Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39306
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KiteriaKarolinedosSantosAlves.pdf21,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_KiteriaKarolinedosSantosAlves_PRODUTO.pdfProduto1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Ronni Geraldo Gomes de-
dc.contributor.authorAlves, Kitéria Karoline dos Santos-
dc.date.accessioned2020-07-27T16:23:21Z-
dc.date.available2020-07-27T16:23:21Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.date.submitted2019-12-19-
dc.identifier.citationALVES, Kitéria Karoline dos Santos. Uma proposta para o uso de jogos no ensino de cinemática para o 9º ano do ensino fundamental. 2019. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39306-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA luz dos pressupostos a respeito da teoria de desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky, cujo foco é a interação entre os indivíduos como ferramenta de construção do pensamento e da linguagem, este trabalho propõe uma alternativa no ensino de grandezas físicas relacionadas a cinemática para uma turma de 9º ano do ensino fundamental (série onde na maioria das escolas inicia-se formalmente o ensino da disciplina de Física). A proposta tem como motivação principal melhorar o reconhecimento e compreensão de grandezas e suas respectivas unidades de medida para fundamentar a base do aprofundamento teórico dos conceitos e também para as séries seguintes. O método será o uso de jogos de cunho pedagógico e didático, no intuito de solucionar o problema referido, diagnosticado informalmente por professores e alunos durante as aulas, principalmente durante a resolução de exercícios. As atividades a serem realizadas também tem como intuito periférico de proporcionar prazer e estimulo aos alunos, para que o processo de ensino de física seja mais interessante e produtivo, em detrimento das aulas formais e ortodoxas, que geralmente, não atraem os olhares dos estudantes por se tratar de uma obrigação em formato enfadonho e passivo. Por fim pretende-se demonstrar que o professor pode ter uma maneira mais flexível e dinâmica de ensinar a introdução do conteúdo de cinemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma proposta para o uso de jogos no ensino de cinemática para o 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeA proposal for the use of kinematic games for 9th years of fundamental educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordVygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordCinemáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordGrandezas físicaspt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In light of the assumptions about Lev Vygotsky's theory of cognitive development, which focuses on the interaction between individuals as a tool for constructing thought and language, this paper proposes an alternative in the teaching of kinematic-related physical quantities for a class of students. 9th grade of elementary school (grade in which in most schools the teaching of physics is formally started). The purpose of the proposal is to improve the recognition and understanding of quantities and their respective units of measurement to underlie the basis of the theoretical deepening of the concepts and also for the following series. The method will be the use of educational games in order to solve the problem, diagnosed by teachers and students during classes, especially during the resolution of exercises. The activities to be carried out also have the peripheral purpose of providing pleasure and stimulation to the students, so that the physics teaching process is more interesting and productive, to the detriment of the formal and orthodox classes, which generally do not attract the students' eyes. it is a boring and passive obligation. Finally it is intended to demonstrate that the teacher can have a more flexible and dynamic way to teach the introduction of kinematic content.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.