Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39969
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_FlavioHodaraGaio.pdf5,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorGaio, Flavio Hodara-
dc.date.accessioned2021-01-26T19:38:10Z-
dc.date.available2021-01-26T19:38:10Z-
dc.date.issued2021-01-26-
dc.date.submitted2020-07-24-
dc.identifier.citationGAIO, Flavio Hodara. Baião de 2: uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. 2020. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39969-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado profissional visa descrever e discutir como se desenvolve a prática de conjunto para a performance musical e profissional no contexto da Banda Baião de 2 com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. Especificamente, este estudo objetiva descrever estratégias de preparação do repertório da banda Baião de 2 em dois arranjos: Baião de 2 e Não me Meta em Confusão; sistematizar as etapas dessa preparação; identificar como essas estratégias estimulam o desenvolvimento musical dos participantes e entender como elas se configuram práticas de ensino e aprendizagem musical. O objeto de estudo tem como campo empírico as experiências docentes vividas pelo próprio pesquisador nos ensaios da banda. Nesse sentido, a pesquisa tem uma dimensão pedagógica e se volta para uma reflexão sobre a prática docente em música. A pesquisa adota análise de documentos e depoimentos, diário de campo e transcrições de 2 arranjos musicais. Toda a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem musical foi realizada a partir da experiência com a Banda Baião de 2. As práticas musicais na Baião de 2 são resultado do trabalho pedagógico musical desenvolvido com alunos com deficiência intelectual (DI) e múltipla (DMU), ou seja, são propostas e estratégias de ensino e aprendizagem instrumental visando a performance. O trabalho se fundamenta na Educação Musical Especial e no conceito de aprendizagem informal no contexto formal. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a Educação Musical Especial como uma forma de interagir, desenvolver e de musicalizar dignamente pessoas com deficiência atendidas nos mais diferentes contextos educacionais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBaião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem informalpt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordAlunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem musicalpt_BR
dc.description.abstract1This research for a professional master degree aims at describing and discuss how to develop a group practice within the context of Baião the 2 Band, composed of students with intellectual and multiple deficiencies. More specifically it aims at systemizing the stages of such preparations in two musical arrangements: Baião de 2 e Não me Meta em Confusão; identifying how this strategies contribute to development of musical teaching- learning processes; understanding whether they can shape musical teaching and learning practices. The object of this study has as its empirical field this researcher’s teaching experiences during his musical lessons and Band’s rehearsals. Hence, this study has a pedagogic dimension, reflecting on the musical teaching practices. This work adopts documental analyses and reports, field diaries, interviews, transcripts of musical arrangements, analysis of videos and of students’ performances. Reflections upon the musical teaching/learning process have been based upon the practical experiences with the Baião the 2 Band. The musical practices applied to this Band are the result of a pedagogic work developed with Intellectual and Multiple deficiencies’ students.pt_BR
dc.contributor.emailflaviogaio@yahoo.com.brpt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.