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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Filho, Olavo Leopoldino da-
dc.contributor.authorCortez, Clenilson Alves-
dc.date.accessioned2020-07-16T14:31:46Z-
dc.date.available2020-07-16T14:31:46Z-
dc.date.issued2020-07-16-
dc.date.submitted2019-12-18-
dc.identifier.citationCORTEZ, Clenilson Alves. Utilização do pêndulo duplo no ensino de conceitos básicos da teoria do caos determinístico no ensino médio: uma proposta de ensino potencialmente significativa. 2019. 137 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39274-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda tópicos da “teoria do caos” e os organiza em uma sequência didática na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Com o objetivo da promoção de novos conceitos relacionados à teoria do caos, as atividades se deram pela teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel complementada pelo uso dos mapas conceituais de Novak e das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. O movimento do pêndulo duplo, observado nos simuladores computacionais, foi assumido como situação-problema, sendo posteriormente atrelado aos conceitos básicos da teoria do caos. Assim, mediante a análise dos dados obtidos durante a aplicação da sequência didática, foi possível afirmar que o estudo do movimento do pêndulo duplo, em turmas de Ensino Médio, pode funcionar como um material potencialmente significativo na abordagem de conceitos relacionados à teoria do caos, uma vez que os resultados apontaram indícios de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUtilização do pêndulo duplo no ensino de conceitos básicos da teoria do caos determinístico no ensino médio : uma proposta de ensino potencialmente significativapt_BR
dc.title.alternativeThe use of the double pendulum in the teaching of basic concepts of deterministic chaos theory in high school : a teaching proposal potentially meaningfulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)pt_BR
dc.subject.keywordTeoria do caospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study addresses topics of "chaos theory" and organize them as a didactic sequence in the form of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU). In order to promote new concepts related to chaos theory, the activities were carried out using Ausubel theory of meaningful learning together with the conceptual maps from Novak and of the Potentially Significant Education Units of Moreira. The movement of the double pendulum, observed in computer simulators, was assumed as problematic situations, being later linked to the basic concepts of chaos theory. Thus, by analyzing the data obtained during the application of the didactic sequence, it was possible to affirm that the study of the double pendulum movement in high school classes can function as a potentially meaningful material in the approach to concepts related to chaos theory,since the results indicate signs of meaningful learning.pt_BR
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