Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.contributor.author | Lima, Pedro Ernesto Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T11:07:11Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19T11:07:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-15 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Pedro Ernesto Freitas. “Nordestinidade” quando?: identidade estratégica em curadorias de Moacir dos Anjos. 2020. 338 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40083 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa tese se interessa pelo modo como a curadoria interpela trabalhos de arte contemporânea
a partir da questão identitária. Partimos de um conjunto de curadorias de Moacir dos Anjos,
realizadas entre 1998 e 2007, especialmente em instituições das cidades de Recife e São
Paulo, nas quais discute-se a proposição “artista nordestino” a partir da produção de artistas
que nasceram e/ou atuam no Nordeste, interessados em linguagens associadas à arte
contemporânea. A interpelação identitária de Anjos confronta essas obras com uma série de
discursos e narrativas – inicialmente associados ao regionalismo proposto, entre outros, por
Gilberto Freyre – que, ao longo do século XX, constituíram o que podemos denominar como
“nordestinidade”, modos de agenciamento importantes para a legitimação de obras dessa
região. Discutiremos como trabalhos desses artistas respondem, reverberam e rejeitam essa
interpelação identitária. Para isso, identificaremos artistas e obras recorrentes e mapearemos
suas trajetórias de modo a confrontar a perspectiva curatorial – de Anjos e de outros curadores – com a perspectiva das obras, constituída por suas fortunas críticas e pelas narrativas dos
artistas. Ressaltando duas dimensões da curadoria que parte do Nordeste – referentes à
produção de sentidos e ao modo estratégico e político de dar a ver obras –, discutiremos como
o agenciamento identitário vincula-se à “promiscuidade” relacionada ao modo como agentes da
arte se (des)acoplam a narrativas, propriedade comum aos envolvidos nesse processo e
importante para a circulação de obras, acompanhada de produção crítica. Colocando a
interpelação de Anjos em perspectiva, demonstraremos como seu projeto curatorial se constitui
como um vértice, entre vários, de um processo do qual participam outros agentes e exposições
responsáveis por desdobrar a “nordestinidade” em outros topoi, linguagens e corpos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Nordestinidade” quando? : identidade estratégica em curadorias de Moacir dos Anjos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Anjos, Moacir dos, 1963- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curadoria - artes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exposições de arte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis is interested in the way in which curatorship questions contemporary art works
based on identity question. We started with a set of Moacir dos Anjos’s curatorships, carried out
between 1998 and 2007, especially in Recife and São Paulo institutions, in which the “artista
nordestino” (“northeastern artist”) proposition is discussed based on the artists production who
were born and / or work in the Brazilian region called Northeast, interested in contemporary art.
The Anjos’s identity interpellation confronts these works with discourses and narratives – associated initially with the regionalism proposed, among others, by Gilberto Freyre – which,
throughout the 20th century, constituted what we can call “nordestinidade” (“northeasternness”),
modes of agency important for the works legitimation produced in that region. We will discuss
how the works of these artists respond, reverberate and reject this identity interpellation. For
this, we will identify recurring artists and works and map their trajectories in order to confront the
curatorial perspective – of Anjos and other curators – with the works’s perspective, constituted
by their critical fortunes and by the artists' narratives. Highlighting two curatorship dimensions
that leave from the Northeast region – related to the production of meanings and the strategic
and political way of showing works – , we will discuss how identity agency is linked to
“promiscuity” related to the way art agents are coupled and uncoupled from narratives, a
common property to those involved in this process and important for circulation works,
accompanied by critical production. Putting the interpellation of Anjos in perspective, we will
demonstrate how his curatorial project is constituted as a vertex, among several, of a process in
which other agents and exhibitions responsible for unfolding “nordestinidade” in other topoi,
languages and bodies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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