Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tamaio, Irineu | - |
dc.contributor.author | Chagas, Genilson Carlos das | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T23:39:19Z | - |
dc.date.available | 2021-02-08T23:39:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-14 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Genilson Carlos das. O papel da educação ambiental no contexto da escassez hídrica: racionamento no Distrito Federal entre 2017 e 2018. 2020. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Regulação e Gestão de Negócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40034 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Centro de Estudos em Regulação de Mercados, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Distrito Federal (DF) enfrentou uma de escassez hídrica que provocou um racionamento de abastecimento de água no período de janeiro de 2017 até junho de 2018. A partir desta situação extrema, esta pesquisa analisou qual o papel da Educação Ambiental como uma ação de política pública em períodos de escassez dos recursos hídricos. Quanto à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica e que recorreu à análise documental na temática de Educação Ambiental e recursos hídricos. Os documentos analisados nesta pesquisa foram o Plano Integrado de Enfrentamento à Crise Hídrica em suas dimensões Educação e Comunicação e os Mensageiros da Água – Orientações para práticas pedagógicas: dez dicas para economizar água através do seu uso racional. A partir das medidas emergenciais adotadas pelo Governo do Distrito Federal, no âmbito da educação, para o enfrentamento da crise de escassez hídrica, a pesquisa mostrou, a partir do conteúdo dos documentos analisados, que as ações denominadas de Educação Hídrica para a gestão dos recursos hídricos, se pautaram em campanhas e ações com um olhar acrítico e marcadas por estímulos de caráter individualista/comportamentalista. A Educação Ambiental, como uma ação de política pública para o enfrentamento desse evento extremo no DF, se comportou com um viés conservador e pragmático. Não foram observadas ações com diretrizes pautadas no campo da Educação Ambiental Crítica. Diante disso, a pesquisa traz uma proposta de resolução para a criação de uma Câmara Técnica de Educação Ambiental e Recursos Hídricos no âmbito do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O papel da educação ambiental no contexto da escassez hídrica : racionamento no Distrito Federal entre 2017 e 2018 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escassez hídrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racionamento de água | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | From January 2017 to June 2018 the Federal District (DF) went through a water
scarcity crisis that caused a rationing in the water supply during this time. Since
this extreme situation, this research aimed to analyze the function of the
Environmental Education as a public policy action in times of scarcity of water
resources. Therefore, the methodology is based on the literary review and
document analysis on the theme of Environmental Education and water
resources. The documents analyzed in this research were the Integrated Plan
for Facing the Water Crisis in its Education and Communication dimensions and
the Water Messengers - Guidelines for pedagogical practices: ten tips for
saving water through its rational use. Since the emergency measures adopted
by the Federal District Government in the education field to face the water
scarcity crisis, the research showed , based on the content of the analyzed
documents, that the actions named “Hydric Education” for the management of
water resources were guided by campaigns and actions with an uncritical gaze
marked by stimuli of individualist and behavioral character. Accordingly, the
Environmental Education as a public policy action to face this event on Federal
District behaved in a conservative and pragmatic bias. And no actions with
guidelines were observed concerning the Critical Environmental Education.
Therefore, the research brings a motion for a resolution to the creation of a
Technical Chamber of Environmental Education and Water resources within the
scope of Federal District water resources Council. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|