Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Strieder, Roseline Beatriz | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Francisca Vania Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-17T12:42:16Z | - |
dc.date.available | 2020-07-17T12:42:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Francisca Vania Pereira. Desmistificando a neutralidade da ciência e da tecnologia: uma proposta sobre nanociência. 2019. xi, 128 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39276 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o intuito de contribuir para desmistificar a neutralidade da ciência e
da tecnologia, neste trabalho, apresentamos a elaboração e o desenvolvimento
de uma proposta de ensino de Física, fundamentada na perspectiva Ciência,
Tecnologia, Sociedade (CTS) e centrada no tema Nano. Esta proposta abarca
aspectos históricos, políticos, econômicos e incertos associados aos avanços
científicos-tecnológicos na área em questão, além de conteúdos de
eletromagnetismo, suas propriedades e aplicações na escala nanométrica.
Durante sua implementação, junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio de
uma escola pública de Brasília/DF, foram realizadas atividades no contexto
escolar, nas aulas de Física, e uma visita ao Laboratório de Fluidos Complexos
(LFC) da Universidade de Brasília. As reflexões em torno desse processo foram
construídas por meio da análise dos registros elaborados pela professora e das
produções dos alunos. Disso, constatamos o potencial da proposta para engajar
os alunos e para que eles compreendessem os seguintes pontos associados ao
tema abordado: características da matéria, métodos/técnicas de observação,
aplicações e usos, implicações e preocupações. Além disso, alguns estudantes
demonstraram ter superado a perspectiva salvacionista e neutra da ciência e
tecnologia, indicando que ações desta natureza podem ser interessantes para
esse fim. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desmistificando a neutralidade da ciência e da tecnologia : uma proposta sobre nanociência | pt_BR |
dc.title.alternative | Demisifying the neutrality of science and technology : a nanoscience proposal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nanotecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In order to contribute to demystifying the neutrality of science and
technology, in this paper, we present the elaboration and development of a
physics teaching proposal, based on the Science, Technology, Society (STS)
perspective and focused on the Nano theme. This proposal covers historical,
political, economic and uncertain aspects associated with scientific-technological
advances in the area in question, as well as electromagnetism contents, their
properties and applications on the nanometer scale. During its implementation,
along with third year high school students from a public school in Brasília / DF,
activities were carried out in the school context, in physics classes, and a visit to
the Complex Fluid Laboratory (LFC) of the University of Brasilia. The reflections
around this process were built by analyzing the records prepared by the teacher
and the students' productions. From this, we see the potential of the proposal to
motivate students and to understand the following points associated with the
theme: subject characteristics, observation methods / techniques, applications
and uses, implications and concerns. In addition, some students have shown that
they have overcome the salvationist and neutral perspective of science and
technology, indicating that actions of this nature may be of interest to this end. | pt_BR |
dc.contributor.email | vaniafpr@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|