considering products, services and methods in order to meet the needs of students with disabilities, students with restricted mobility, temporary or not, taking into account their independence and wellness, according to the Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, instituted in 2006. In order to facilitate the usage of the Assistive Technology – AT, it is necessary to recognize the . Specialized Educational Service – AEE, to support students who have specific educational necessities and also the qualification of the teachers in Distrito Federal. During the data collection, due to the situation of social isolation we are currently facing because of the pandemic scenario, the adoption of new strategies was necessary to its conclusion; by the way, special tools were required to make it possible to make the focus group happen and online interviews were adopted to assure the data collection required for the research purposes. The course participant teachers brought, through their speeches and available documents, the dimension of the knowledgement acquired in the mentioned course, related to theory versus everyday life emphasizing some data that showed important contribution for all the arrangements comprehension. On the other hand, general results also showed importante points that can guide a wise and regular training course in order to attend specific educational demands of each school and each student, such as: infrastructure and its possible improvements related to technological support and offers, an extension of working hours, offers and dimension proposal requirement structure to fulfill all the stages and kinds of education; the search for other institutions that understand Assistive Technology – AT and its multidisciplinarity in order to work in partnerships, supervision and support to set up AT and other teaching strategies. It was also pointed out the importance of an initial teacher training towards the inclusive education process understanding. It is expected that this data research reinforce the training program adding to the AT and, above all , the promotion of the acessibility as a natural feature of the teachers’ work development with all students, no matter which their disabilities are. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.