Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Luciana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Lucelle Ávila | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T15:28:24Z | - |
dc.date.available | 2021-01-28T15:28:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-14 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Lucelle Ávila. Governança em políticas públicas: uma análise do Programa Nacional de Assistência Estudantil. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39981 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A população está cada vez mais interessada em maneiras de monitorar e acompanhar seus
governantes. A governança proporciona mecanismos, práticas e dimensões que
influenciam na melhoria da capacidade de gerenciamento do Estado. E por meio das
políticas públicas é que são atendidas as demandas da sociedade. Uma política pública de
educação é o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES que visa ampliar as
condições de permanência dos jovens com renda familiar per capta de até 1,5 salários
mínimos e possui os objetivos minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais,
reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela
educação. Esta dissertação teve como objetivo geral analisar a capacidade de governança
em redes do PNAES a partir da implementação de suas ações de assistência estudantil
dentro da UnB. Está organizada em formato multipaper composta por dois artigos que
tratam dos objetivos específicos. Este estudo, adotou como metodologia, uma pesquisa
qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, a partir de um estudo de caso em uma
instituição pública, utilizando-se as técnicas de análise documental de 43 documentos
internos e externos à UnB relacionados ao PNAES e entrevistas semiestruturadas. O
recorte temporal de 10 anos. Como resultado, o estudo permitiu identificar quinze ações
de assistência estudantil, bem como os atores envolvidos na rede interna e externa do
PNAES na UnB. Quanto aos relatórios de gestão, evidencia-se que esses proporcionam
transparência aos programas instituídos, porém houve certa dificuldade tanto na busca de
informações, quanto na análise dos dados apresentados nesses, por não existir um padrão
na divulgação e uniformidade dos mesmos. E, dentro das seis dimensões propostas pelos
autores, as que mais elevaram a capacidade de governança foram: Capital Social (Alta);
Sustentabilidade (Alta); e a Institucionalização (Média). Quanto aos que diminuíram o
grau da capacidade de governança em redes no PNAES foram: Estrutura e Instrumentos
de Coordenação (Baixa); Comunicação (Baixa); e Informação e Análise (Baixa).
Conclui-se que existe uma precária estrutura de governança do programa. Revelaram-se
também inconsistências e fragilidades deste Programa dentro da UnB, como por exemplo,
a inexistência de formalização quanto às atribuições de cada ator dentro do programa; a
inexistência de estrutura de governança específica para o PNAES, dentre outras. Após a
análise e a caracterização detalhada de cada dimensão proposta, pode-se concluir que a
capacidade de governança em redes do PNAES é baixa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Governança em políticas públicas : uma análise do Programa Nacional de Assistência Estudantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The population is increasingly interested in ways to monitor and monitor their rulers.
Governance provides mechanisms, practices and dimensions that influence the
improvement of the state's management capacity. In addition, through public policies, the
demands of society are met. The National Student Assistance Program – PNAES is a
public education policy. Which aims to increase the conditions of residence of young
people with a per capita family income of up to 1.5 minimum wages and has the objectives
of minimizing the effects of social and regional inequalities, reducing retention and
dropout rates and contributing to the promotion of social inclusion by education. The
general objective of this dissertation was to analyze the capacity of governance in PNAES
networks from the implementation of its student assistance actions within UnB. This the
structure of the dissertation is in multipaper format composed of two articles dealing with
the specific objectives. This study adopted as methodology, a qualitative research,
exploratory and descriptive, from a case study in a public institution, using the techniques
of documental analysis of 43 internal and external documents to UnB related to PNAES
and semi-structured interviews. The 10-year timeframe. As a result, the study allowed
the identification of fifteen student assistance actions, as well as the actors involved in
the internal and external network of The PNAES at UnB. As for management reports, it
is evident that these provide transparency to the programs established, but there was
some difficulty both in the search for information, as in the analysis of the data presented
in these, because there is no standard in the dissemination and uniformity of the same.
Moreover, within the six dimensions proposed by the authors, the ones that most
increased the capacity of governance were Social Capital (High); Sustainability (High);
and Institutionalization (Media). Those who decreased the degree of governance capacity
in networks in the PNAES were Structure and Coordination Instruments (Low);
Communication (Low); and Information and Analysis (Low). It is concluded that there is
a precarious governance structure of the program. Inconsistencies and weaknesses of
this Program were also revealed within UnB, such as the lack of formalization regarding
the attributions of each actor within the program; the lack of a specific governance
structure for the PNAES, among others. After the analysis and detailed characterization
of each proposed dimension, it can be concluded that the governance capacity in PNAES
networks is low. | pt_BR |
dc.contributor.email | lucelle@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|