Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Hanna, Elenice Seixas | - |
dc.contributor.author | Faria, Vanessa Aparecida Leal | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-26T00:56:23Z | - |
dc.date.available | 2021-01-26T00:56:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-25 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-19 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Vanessa Aparecida Leal. Efeito de duas versões de um programa de ensino de leitura com compreensão de histórias infantis. 2020. xiii, 144 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39964 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de duas versões de um programa de ensino de leitura com compreensão de histórias infantis. Para isso foram realizados três estudos. No Estudo 1 foram reanalisados os dados de um estudo anterior de aplicação do Módulo de Ensino 3 com o objetivo de identificar relações entre o desempenho de uma amostra de 29 participantes e aspectos do material de ensino, por exemplo, tipos e quantidade de questões de cada livro. Os resultados do Estudo 1 sugeriram relação entre o tipo de questão e o número de erros. No estudo 2 foi formulada uma nova versão do Módulo de Ensino 3 com as seguintes alterações: (a) balanceamento do número de questões de cada um dos quatro tipos; (b) aumento gradual da quantidade dos diferentes tipos de questão e; (c) e reorganização da ordem de apresentação dos livros. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre grupos pareados. Os 26 participantes foram expostos a Avaliação Comportamental de Leitura e Escrita (ACoLE - Pré-Teste) e separados em quatro grupos. Dois grupos foram expostos às duas primeiras unidades da nova versão e dois grupos foram expostos às duas primeiras unidades da versão antiga em diferentes momentos do semestre letivo e em seguida expostos ao ACoLE 3 (Pós-teste). As duas versões parecem ter tido um efeito similar sobre o número de exposições. A maioria dos participantes (25 de 36) apresentou aumento na porcentagem de acerto no Pós-teste, entretanto, a nova versão melhorou as medidas de desempenhos individuais de erro e taxa de leitura de 73,91% dos participantes (análises intrassujeito). O Estudo 3 foi uma replicação sistemática do Estudo 2. Dez outros participantes também foram expostos ao ACoLE 3 (Pré-teste) e em seguida separados em dois grupos. Os participantes de ambos os grupos foram expostos a nova versão completa (três unidades) em diferentes momentos no semestre letivo, e em seguida foram novamente expostos ao Pós- teste. De forma geral, os resultados do Estudo 3 replicaram os resultados encontrados no Estudo 2 nos níveis de grupo e intrassujeito. A versão informatizada do Módulo de Ensino 3 da forma com está atualmente já pode ser utilizada e assim favorecer o desenvolvimento de leitura com compreensão em crianças que apresentam uma baixa porcentagem de acerto em avalições de leitura com compreensão (e.g., ACoLE 3). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeito de duas versões de um programa de ensino de leitura com compreensão de histórias infantis | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programas de leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this study was to verify the effect of two versions of a reading teaching program with
an understanding of children's stories. For this, three studies were carried out. In Study 1, data
from a previous study on the application of Teaching Module 3 were reviewed in order to
identify relationships between the performance of a sample of 29 participants and aspects of the
teaching material, for example, types and number of questions for each book. The results of
Study 1 suggested a relationship between the type of question and the number of errors. In
study 2, a new version of Teaching Module 3 was formulated with the following changes: (a)
balancing the number of questions for each of the four types; (b) a gradual increase in the
number of different types of question and; (c) and reorganizing the order of presentation of the
books. A multiple baseline design between paired groups was used. The 26 participants were
exposed to Behavioral Assessment of Reading and Spelling (BAR 3 - Pre-Test) and separated
into four groups. Two groups were exposed to the first two units of the new version and two
groups were exposed to the first two units of the old version at different times of the school
semester and then exposed to BAR 3 (Post-test). Both versions appear to have had a similar
effect on the number of exposures. Most of the participants (25 of 36) showed an increase in
the percentage of correct answers in the Post-test, however, the new version improved the
measures of individual performance of error and reading rate of 73.91% of the participants
(intra-subject analyzes). Study 3 was a systematic replication of Study 2. Ten other participants
were also exposed to BAR 3 (Pre-test) and then separated into two groups. Participants in both
groups were exposed to a new full version (three units) at different times in the school
semester, and then were again exposed to the Post-test. In general, the results of Study 3
replicated the results found in Study 2 at the group and intrasubject levels. The computerized
version of Teaching Module 3 as it stands today can now be used and thus favor the
development of reading with comprehension in children who have a low percentage of correct
reading comprehension assessments (e.g., BAR 3). | pt_BR |
dc.contributor.email | vanessafaria.psicologia@gmail.com | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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