Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Funghetto, Silvana Schwerz | - |
dc.contributor.author | Marques, Tila Viana Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-14T14:05:16Z | - |
dc.date.available | 2020-07-14T14:05:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-03 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Tila Viana Fernandes. Construção e validação de tecnologia educacional: inovações no método de ensino e aprendizagem. 2018. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39263 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A mudança do perfil dos discentes que chegam às universidades impele à
necessidade de inovação e à adoção de novas metodologias e tecnologias no ensino,
destacando-se as novas ferramentas, como os jogos digitais, para viabilizar a melhoria de
metodologia de ensino-aprendizagem. Objetivo: Construir e validar um serious game na área
da enfermagem, em formato de aplicativo, para dispositivos móveis, abordando temáticas de
enfermagem em pediatria. Método: Trata-se de um estudo metodológico transversal sobre o
desenvolvimento de uma tecnologia educacional. O estudo foi desenvolvido em duas etapas.
Na primeira etapa, ocorreu a construção do jogo Ped. Care através do referencial User-
Centered Design. Concomitante à elaboração do Ped. Care, realizou-se a validação do
conteúdo do jogo, com os juízes (experts). A segunda etapa constituiu-se na avaliação e na
validação do jogo junto a 58 discentes do 7o e 8o semestre, da Universidade de Brasília, quanto
à satisfação da usabilidade do sistema e jogabilidade. Os instrumentos para coleta de dados
foram dois questionários individuais: um, direcionado aos juízes experts, que avaliou o
conteúdo, através de uma escala likert em 9 critérios, já o outro, orientado aos discentes,
utilizou o questionário pós- cenários The Post-Study System Questionnaire (PSSUQ), e as
heurísticas de avaliação de jogabilidade para jogos adaptados. O índice de validação de
conteúdo (IVC) foi utilizado para a validação do conteúdo, considerando-se validados os
critérios que atingissem valores iguais ou maiores a 0,75. Para avaliação de satisfação quanto
à usabilidade do sistema e jogabilidade, a média das respostas dos itens deveria apresentar
valores menores que 4 para o PSSUQ e 3 para as HEP. Para a validação junto aos usuários,
foi empregado o percentual de concordância (PC), considerando validadas as subescalas que
apresentassem valores iguais ou maiores a 75%. Para avaliação da consistência interna, foi
utilizado o Alfa de Cronbach junto aos usuários. Resultados: foi construída a primeira versão
do serious games Ped. Care, sobre as temáticas de pediatria, em aplicativo para celular,
disponível atualmente para sistema Android. Em relação à validação do conteúdo, o IVC variou
de 0,6 a 1, de forma individual, atingindo um IVC global de 0,94, sendo aprovado pelos juízes.
A avaliação de satisfação de usabilidade do sistema atingiu 2,91 (DP 1,75) na satisfação geral,
indicando que a maior parte dos usuários gostou de utilizar o sistema. Entretanto, para a
validação, o sistema atingiu um PC de 68%, o que indica necessidade de ajuste. O Alfa de
Crombach para esse instrumento foi de 0,96 indicando uma boa consistência interna do
instrumento. Na análise da jogabilidade, a média geral de respostas foi de 2,07, sugerindo que
o jogo possui fatores importantes de jogabilidade. Quanto à validação, o valor geral do PC foi
de 74%, o que implica ajustes, sobretudo na subescala História. O Alfa de Cronbach também
foi de 0,96. Conclusões: O Ped. Care, na primeira versão, é uma ferramenta de grande
potencial e relevância, e obteve a validação do seu conteúdo. Entretanto, necessita de ajustes
em seu sistema e em quesitos de jogabilidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construção e validação de tecnologia educacional : inovações no método de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction and validation of educational technology : innovations in the method of teaching and learning | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem pediátrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: The change in the profile of students arriving at universities impels the need for
innovation and the adoption of new methodologies and technologies in teaching, highlighting
the new tools, such as digital games, to enable the improvement of teaching-learning
methodology. Objective: To construct and validate a serious game in the nursing area, in an
application format, for mobile devices, addressing nursing topics in pediatrics. Method: this is a
transversal methodological study on the development of an educational technology. The study
was developed in two stages. In the first stage, the construction of the game Ped. Care through
User-Centered Design. Concomitant with the elaboration of Ped. Care, the content of the game
was validated with the judges (experts). The second stage consisted in the evaluation and
validation of the game with 58 students from the 7th and 8th semester, University of Brasilia,
regarding the satisfaction of system usability and gameplay. The instruments for data collection
were two individual questionnaires: one, directed to the expert judges, who evaluated the
content through a likert scale in 9 criteria, and the other one, oriented to the students, used the
pos- sessional questionnaire The Post-Study System Questionnaire (PSSUQ), and gameplay
evaluation heuristics for tailored games. The content validation index (CVI) was used to validate
the content, considering that criteria that reached values equal to or greater than 0.75 were
validated. To evaluate satisfaction regarding system usability and gameplay, the average
response of items should be lower than 4 for PSSUQ and 3 for HEP. For the validation with the
users, the percentage of agreement was used (PC), considering the validated subscales that
presented values equal or greater than 75%. To evaluate the internal consistency, the
Cronbach's alpha was used with the users. Results: the first version of serious games Ped was
built. Care, on pediatric issues, in mobile application, currently available for Android system. In
relation to content validation, the IVC ranged from 0.6 to 1, individually, reaching a global IVC of
0.94, being approved by the judges. The evaluation of system usability satisfaction reached
2.91 (SD 1.75) in overall satisfaction, indicating that most users liked to use the system.
However, for the validation, the system reached a PC of 68%, which indicates the need for
adjustment. The Crombach's alpha for this instrument was 0.96 indicating a good internal
consistency of the instrument. In gameplay analysis, the overall response average was 2.07,
suggesting that the game has important gameplay factors. As for validation, the overall value of
the PC was 74%, which implies adjustments, especially in the History subscale. Cronbach's
alpha was also 0.96. Conclusions: Ped. Care, in the first version, is a tool of great potential
and relevance, and has obtained the validation of its content. However, you need adjustments
to your system and gameplay requirements. | pt_BR |
dc.contributor.email | viana.tila@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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