Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | - |
dc.contributor.author | Gaio, Flavio Hodara | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-26T19:38:10Z | - |
dc.date.available | 2021-01-26T19:38:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-24 | - |
dc.identifier.citation | GAIO, Flavio Hodara. Baião de 2: uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. 2020. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39969 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado profissional visa descrever e discutir como se desenvolve a prática de conjunto para a performance musical e profissional no contexto da Banda Baião de 2 com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. Especificamente, este estudo objetiva descrever estratégias de preparação do repertório da banda Baião de 2 em dois arranjos: Baião de 2 e Não me Meta em Confusão; sistematizar as etapas dessa preparação; identificar como essas estratégias estimulam o desenvolvimento musical dos participantes e entender como elas se configuram práticas de ensino e aprendizagem musical. O objeto de estudo tem como campo empírico as experiências docentes vividas pelo próprio pesquisador nos ensaios da banda. Nesse sentido, a pesquisa tem uma dimensão pedagógica e se volta para uma reflexão sobre a prática docente em música. A pesquisa adota análise de documentos e depoimentos, diário de campo e transcrições de 2 arranjos musicais. Toda a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem musical foi realizada a partir da experiência com a Banda Baião de 2. As práticas musicais na Baião de 2 são resultado do trabalho pedagógico musical desenvolvido com alunos com deficiência intelectual (DI) e múltipla (DMU), ou seja, são propostas e estratégias de ensino e aprendizagem instrumental visando a performance. O trabalho se fundamenta na Educação Musical Especial e no conceito de aprendizagem informal no contexto formal. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a Educação Musical Especial como uma forma de interagir, desenvolver e de musicalizar dignamente pessoas com deficiência atendidas nos mais diferentes contextos educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem informal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem musical | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research for a professional master degree aims at describing and discuss how to
develop a group practice within the context of Baião the 2 Band, composed of students
with intellectual and multiple deficiencies. More specifically it aims at systemizing the
stages of such preparations in two musical arrangements: Baião de 2 e Não me Meta em
Confusão; identifying how this strategies contribute to development of musical teaching-
learning processes; understanding whether they can shape musical teaching and learning
practices. The object of this study has as its empirical field this researcher’s teaching
experiences during his musical lessons and Band’s rehearsals. Hence, this study has a
pedagogic dimension, reflecting on the musical teaching practices. This work adopts
documental analyses and reports, field diaries, interviews, transcripts of musical
arrangements, analysis of videos and of students’ performances. Reflections upon the
musical teaching/learning process have been based upon the practical experiences with
the Baião the 2 Band. The musical practices applied to this Band are the result of a
pedagogic work developed with Intellectual and Multiple deficiencies’ students. | pt_BR |
dc.contributor.email | flaviogaio@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|