Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Maria Izabel Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Jandira Azevedo da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-30T10:21:05Z | - |
dc.date.available | 2020-12-30T10:21:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jandira Azevedo da. A construção de múltiplos letramentos por um estudante com deficiência visual: entre docentes, discentes e família. 2020. 273 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39830 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa discute os múltiplos letramentos de um estudante com deficiência visual,
objetivando compreender as representações discursivas de seus professores e sua família, com
base em eventos e práticas de letramento. Buscou-se obter informações sobre o relacionamento
entre docentes e estudante, bem como a trajetória de vida de sua família mediante tal limitação.
Teoricamente, contempla Análise de Discurso Crítica (ADC), discurso, hegemonia, ideologia e
poder (CHOULIARAKI,1999; FAIRCLOUGH, 2019; THOMPSON, 2011), a fim de analisar as
relações discursivas, além de Identidade (CIAMPA, 2001; SILVA, 2009) que discutem construção
identitária, entre outros. Ademais, a pesquisa defende o processo de alfabetização de crianças
e adultos, contextualizando-o nos princípios do letramento (KLEIMAN, MATENCIO, 2005;
SOARES, 2003), assim como à Teoria Social do Letramento (BARTON, 2007; BARTON,
HAMILTON, 1998; STREET, 2012). Também, reflete sobre Alfabetização e letramento digital, na
perspectiva de Street (2014); Gasque e Tescarolo (2010) e Saito e Souza (2011). Ainda defende
Múltiplos letramentos, na visão de Street (2014). Sobre Audiodescrição (AD), o estudo traz Mota
e Romeu Filho (2010) e Alves, Teles e Pereira (2011). No contexto da pesquisa, aborda-se a
deficiência visual e a educação inclusiva, na ótica da legislação especializada, apoiando-se,
principalmente, nos princípios legais da Constituição Federal da República Federativa do Brasil
– CF (1988); no Decreto n. 3.298 (BRASIL, 20/12/1999); na Lei n. 13.146, Lei Brasileira de
Inclusão – LBI 2015); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996); nos
princípios metodológicos da educação, além de outras leis que complementam o contexto legal,
incluindo os estudos de Bruno (2006); Oliveira (2016); Ross (2016) e Silva e dos Anjos (2016).
Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico (DENZIN,
LINCOLN, 2006; FLICK, 2008). A discussão dos dados centrou-se no modelo tridimensional
(FAIRCLOUGH, 2019) e na categoria adverbial (ILARI, 2007), abordando eventos de letramento
e análise das entrevistas geradas no campo de pesquisa. Por último, realizou-se um estudo
acerca de família no século XXI, considerando a trajetória de vida e o letramento no contexto
familiar (ROLIN MOURA, 2017). A pesquisa aconteceu em 2019, no município de Goiânia-GO.
O estudo constatou pouca prática de letramento vernacular ou dominante para o estudante com
deficiência visual, em sala de aula, despertando, desse modo, um olhar crítico em relação à
necessidade de implementação dessa prática. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção de múltiplos letramentos por um estudante com deficiência visual : entre docentes, discentes e família | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Construção identitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - inclusão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research discusses the multiple literacies of a visually impaired student, aiming to understand
the discursive representations of his teachers and his family, based on literacy events and
practices. We sought to obtain information about the relationship between teachers and student,
as well as the life trajectory of their family through such a limitation. Theoretically, it includes
Critical Discourse Analysis (ADC), discourse, hegemony, ideology and power (CHOULIARAKI,
1999; FAIRCLOUGH, 2019; THOMPSON, 2011), in order to analyze discursive relations, in
addition to Identity (CIAMPA, 2001; SILVA, 2009) that discuss identity construction, among
others. Furthermore, the research defends the literacy process of children and adults,
contextualizing it in the literacy principles (KLEIMAN, MATENCIO, 2005; SOARES, 2003), as well
as the Social Literacy Theory (BARTON, 2007; BARTON, HAMILTON, 1998; STREET, 2012). It
also reflects on Literacy and digital literacy, from the perspective of Street (2014); Gasque and
Tescarolo (2010) and Saito e Souza (2011). Still defends Multiple literacies, in the view of Street
(2014). About Audio Description (AD), the study brings Mota and Romeu Filho (2010) and Alves,
Teles and Pereira (2011). In the context of the research, visual impairment and inclusive
education are addressed, from the perspective of specialized legislation, based mainly on the
legal principles of the Federal Constitution of the Federative Republic of Brazil - CF (1988); in
Decree no. 3,298 (BRAZIL, 12/20/1999); in Law no. 13,146, Brazilian Inclusion Law - LBI 2015);
the National Education Guidelines and Bases Law - LDB (1996); in the methodological principles
of education, in addition to other laws that complement the legal context, including the studies by
Bruno (2006); Oliveira (2016); Ross (2016) and Silva e dos Anjos (2016). Methodologically, a
qualitative research of an ethnographic character was chosen (DENZIN, LINCOLN, 2006; FLICK,
2008). The discussion of the data focused on the three-dimensional model (FAIRCLOUGH, 2019)
and the adverbial category (ILARI, 2007), addressing literacy events and analyzing the interviews
generated in the research field. Finally, a study was carried out on the family in the 21st century,
considering life trajectory and literacy in the family context (ROLIN MOURA, 2017). The research
took place in 2019, in the municipality of Goiânia-GO. The study found little practice of vernacular
or dominant literacy for the visually impaired student in the classroom, thus awakening a critical
eye in relation to the need to implement this practice. | pt_BR |
dc.contributor.email | jandira.azevedo@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|