Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Marcus Faro de | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Victor Epitácio Cravo | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T15:57:45Z | - |
dc.date.available | 2020-07-08T15:57:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-19 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Victor Epitácio Cravo. Entre máquinas administrativas e governos inteligentes: uma crítica da racionalidade no direito administrativo e uma proposta para os desafios do século XXI. 2020. 232 f., il. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39235 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa parte da identificação de duas atitudes comuns dos juristas quanto ao modo
de lidar com a relação entre o direito e a expertise (técnica) extrajurídica, no contexto da
análise jurídica de políticas públicas: (i) ou o jurista se exime de analisar os fundamentos
técnicos das políticas públicas, subordinando o direito à expertise extrajurídica; (ii) ou o
jurista adentra a análise dos motivos estruturantes da proposta técnica, em geral para
modificar ou substituir elementos das políticas públicas, subjugando a expertise ao
direito, frequentemente fazendo uso da chamada “ponderação de princípios”. Nenhuma
dessas duas atitudes, entretanto, mostra-se capaz de produzir conexões que possam
resultar em aprimoramentos das políticas públicas ou aprofundamento democrático de
suas elaborações. Essa constatação se mostra ainda mais preocupante diante do cenário
de crescente automatização das decisões administrativas, por meio de sistemas
algorítmicos que embutem e reproduzem uma visão tecnocrática sobre o mundo da vida.
Nesse contexto, esta pesquisa busca investigar a possibilidade de construção de um estilo
de racionalidade jurídica que possa livrar o direito administrativo da subordinação
dogmática e formalista à expertise extrajurídica e, ao mesmo tempo, o faça evitar a
postura autossuficiente e impositiva das técnicas fundadas em ponderação de princípios.
O pensamento de Michel Foucault foi utilizado como fio condutor da investigação
proposta, dando especial ênfase à sua teoria sobre as relações de poder. A relevância da
investigação histórica foi enfatizada, sobretudo a respeito do desenvolvimento de
“tecnologias políticas” e de suas frequentes metáforas mecanicistas, remontando a
processos longínquos como forma de compreender as continuidades e descontinuidades
de ideias que perfazem os estilos de racionalidade empregados no direito administrativo
contemporâneo. Em consequência de tal abordagem histórica, constatou-se que o
formalismo conceitualista das doutrinas administrativistas propicia combinações
casuístas entre racionalidades substantivas que ora incorporam acrítica e dogmaticamente
as conclusões alegadamente técnico-científicas dos variados burocratas das áreas
técnicas, ora substituem a opinião técnica do expert pela suposta suficiência e exatidão
da ponderação de princípios, guiados pelos valores ou programas políticos da predileção
do administrativista de plantão. Diante da necessidade de estimular a criação de conexões
entre o direito e a expertise, esta tese sugere a imaginação de um novo estilo de
racionalidade para o direito administrativo, apoiado em dois pilares: (i) a problematização
da expertise contida nas políticas públicas; e (ii) a imposição de requisitos que confiram
um caráter democrático a tal problematização. Ao propor a racionalidade problemático-
democrática, esta tese contribui para redefinir não só a relação entre o direito
administrativo e a efetividade das políticas públicas, mas também o papel que a análise
jurídica pode desempenhar em prol do aprofundamento da democracia e seu
relacionamento com o funcionamento da máquina governamental. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre máquinas administrativas e governos inteligentes : uma crítica da racionalidade no direito administrativo e uma proposta para os desafios do século XXI | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito administrativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racionalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expertise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação algorítmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Técnica extrajurídica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ponderação de princípios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work identifies two typical attitudes that have characterized how jurists
connect the law with nonlegal technical or expert knowledge: (i) either the jurist refuses
to analyze the technical grounds of public policies and subordinates the law to nonlegal
expertise; or (ii) the jurist considers the structural elements of nonlegal technical
discourse, usually in order to modify or replace elements constitutive of public policies,
thereby subjugating nonlegal expertise to the law, often by means of a “balancing test”
involving the consideration of legal principles. Yet both attitudes are unserviceable if one
considers the need of current legal analysis to build intellectual connections that may be
useful in policy reform efforts or in enhancing the democratic character of such reforms.
This perception raises further concerns in the context of growing automation of
administrative decision-making stemming from the use of algorithms that carry a built-in
technocratic vision of the life-world. Taking these perceptions as starting points, the
present research has explored the need of current legal thought to elaborate a style of legal
rationality capable of freeing administrative law from its dogmatic, formalistic
subordination to nonlegal expertise, while at the same time avoiding the pitfall of self-
determining, warped solutions derived from principles-based balancing tests. The thought
of Michel Foucault, and especially his ideas concerning power, were used as guides to
the analyses elaborated in the thesis. Special consideration was given to the importance
of historical investigations bearing on the development “political technologies”, including
their frequent mechanical analogies – themselves harking back to ancient institutional and
historical processes – as a way of understanding institutional continuities and fractures
that have formed contemporary administrative law. Such approach was also able to shed
light on how current doctrines of administrative law cling to formalism derived from
conceptualist jurisprudence, leading to legal casuistry grounded on substantive rationality
which either uncritically, and by means of legal dogmatics, embody allegedly technical
and scientific formulations proposed by bureaucrats working in so-called technical areas;
or substitute seemingly self-sufficient balancing tests for the technical opinion of experts.
Having recognized the need to build connections between the law and nonlegal expert
knowledge, this thesis offers ideas from which a new style of rationality for administrative
law can be conceived. The proposed new style of rationality relies on two pillars: (i) the
problematizing analysis of expert knowledge built into policies; and (ii) rendering
democratic such problematizing analytical move. In proposing this new “democracy-
enhancing problematizing legal analysis”, the present thesis intends to offer new
conceptual bases both for the characterization of the relations between administrative law
and the validity of policies and for the task of reimagining the role that legal analysis must
have with regard to the relations between democracy and operation of the state apparatus. | pt_BR |
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