Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Luciana Maria | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-14T14:56:52Z | - |
dc.date.available | 2021-01-14T14:56:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-14 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-26 | - |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Luciana Maria. Atendimento familiar no sistema socioeducativo: percepções de profissionais que atuam em liberdade assistida. 2020. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39913 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os dispositivos legais preconizam a corresponsabilidade entre família e Estado no
processo ressocializador do adolescente que cumpre medida socioeducativa. Por esta razão, o
atendimento familiar faz parte do processo de acompanhamento de adolescentes em
cumprimento de liberdade assistida. Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar as
percepções de profissionais que atuam em liberdade assistida no Distrito Federal acerca do
atendimento familiar. No primeiro manuscrito, buscou-se fundamentação teórica por meio de
uma revisão integrativa da literatura, a fim de investigar o tema das famílias e do atendimento
familiar no contexto das medidas em meio aberto, nos artigos publicados entre 2008 e 2018, na
literatura científica brasileira. Devido à escassez de estudos que tratassem objetivamente das
temáticas propostas, foram selecionados artigos que as abordassem, mesmo que de forma
secundária. Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram recuperados 16 artigos para
análise. As principais temáticas relativas às famílias contempladas nos estudos foram: a
influência das famílias na vida dos adolescentes; o atendimento familiar; a percepção das
famílias sobre as medidas socioeducativas; a percepção dos adolescentes sobre suas famílias; a
percepção dos profissionais sobre a própria prática e sobre as famílias. O segundo manuscrito
corresponde à primeira etapa da coleta de dados empíricos e teve como objetivo caracterizar o
atendimento familiar no contexto da medida de liberdade assistida no Distrito Federal, com
base nas percepções de profissionais que nele atuam. Foi utilizado formulário eletrônico de
coleta de respostas e participaram da pesquisa 21 profissionais. Os resultados apontaram como
estratégias utilizadas pelos profissionais: atendimento por família, atendimento com grupos de
famílias, visitas domiciliares. A partir dos relatos dos profissionais, infere-se que os
atendimentos podem contribuir tanto para o êxito da medida em si, quanto para a melhora dos
relacionamentos familiares. O terceiro estudo teve como objetivos identificar desafios e
potencialidades do atendimento familiar, na perspectiva de profissionais que executam a
medida de liberdade assistida no Distrito Federal, além de articular características desse
atendimento aos pressupostos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano – TBDH.
Empregou-se a técnica de grupo focal, com a participação de 06 servidores. Além de aspectos
técnico-operativos do atendimento, os resultados apontaram a sensibilidade e a angústia dos
profissionais frente às demandas e à carga aflitiva das famílias, além da complexidade que
envolve o próprio atendimento e a identidade profissional. A opção pela TBDH como lente
teórica configurou-se, sobretudo, um convite para que o atendimento familiar no contexto
socioeducativo seja pensado de maneira sistêmica. A partir dos relatos dos profissionais, foi
possível inferir que os processos proximais (Bronfenbrenner, 2012) advindos das interações
envolvendo os profissionais, os familiares e o próprio adolescente, podem atuar como
promotores de desenvolvimento, na medida em que podem provocar mudanças e estabilidades
capazes de reverberar tanto na melhora da qualidade das relações quanto nas próprias
condições de vida das pessoas envolvidas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Atendimento familiar no sistema socioeducativo : percepções de profissionais que atuam em liberdade assistida | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liberdade assistida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento familiar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medida socioeducativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liberdade assistida | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Legal dispositions prescribe mutual responsibility between families and the State in the process of reformation of a juvenile offender serving a socio-educational sentence. For this reason, family support is part of the process of accompanying adolescents serving supervised freedom. This research aimed to investigate the perceptions of professionals who work with supervised freedom in Distrito Federal about family care. Initially, a theory foundation was sought through an integrative literature review, whose goal was to investigate Brazilian scientific literature's state of the art on the topic of families and family support, within the context of socio-educational sentences in open conditions, in the articles published between 2008 and 2018. Due to the scarcity of studies that deal objectively with the proposed themes, there were selected articles that addressed them, even if in a secondary way. After applying the exclusion criteria, sixteen articles were retrieved for analysis. The main themes regarding families contemplated on the studies were: the influence of families in the offenders' lives, family support service, families' perceptions regarding socio-educational sentences, offenders' perceptions regarding their families, professionals' perceptions regarding the practice itself and the families. The second manuscript corresponds to the first stage of empirical data collection. The goal was to characterize family support within the context of supervised freedom of juvenile offenders in Distrito Federal, based on the perceptions of professionals working in this context. An electronic form to collect answers was used and twenty-one professionals participated in the research. Results pointed out the strategies used by the professionals: support to families, support to groups of families, home visits. Considering the professionals' reports, one infers that the services can collaborate with the success of the measure, as well as with the improvement of relationships along family members. The third study aimed to: (a) Identify challenges and potential of the family support service, from the perspective of professionals
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who carry out supervised freedom in Distrito Federal; (b) Articulate characteristics of family support to the assumptions of the Bioecological Theory of Human Development, BTHD. The focus group technique was used, with the participation of 6 civil servants. In addition to technical-operative aspects of support, the results showed the sensitivity and anguish of professionals in the face of the demands and the distressing burden of the families, in addition to the complexity that involves the support itself and the professional identity. The option for BTHD as a theoretical lens was, above all, an invitation for family support within the socio-educational context to be thought of in a systemic way. From the professionals' reports, it was possible to infer that the proximal processes (Bronfenbrenner, 2012) arising from interactions involving professionals, family members and the offenders themselves, can act as promoters of development, insofar as they can cause changes and stabilities capable of reverberating both in improving the quality of relationships and the living conditions of the people involved.
Keywords: supervised freedom, family support, Bioecological Theory of Human | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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