Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T16:31:59Z | - |
dc.date.available | 2020-07-09T16:31:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2020-01-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucas Rodrigues. Espaço - tempo em mecânicas: critica a abordagem usual dos livros didáticos e uma proposta de UEPS para o ensino médio. 2020. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39248 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Inumeros trabalhos t ´ em apontado uma clara preocupac¸ ˆ ao com a pr ˜ atica docente, ao sinaliza- ´
rem a necessidade da amplificac¸ao das fontes para a aquisic¸ ˜ ao de novas metodologias frente ao ˜
cenario educacional. Ao mesmo tempo, verifica-se que o material did ´ atico utilizado no Bra- ´
sil, nao tem oferecido uma boa abordagem conceitual. Dessa maneira, o presente trabalho foi ˜
desenvolvido com base na teoria da aprendizagem significativa (TAS), proposta por Ausubel
(1968), junto a uma sequ ` encia did ˆ atica no formato de uma Unidade de Ensino Potencialmente ´
Significativa (UEPS) tratada por Moreira (2011). Sendo assim, o conteudo desenvolvido, tratou ´
dos conceitos mecanicos iniciais, pois observa-se que os livros did ˆ aticos de refer ´ encia, tanto ˆ
de uso escolar quanto de uso academico n ˆ ao os t ˜ em passado de maneira satisfat ˆ oria. Desse ´
modo, apresentamos um caminho plaus´ıvel para alcanc¸ar esse entendimento, alem de mos- ´
trar que nao precisa haver a separac¸ ˜ ao entre as mec ˜ anicas newtoniana e a relativ ˆ ´ıstica, visto
que tais conceitos sao afastados completamente ao longo do ensino m ˜ edio. Nesse contexto, a ´
sequencia did ˆ atica desenvolvida foi aplicada em uma instituic¸ ´ ao de ensino da rede particular do ˜
Distrito Federal, junto a uma turma da 1 `
a
serie do ensino m ´ edio, contendo em m ´ edia 30 alunos. ´
Para tanto, utilizamos como instrumento de coleta de dados, a produc¸ao textual dos alunos e ˜
a construc¸ao de mapas conceituais, que foram avaliados atrav ˜ es de uma pesquisa qualitativa. ´
Assim, ao desenvolver uma UEPS tratando de conceitos mecanicos, observamos uma pr ˆ atica ´
poss´ıvel para o ensino de f´ısica, ao utilizar de uma estrategia did ´ atica diferente do uso cotidiano, ´
mostrando que f´ısica nao se trata somente da resoluc¸ ˜ ao de excessivos problemas matem ˜ aticos, ´
pois sua validade se encontra no entendimento da fenomenologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Espaço - tempo em mecânicas : critica a abordagem usual dos livros didáticos e uma proposta de UEPS para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mecânica relativística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mecânica não-relativística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Santana, Ademir Eugênio de | - |
dc.description.abstract1 | Numerous studies have pointed out a clear concern with teaching practice, as they signal the
need to amplify sources for the acquisition of new methodologies in the educational scenario.
At the same time, it appears that the didactic material used in Brazil, has not offered a good
conceptual approach. Thus, the present work was developed based on the Theory of Meaningful
Learning (TML), proposed by Ausubel (1968), along with a didactic sequence in the format
of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) dealt with by Moreira (2011). Thus, the
content developed, dealt with the initial mechanical concepts, as it is observed that the reference
textbooks, both for school and academic use, have not passed them satisfactorily. In this way,
we present a plausible path to achieve this understanding, in addition to showing that there
need not be a separation between Newtonian mechanics and relativistic mechanics, since such
concepts are completely separated high school. In this context, the didactic sequence developed
was applied in a private educational institution in the Federal District, together with a class
from the 1st grade of high school, with an average of 30 students. For that, we used as a data
collection instrument, the students’ textual production and the construction of conceptual maps,
which were evaluated through a qualitative research. Thus, when developing a UEPS dealing
with mechanical concepts, we observe a possible practice for the teaching of physics, using
a didactic strategy different from everyday use, showing that physics is not only about solving
excessive mathematical problems, because its validity is finds in understanding phenomenology. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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