Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Claudimary Pires de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-07T16:44:10Z | - |
dc.date.available | 2020-10-07T16:44:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Claudimary Pires de. Reorganização do trabalho pedagógico no Ensino Médio do DF: relação tempo-espaço escolar na semestralidade. 2020. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39523 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As discussões sobre o Ensino Médio no Brasil sempre estiveram atreladas às demandas sociais de
enfrentamento das desigualdades geradas no sistema educacional, acentuadas nessa etapa de ensino
devido a sua histórica dualidade, de preparação para o trabalho ou de continuidade dos estudos na
Educação Superior. Nesse sentido, debater a forma como a escola organiza o seu trabalho pedagógico
torna-se relevante, considerando os determinantes sociais, políticos e econômicos de cada época
sobre esse trabalho. Tendo como referência a perspectiva crítico-dialética, esta pesquisa teve como
questão orientadora: em que medida a reorganização do trabalho pedagógico na semestralidade
repercute em outra relação tempo-espaço de formação dos estudantes? O objetivo geral foi analisar a
reorganização do trabalho pedagógico semestral em uma escola pública de Ensino Médio do DF, e as
repercussões na relação tempo-espaço de formação dos estudantes. Foi adotada a abordagem
qualitativa de pesquisa, com base nos pressupostos do materialismo histórico-dialético (MARX, 2004),
primando pela unicidade teoria-prática (VASQUÉZ, 1977), e pela compreensão da realidade por meio
do estudo de caso do tipo descritivo (YIN, 2015). A pesquisa empírica foi realizada em uma unidade
escolar vinculada à Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, que aderiu à semestralidade desde
sua implantação no DF, no ano de 2013. Para levantamento dos dados foram utilizados: análise de
documentos norteadores da SEEDF, legislação vigente, projeto político-pedagógico da unidade escolar
e proposta do novo Ensino Médio atrelada à BNCC; observação de 12 horas de reuniões de
coordenação pedagógica e de 50 horas de aulas de professores dos componentes Matemática, Língua
Portuguesa, Biologia e Sociologia e que participaram da entrevista narrativa; questionários com
questões abertas e fechadas aplicados à vice-diretora e a dois coordenadores pedagógicos; e grupo
focal realizado com treze estudantes, sete do 2° ano e seis do 3°. O referencial teórico tem como base
as ideias de André (2008), Bernstein (1996), Cury (1985), Silva (2009, 2011), Freitas (1995), Gamboa
(2007), Kuenzer (2000), Nosella (2016), Puentes et al. (2012), Saviani (1999; 2015), Tardif e Lessard
(2014), Veiga (2008) e Weller e Silva (2018). As narrativas produzidas nas entrevistas foram
sistematizadas em núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2013), que oportunizaram a
aproximação dos significados e sentidos constituídos pelos sujeitos da pesquisa acerca da relação
tempo-espaço de formação dos estudantes na semestralidade. A análise dos documentos e dos dados
das observações e questionários foram triangulados com as narrativas, em um movimento de
articulação teoria-empiria que possibilitou aproximação com a realidade da escola pesquisada, uma
totalidade inserida em outra totalidade – a rede pública de ensino do Distrito Federal. Nesse processo analítico de mediação e abstração, foi possível apreender as contradições na reorganização do trabalho
pedagógico na semestralidade e no movimento instituinte de gestores, professores e estudantes na
ressignificação da relação tempo-espaço escolar e da sala aula. Os resultados da pesquisa revelaram
desafios a serem superados em meio a movimentos de resistência e/ou dificuldades em romper com
as concepções e práticas arraigadas na cultura escolar, mas também tentativas de renovação na
organização do trabalho pedagógico com vistas a qualificar as dimensões temporais e espaciais da
escola e da aula no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reorganização do trabalho pedagógico no Ensino Médio do DF : relação tempo-espaço escolar na semestralidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Discussions about Secondary Education in Brazil have always been linked to the social demands to
face inequalities generated in the educational system, accentuated in this stage of teaching, due to its
historical duality, preparation for work, or continuity of studies in higher education. In this sense, debating
how the school organizes its pedagogical work becomes relevant, considering the social, political, and
economic determinants of each era in this work. Taking the critical-dialectic perspective as a reference,
this research had as a guiding question: to what extent the reorganization of pedagogical work in the
semester affects the other time-space relationship of students' training? The general objective was
analyzing the reorganization of biannual pedagogical work in a public high school in DF, and the
repercussions on the time-space relationship of students' training. The qualitative research approach
was adopted based on the assumptions of historical-dialectical materialism (MARX, 2004), emphasizing
the unity of theory and practice (VASQUÉZ, 1977) and the comprehension of reality through a
descriptive case study (YIN, 2015). The empirical research was carried out in a school unit linked to the
Regional Teaching Coordination of Ceilândia, which has adhered to the biannual system since its
implantation in DF, in 2013. For data collection were used: analysis of SEEDF guiding documents,
legislation current, a political-pedagogical project of the school unit and proposal for the new high school
linked to the BNCC; observation of 12 hours of pedagogical coordination meetings and 50 hours of
classes by teachers of the Mathematics, Portuguese Language, Biology and Sociology components and
who participated in the narrative interview; questionnaires with open and closed questions applied to
the vice school principal and two pedagogical coordinators; and a focused group with thirteen students,
seven from the second year and six from the third one. Theoretical framework is based on the ideas by
André (2008), Bernstein (1996), Cury (1985), Silva (2009, 2011), Freitas (1995), Gamboa (2007),
Kuenzer (2000), Nosella (2016), Puentes & colleagues (2012), Saviani (1999; 2015), Tardif e Lessard
(2014), Veiga (2008) and Weller e Silva (2018). The narratives produced in the interviews were
systematized into meaning cores (AGUIAR; OZELLA, 2013), which made possible to approach the
meanings and senses constituted by the research subjects about the time-space relationship of
students' training in the semester. The analysis of the documents and data from the observations and
questionnaires were triangulated with the narratives, in an articulation movement between theory and
empire, which made it possible to approach the reality of the researched school, a totality inserted in
another one - the public school system of the Federal District. In this analytical, mediation, and
abstraction process, apprehend the contradictions in reorganization of pedagogical work in the biannual
system and in the instituting movement of managers, teachers, and students in the redefinition of the
school time-space relationship and the classroom were possible. The research results revealed
challenges to be overcome during resistance movements and/or difficulties in breaking with the
ingrained conceptions and practices in school culture, but also attempts at renewing the organization of
pedagogical work to qualify the temporal and spatial dimensions school and high school class. | pt_BR |
dc.contributor.email | claudimarypo@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|