Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Medeiros, Janann Joslin | - |
dc.contributor.author | Silva, Alexsander Dauzeley da | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T18:44:49Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T18:44:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alexsander Dauzeley da. O conflito de interesses públicos e privados em Sociedade de Economia Mista no Brasil: a busca do equilíbrio. 2018. 234 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39870 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta tese foi identificar como as Sociedades de Economia Mista (SEM) no
Brasil lidam com os interesses potencialmente conflitantes de seus stakeholders proprietários
público e privado e sob quais condições seria possível equilibrar estes interesses. As
Sociedades de Economia Mista constituem um subgrupo de empresas da categoria de State-
Owned Enterprises – SOE, que apresentam capital público e privado e controle do Governo. A
presente pesquisa, de alcance temporal transversal com perspectiva longitudinal, tem caráter
qualitativo, exploratório e descritivo. A estratégia de pesquisa foi o estudo de múltiplos casos,
com análise realizada através de crisp-set Qualitative Comparative Analysis - csQCA. Foram
usadas para a fundamentação teórica desta pesquisa conceitos das teorias de stakeholders,
institucional, agência e stewardship. Cinco SEM foram selecionadas para estudo, considerando
sua representatividade, tamanho e potencial ilustrativo, a saber: Banco do Brasil - BB,
Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, Eletrobras, Indústrias Nucleares do Brasil –
INB e Petrobras. Foram feitos dois ciclos de coleta e análise de dados. Na primeira iteração,
foram realizadas 29 entrevistas e selecionados 183 artigos de mídia especializada para análise.
As entrevistas foram transcritas e todo o corpus até então obtido foi codificado usando-se o
software Nvivo 11e as categorias de análise contexto, processo e conteúdo do modelo analítico
de Pettigrew (1987). Na base deste material, foram identificados dez casos para a comparação
csQCA: o programa do FIES, a aquisição do Banco Postal e os negócios de crédito agrícola,
pelo Banco do Brasil; o controle da tarifa de transporte ferroviário urbano na CBTU; a adesão
às disposições da Medida Provisória 579 e a federalização das distribuidoras estaduais de
energia elétrica na Eletrobras; a exportação de urânio enriquecido pela INB e o controle dos
preços de combustíveis, a oferta pública de ações da BR Distribuidora e a adoção de preços
flutuantes na venda de combustíveis, pela Petrobras. Foram identificadas, com base nos códigos
gerados, seis variáveis de comparação, às quais foram atribuídos valores binários para cada um
dos casos, representando a presença ou a ausência da variável em cada caso. Os dados gerados
foram alimentados no software Tosmana para produção da análise na metodologia csQCA. Esta
etapa da análise em software foi validada com o módulo RQDA do software R. Dos dez casos
levantados, quatro foram considerados como tendo observado sucesso na satisfação mínima de
interesses dos stakeholders proprietários público e privado. O resultado da comparação, na
forma de uma fórmula composta das variáveis necessárias para a satisfação mínima dos
interesses nos casos analisados, foi analisado frente às teorias. A fórmula foi considerada
satisfatória por não ter apresentado contradições na etapa prévia de produção da tabela-verdade
e por se adequar às teorias existentes. Na base desta fórmula, foram elaboradas dez proposições
que podem ser testadas em futuros estudos. Concluiu-se que equilibrar os interesses públicos e
privados nas SEM depende de um conjunto de fatores que não podem ser considerados
isoladamente uns dos outros. Observa-se que com a agregação de novos conhecimentos o
presente trabalho pode contribuir para o refinamento das teorias utilizadas na pesquisa, bem
como para a gestão das SEM. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O conflito de interesses públicos e privados em Sociedade de Economia Mista no Brasil : a busca do equilíbrio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociedades de economia mista (SEM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Stakeholders | pt_BR |
dc.subject.keyword | Stewardship | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conflito de interesses públicos e privados | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this thesis was to identify how Mixed-Capital Joint Stock
Companies (MCJSC) in Brazil deal with the potentially conflicting interests of their public and
private owner stakeholders and under which conditions it may be possible to balance these
interests. MCJSC constitute a subgroup of State-Owned Enterprises (SOE) that have both
public and private capital and are controlled by the Government. This study, cross-
sectional with a longitudinal perspective, is qualitative, exploratory and descriptive in
nature. The research strategy used was the multiple-case study, with crisp-set Qualitative
Comparative Analysis (csQCA). The theoretical framework developed utilized concepts
from stakeholder, institutional, agency and stewardship theories. Five MCJSC companies
were selected for study: Bank of Brazil (BB), Brazilian Urban Train Company (CBTU),
Eletrobras, Nuclear Industries of Brazil (INB) and Petrobras. Two cycles of data collection
and analysis were carried out. During the first iteration, 29 interviews were carried out,
and 183 articles were selected from specialized print media. These interviews were
transcribed and the entire corpus was coded using Nvivo 11 software and the categories
context, process and content from Pettigrew's (1985) analytical model. Based on this
material, 10 cases were identified for comparison using csQCA: the FIES program,
acquisition of the Postal Bank and the agricultural credit program (Bank of Brazil); control of
ticket prices for urban train transportation (CBTU); adherence to the provisions of Provisional
Measure 579 and the federalization of state distributors of electric energy (Eletrobras); the
export of enriched uranium (INB); and the control of fuel prices, the public offer of shares in
BR Distribuidora and the adoption of floating prices for the sale of fuel (Petrobras). Data were
again collected from the specialized print media, with the selection and coding of an
additional 81 articles. From the codes generated in this process, six variables were
identified for comparison. These were given binary values representing the presence or
absence of each variable in each case. Data were then entered into Tosmana software for
analysis using the csQCA method. This step of analysis using Tosmana software was
validated utilizing the RQDA module of R software. Of the ten cases analyzed, four were
considered as at least minimally successful in balancing the interests of the public and
private owner stakeholders. The results of the comparison, in the form of a formula made
up of the variables necessary for at least minimal satisfaction of the public-private
interests in the cases compared, were interpreted taking into consideration the theories
of the theoretical framework. The formula was judged satisfactory because it explained
all the cases compared, with no contradictions in the truth-table constructed for the
analysis and because of its fit with the theories used. On the basis of this formula, ten
propositions were developed which can be tested in future studies. It was concluded that
balancing public and private interests in SEM depends on a set of factors, which cannot
be considered in isolation from each other. The new knowledge produced in this thesis
may contribute to refining the theories used in the study, as well as to the management of
MCJSC. | pt_BR |
dc.contributor.email | dauzeley@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|