Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39408
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThaysFerreiraSoares.pdf948,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJesus, Girlene Ribeiro de-
dc.contributor.authorSoares, Thays Ferreira-
dc.date.accessioned2020-08-24T13:53:46Z-
dc.date.available2020-08-24T13:53:46Z-
dc.date.issued2020-08-24-
dc.date.submitted2020-06-25-
dc.identifier.citationSOARES, Thays Ferreira. Análise do efeito da política de ciclos implantada em escolas públicas do Distrito Federal. 2020. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39408-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar o efeito da política pública do sistema de ciclos que foi implantada nas escolas públicas do Distrito Federal a partir de 2013. Para tanto, levantou informações sobre as potencialidades e fragilidades desse sistema a fim de que fosse feita uma reflexão acerca da relação entre os ciclos de aprendizagem e o desempenho dos estudantes. Esta análise foi feita por meio dos dados fornecidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, através do qual realizou-se análise documental, por meio de documentos públicos do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação do Distrito Federal existentes sobre essa política. A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de questionário a 50 professores de 08 escolas que implementaram os ciclos em 2013 ou em 2017. As escolas fazem parte de quatro regionais de ensino do Distrito Federal. Os resultados obtidos demonstram que na Prova Brasil, tanto as escolas que aderiram aos ciclos em 2013 quanto as que aderiram em 2017 obtiveram resultados parecidos. Nos questionários 46% dos professores avaliaram os ciclos como uma mudança positiva, enquanto 48% avaliaram como uma mudança negativa, 4% disseram ser neutros nesta avaliação e 2% não respondeu. Dessa forma, pode-se concluir que a política de ciclos que acontece hoje no Distrito Federal ainda está em processo de aceitação por parte dos professores e que sua proposta teórica precisa se desenvolver junto à prática docente diária.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do efeito da política de ciclos implantada em escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordCiclos de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordSistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research has as general objective to analyze the effect of the public policy of the cycle system that was implanted in the public schools of the Federal District since 2013. Therefore, it raised information about the potentialities and weaknesses of this system in order to make a reflection about the relationship between learning cycles and student performance. This analysis was made using data provided by the Basic Education Assessment System (Saeb). The research method used was qualitative, through which documentary analysis was carried out, through public documents of the Ministry of Education and the Federal District Education Secretariat about this policy. The field research was carried out by applying a questionnaire to 50 teachers from 08 schools that implemented the cycles in 2013 or in 2017. The schools are part of four teaching regions in the Federal District. The results obtained demonstrate that in Prova Brasil, both schools that joined the cycles in 2013 and those that joined in 2017 obtained similar results. In the questionnaires 46% of the teachers evaluated the cycles as a positive change, while 48% evaluated it as a negative change, 4% said they were neutral in this assessment and 2% did not answer. Thus, it can be concluded that the cycle policy that takes place today in the Federal District is still in the process of acceptance by teachers and that its theoretical proposal needs to be developed along with daily teaching practice.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:thaysunb@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.