Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jesus, Girlene Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Soares, Thays Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-24T13:53:46Z | - |
dc.date.available | 2020-08-24T13:53:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-25 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Thays Ferreira. Análise do efeito da política de ciclos implantada em escolas públicas do Distrito Federal. 2020. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39408 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o efeito da política pública do sistema de ciclos
que foi implantada nas escolas públicas do Distrito Federal a partir de 2013. Para tanto,
levantou informações sobre as potencialidades e fragilidades desse sistema a fim de que fosse
feita uma reflexão acerca da relação entre os ciclos de aprendizagem e o desempenho dos
estudantes. Esta análise foi feita por meio dos dados fornecidos pelo Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb). O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, através do qual
realizou-se análise documental, por meio de documentos públicos do Ministério da Educação e
da Secretaria de Educação do Distrito Federal existentes sobre essa política. A pesquisa de
campo foi realizada por meio da aplicação de questionário a 50 professores de 08 escolas que
implementaram os ciclos em 2013 ou em 2017. As escolas fazem parte de quatro regionais de
ensino do Distrito Federal. Os resultados obtidos demonstram que na Prova Brasil, tanto as
escolas que aderiram aos ciclos em 2013 quanto as que aderiram em 2017 obtiveram
resultados parecidos. Nos questionários 46% dos professores avaliaram os ciclos como uma
mudança positiva, enquanto 48% avaliaram como uma mudança negativa, 4% disseram ser
neutros nesta avaliação e 2% não respondeu. Dessa forma, pode-se concluir que a política de
ciclos que acontece hoje no Distrito Federal ainda está em processo de aceitação por parte dos
professores e que sua proposta teórica precisa se desenvolver junto à prática docente diária. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do efeito da política de ciclos implantada em escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research has as general objective to analyze the effect of the public policy of the cycle
system that was implanted in the public schools of the Federal District since 2013. Therefore, it
raised information about the potentialities and weaknesses of this system in order to make a
reflection about the relationship between learning cycles and student performance. This
analysis was made using data provided by the Basic Education Assessment System (Saeb).
The research method used was qualitative, through which documentary analysis was carried
out, through public documents of the Ministry of Education and the Federal District Education
Secretariat about this policy. The field research was carried out by applying a questionnaire to
50 teachers from 08 schools that implemented the cycles in 2013 or in 2017. The schools are
part of four teaching regions in the Federal District. The results obtained demonstrate that in
Prova Brasil, both schools that joined the cycles in 2013 and those that joined in 2017 obtained
similar results. In the questionnaires 46% of the teachers evaluated the cycles as a positive
change, while 48% evaluated it as a negative change, 4% said they were neutral in this
assessment and 2% did not answer. Thus, it can be concluded that the cycle policy that takes
place today in the Federal District is still in the process of acceptance by teachers and that its
theoretical proposal needs to be developed along with daily teaching practice. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:thaysunb@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|