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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39448
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Title: Formação de professores para a cultura digital : mediação pedagógica com as tecnologias digitais da informação e comunicação em oficinas de ensino
Other Titles: Teacher’s training for digital culture : pedagogical mediation with digital information and communication technologies in teaching workshop
Authors: Peixoto, Anderson Gomes
Orientador(es):: Machado, Liliane Campos
Assunto:: Professores - formação
Cultura digital
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Mediação pedagógica
Oficinas de ensino
Issue Date: 17-Sep-2020
Citation: PEIXOTO, Anderson Gomes. Formação de professores para a cultura digital: mediação pedagógica com as tecnologias digitais da informação e comunicação em oficinas de ensino. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação de professores para a Cultura Digital, focalizando-se na mediação pedagógica por meio das as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto de oficinas de ensino. O lócus deste estudo se deu na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia (EPAT), uma unidade escolar da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a formação de professores para a Cultura Digital e a mediação pedagógica com as TDICs em oficinas de ensino. Para tanto, nesta investigação, realizou-se um mapeamento da produção acadêmica sobre a temática, identificaram-se aspectos da formação dos professores para a mediação com TDICs, discutiu-se a perspectiva da formação de professores para a Cultura Digital e relataram-se os desafios e as vantagens da mediação pedagógica com essas tecnologias por meio das narrativas de professores que atuam em oficinas de ensino. Este estudo é predominantemente qualitativo e utiliza a abordagem crítica. Para a geração de dados, foram utilizados questionário e entrevistas semiestruturadas e, para a análise desses, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados apontam que, para uma prática pedagógica vinculada com a Cultura Digital e uma mediação profícua com as TDICs, necessita-se de uma formação com vistas ao desenvolvimento de uma proposta fundamentada em uma base crítica, reflexiva e emancipadora. A análise das pesquisas que compõem o estado da arte foi importante para entender como a temática investigada estava sendo desenvolvida por outros pesquisadores, contribuindo dessa maneira para a fundamentação teórica desta pesquisa. A formação de professores para a Cultura Digital é primordial para a compressão, ampliação e ressignificação das TDICs; com essa formação, o professor pode realizar a mediação pedagógica, aprimorando suas competências digitais com vistas ao desenvolvimento dos estudantes. Ademais, constatou-se que os professores da instituição investigada, em sua maioria, não tiveram uma formação inicial que os preparasse para atuar na Cultura Digital e para a mediação pedagógica com TDICs, sendo então necessário o desenvolvimento de um processo de formação continuada que contemple essa lacuna. Constatou-se que os maiores desafios existentes para a mediação pedagógica com TDICs pelos professores da instituição investigada se relacionam à infraestrutura e à necessidade de formação inicial e continuada para a mediação com TDICs. Por fim, os benefícios que as TDICs proporcionam na prática pedagógica, conforme descrição feita pelos professores, são inúmeros, sendo destacados: a aproximação do docente aos alunos, o desenvolvimento de metodologias mais eficientes, além de ser um fator motivacional para os alunos aprenderem e se interessarem pelo processo de aprendizagem. Espera- se que esta pesquisa contribua para o entendimento, o questionamento e a transformação da formação de professores, com vistas ao desenvolvimento da Cultura Digital e à mediação pedagógica com as TDICs.
Abstract: This research has as object of study the formation of teachers for the Digital Culture, focusing on the pedagogical mediation with the Digital Technologies of the Information and Communication (TDICs) in the context of teaching workshops. The study was place at the Parque Anísio Teixeira de Ceilândia School (EPAT), a school unit of the Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). This research has as general objective to analyze the formation of teachers for the Digital Culture and the pedagogical mediation with the TDICs in teaching workshops. For this purpose, in this investigation a mapping of academic production on the theme was carried out, aspects of teacher training for mediation with TDICs were identified, the perspective of teacher training for Digital Culture was discussed and challenges were reported and the advantages of pedagogical mediation with these technologies through the narratives of teachers who work in teaching workshops. This study is predominantly qualitative and uses a critical approach. For data generation, questionnaires and semi- structured interviews were used, and content analysis was used to analyze them. The results show that for a pedagogical practice linked to Digital Culture and a fruitful mediation with TDICs, training is needed in order to develop a proposal based on a critical, reflective and emancipatory basis. The analysis of the researches that make up the state of the art was important to understand how the investigated theme was being developed by other researchers, thus contributing to the theoretical foundation of this research. The training of teachers for Digital Culture is essential for the compression, expansion and reframing of TDICs, with this training, the teacher can carry out pedagogical mediation, improving his digital skills with a view to the development of students. In addition, it was found that the teachers at the investigated institution, for the most part, did not have initial training to prepare them to work in Digital Culture and for pedagogical mediation with TDICs, so it was necessary to develop a process of continuous training that contemplates that gap. It was found that the biggest existing challenges for pedagogical mediation with TDICs by the teachers of the investigated institution are related to the infrastructure and the need for initial and continuing training for mediation with TDICs. Finally, the benefits that TDICs provide in the pedagogical practice, described by the teachers, are numerous, highlighting the approach of the teacher to the students, the development of more efficient methodologies, in addition to being a motivational factor for students to learn and be interested in the process of learning. It is hoped that this research will contribute to the understanding, questioning and transformation of teacher training, with a view to the development of Digital Culture and pedagogical mediation with TDICs.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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