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2020_WalériaMariaMenezesdeMoraisAlencar.pdf10,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSabourin, Eric Pierre-
dc.contributor.authorAlencar, Waleria Maria Menezes de Morais-
dc.date.accessioned2020-12-28T14:26:19Z-
dc.date.available2020-12-28T14:26:19Z-
dc.date.issued2020-12-28-
dc.date.submitted2020-07-23-
dc.identifier.citationALENCAR, Waleria Maria Menezes de Morais. Entre a provisão e a exclusão: um estudo sobre os processos de permanência dos romeiros na cidade de Juazeiro do Norte. 2020. 173 f, il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39800-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA cidade de Juazeiro do Norte é a sede da Região Metropolitana do Cariri - RMC. Desde a sua fundação, em 1911, passou por intensas mudanças na forma de ocupação urbana, as quais estão vinculadas à liderança exercida pelo Padre Cícero Romão Batista, sacerdote cearense, nascido em 1844, considerado santo na religiosidade popular. Esta pesquisa buscou identificar e analisar representações sociais sobre o Pe. Cícero e Juazeiro e compreender como essas representações influenciaram a permanência de romeiros na cidade. O referencial teórico mobiliza a teoria das representações sociais, de Serge Moscovici (2012), a psicologia sócio-histórica, de Bader Sawaia (2001), em particular na temática exclusão/inclusão além dos estudos sobre desenvolvimento de Amartya Sen (2010). A metodologia utiliza a pesquisa qualitativa associando estudos bibliográficos, documentais e de campo (entrevistas e grupo focal). As categorias analíticas e empíricas foram construídas a partir dos conceitos de representação social e de exclusão social. Essas categorias foram aplicadas a dois grupos de romeiros migrantes: uns que chegaram à Juazeiro entre 1920 e 1970 e outros que passaram a residir na cidade nas últimas duas décadas e permanecem em situação de exclusão social. Os dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas e grupo focal foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os principais resultados mostram a transmissão de uma representação social do Pe Cicero como “padrinho e santo provedor” e de “Juazeiro como terra boa, próspera e abençoada pelo Pe. Cícero”, atraindo milhares de sertanejos, desde o século XX, até os dias atuais. Os membros do grupo de romeiros remanescentes do século XX entrevistados conseguiram se estabelecer e reafirmar a representação de cidade de provisão. Entre os romeiros que chegaram nas últimas décadas, muitos encontraram as contradições de um grande centro urbano que provocaram um aprofundamento da condição inicial de exclusão social. Esses romeiros em situação de exclusão têm então desenvolvido uma representação social de Juazeiro como lugar de sofrimento ético político. O desenvolvimento proposto por Sen, pede um investimento nas pessoas para que haja uma retomada de vínculos sociais e habilidades perdidas pelo processo de exclusão social. Isto supõe uma ampliação das ações da Política Nacional da Assistência social no município de Juazeiro com a finalidade de expansão da liberdade em direção ao desenvolvimento. O grupo de convivência desenvolvido pelo Instituto Monsenhor Murilo poderia ser um desses espaços de reestabelecimento de vínculos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre a provisão e a exclusão : um estudo sobre os processos de permanência dos romeiros na cidade de Juazeiro do Nortept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordJuazeiro do Norte (CE)pt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordExclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordPadre Cícero, 1844-1934pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The city of Juazeiro do Norte is the seat of Metropolitan Region of Cariri - MRC. Since its foundation, in 1911, the town went through intense changes in the forme of urban occupation, which are attached to the leadership of Father Cicero Romão Batista, a priest from Ceará, he was born in 1844, he was considered a saint in popular religion. This research sought to identify and analyse social representations about Father Cicero and Juazeiro, to understand how these representations have impacted the permanency of pilgrims in town. The theoretical framework mobilizes the theory of social representations, by Serge Moscovici (2012), the socio-historical psychology, by Bader Sawaia in particular in the subject exclusion/inclusion (2001), beyond the studies about development by Amartya Sen (2010). The methodology uses the qualitative research associating bibliographic, documentary and from field (interviews and focal group) studies. The analytical and empirical categories were built since the concepts of social representation and social exclusion. These categories were applied in two groups of migrant pilgrims: the ones that arrived in Juazeiro between the years 1920 and 1970 and other one that started to live in the city in the last two decades and still remain in situation of social exclusion. The data obtained through semi structured interviews and focal group were treated by means of content analysis. The meanly results show the transmission of a social representation by Father Cicero as “little father and saint provider” and “Juazeiro as the good land, prosperous and blessed by Father Cicero”, the attracting thousands of sertanejos, since XX century, until nowadays. The members of the remain pilgrims group in the XX century interviewed, managed to settle and reaffirm the representation of town of provision. Among the pilgrims that arrived in the last decades, many of them found contradictions of a big urban center which caused a deepening from the initial consolidation of social exclusion. These pilgrims in situation of exclusion have developed a social representation of Juazeiro as place of ethical and political suffering. The development proposed by Sen, demands an investment in people so there is a recovery of social bonds and lost abilities due the process of social exclusion. This implies an ampliation of the actions of National Politics of Social Assistance in the province of Juazeiro with the purpose to expand freedom toward development. The coexistence group developed by the Institute Monsenhor Murilo could be one of these places of reestablishment of bonding.pt_BR
dc.description.abstract3La ville de Juazeiro do Norte est le siège de la Région Métropolitaine du Cariri - RMC. Depuis sa fondation, en 1911, la ville a connu d‘intenses changements des formes d’occupation urbaine, dont certains sont liés à la figure du Père Cicero Romão Batista, prêtre du Ceará né en 1844 et considéré comme « saint » par la religiosité populaire. Cette thèse a cherché identifier et analyser les représentations sociales du Père Cicero et de Juazeiro et à comprendre comment elles ont influencé l’installation des pèlerins dans la ville. Le référentiel théorique mobilise la théorie des représentations sociales de Serge Moscovici (2012), la psychologie socio-historique, de Bader Sawaia (2001), en particulier sur la thématique exclusion/inclusion et l’approche du développement d’Amartya Sen (2010). La méthodologie est qualitative, associant études bibliographiques, documentaires et travaux de terrain (entretiens et focus groupe). Les catégories analytiques et empiriques ont été construites autour des concepts de représentation sociale et d’exclusion sociale. Ces catégories ont été appliquées à deux groupes de pèlerins ayant immigré à Juazeiro do Norte : les uns (ou leurs descendants) arrivés entre 1920 et 1970 et plus ou moins intégrés et les autres arrivés plus récemment et en situation d'exclusion sociale. Les données résultant des entretiens et groupes de discussion ont été traitées par l’analyse du contenu. Les principaux résultats montrent la transmission d’une représentation sociale de Père Cicero comme “parrain, saint protecteur et fournisseur” et de Juazeiro comme « terre prospère et bénie par le Père Cicero”, attirant des milliers de sertanejos, du XXe siècle à nos jours. Les membres du groupe de pèlerins les plus anciens interviewés ont pu s’établir et réaffirmer la représentation de prospérité de Juazeiro. Parmi les pèlerins arrivés depuis vingt ans, beaucoup ont été confronté aux contradictions d’un grand centre urbain ce qui a provoqué un aggravement de leur condition initiale d’exclusion sociale. Ces pèlerins en situation d’exclusion ont alors développé une représentation sociale de Juazeiro comme lieu de souffrance éthique et politique. Le développement tel que proposé par Sen, demande un investissement auprès des personnes afin de garantir le rétablissement des liens sociaux et compétences perdues durant le processus d’exclusion sociale. Cela suppose un renforcement des actions de la Politique Nationale d’Aide Sociale dans la ville de Juazeiro afin de garantir l’expansion de la liberté vers le développement. Le groupe de coexistence animé par l’Institut Monsenhor Murilo pourrait être un de ces lieux de rétablissement de liens.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:waleria.menezes@ufca.edu.brpt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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