Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Michelle | - |
dc.contributor.author | Samboni, Andrés Felipe Idrobo | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-01T13:10:30Z | - |
dc.date.available | 2020-10-01T13:10:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-23 | - |
dc.identifier.citation | SAMBONI, Andrés Felipe Idrobo. Análise de desempenho de rodovias de múltiplas faixas considerando a relação entre a velocidade de fluxo livre e os valores de capacidade para áreas suburbanas e rurais. 2020. xxiii, 191 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39489 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As metodologias apresentadas pelo Highway Capacity Manual (HCM)
são as mais utilizadas para o estudo de rodovias pista duplicada pela comunidade técnica brasileira.
Essas metodologias se fundamentam na determinação e estimativa das velocidades desenvolvidas
pela corrente de tráfego num segmento rodoviário, em função de modelos de curvas de relação de
fluxo-velocidade. Diante desta afirmativa, esta pesquisa com o uso do simulador de tráfego Vissim,
buscou encontrar um procedimento para a determinação de novas curvas de fluxo-velocidade para
segmentos rodoviários do Distrito Federal e o estado de Goiás, que relacionem as áreas limítrofes
das rodovias, denominadas áreas suburbanas e rurais. A partir de informações primárias coletadas
em campo por meio do método do veículo teste com aparelho GPS, e o emprego de equipes de
filmagem, foram determinados dados de contagem de tráfego e velocidades médias de viagem em
doze segmentos rodoviários que foram empregados na aplicabilidade de algoritmos genéticos para a
calibração do modelo de simulação de tráfego. Por meio deste estudo, permitiu-se determinar novas
relações entre o fluxo de tráfego e a velocidade para rodovias de pista duplicada no Distrito Federal e
seu entorno, afirmando que os modelos propostos poderiam. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de desempenho de rodovias de múltiplas faixas considerando a relação entre a velocidade de fluxo livre e os valores de capacidade para áreas suburbanas e rurais. | pt_BR |
dc.title.alternative | Performance analysis of multiple track highways considering the relationship between free flow speed and capacity values for suburban and rural areas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simuladores de tráfego | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias de pista duplicada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Highway Capacity Manual (HCM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - curvas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The methodologies presented by the Highway Capacity
Manual (HCM) are the most commonly used for the study of duplicated highways by the Brazilian
technical community. These methodologies are based on the determination and estimation of the
speeds developed by the traffic flow in a road segment, according to models of flow-speed relation
curves. Given this statement, this research, using the Vissim traffic simulator, sought to find a
procedure for determining new flow-speed curves for road segments in the Federal District and the
state of Goiás, which relate to the border areas of the highways, called suburban and rural areas.
Based on the primary information collected in the field using the test vehicle method with a GPS
device, and the use of film crews, traffic count data and average travel speeds were determined in
twelve road segments that were used in the applicability of algorithms for the calibration of the traffic
simulation model. Through this study, it was possible to determinate new relationship curves between
traffic flow and speed for duplicated highways in the Federal District and its surroundings, stating that
the proposed models could replace those used by HCM in the analysis of service quality in this type of
highways. | pt_BR |
dc.contributor.email | andresidro@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|