Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Palmeira, Ennio Marques | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Marcio Avelino de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T14:41:32Z | - |
dc.date.available | 2020-07-07T14:41:32Z | - |
dc.date.submitted | 2020-02-12 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Marcio Avelino de. Modelagem computacional da reflexão de trincas por fadiga em revestimentos asfálticos reforçados com geossintéticos via XFEM. 2020. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39190 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os pavimentos asfálticos estão sujeitos a diversos tipos de carregamento ao longo de sua vida
útil de serviço, como o tráfego de veículos e as variações de temperatura e a natureza cíclica
dessas solicitações está associada ao trincamento por fadiga, um dos principais mecanismos de
dano em revestimentos. O trincamento pode ser dividido em três estágios: a formação da trinca
(instável); o crescimento estável da trinca (propagação); e o crescimento instável da trinca
(ruptura). Estudos experimentais e numéricos têm demonstrado que a utilização de reforços
geossintéticos tendem a inibir ou retardar a reflexão dessas trincas em camadas de
recapeamento sobre uma capa asfáltica trincada. Este trabalho buscou avaliar a propagação
estável de trincas em camadas de revestimento de pavimentos na presença de uma camada de
reforço em geossintético por meio do desenvolvimento de um modelo numérico pelo método
dos elementos finitos estendido (XFEM) baseado nos conceitos de Mecânica da Fratura Linear-
Elástica (MFLE). O modelo bidimensional foi construído utilizando o programa comercial de
elementos ABAQUS®, para simular o ensaio de carga cíclica em vigas na condição de flexão,
conduzido por estudos laboratoriais desenvolvidos na Universidade de Brasília (UnB). Para
obtenção dos parâmetros, realizou-se a calibração prévia do modelo numérico com o modelo
físico e uma análise paramétrica para a condição não reforçada. Foram analisados 8 tipos de
geossintéticos, com diferentes valores de rigidez, espessura, deformação e tensão máxima
admissível. Além disso, foram avaliadas 3 posições diferentes para o reforço: intermediária, 1/3
e 1/4 da base. A análise paramétrica permitiu inferir grande sensibilidade do modelo às
constantes de Paris majoritariamente à constante exponencial. A rigidez do geossintético
demonstrou grande influência, sendo o geossintético G7 o de melhor desempenho. A posição
do reforço altera fortemente a vida útil, sendo, no geral, a melhor posição a 1/3 da base para
geossintéticos de rigidez média e a 1/4 da base para geossintéticos de alta rigidez. O estudo
concluiu que os geossintéticos melhoram o desempenho dos pavimentos asfálticos no combate
à reflexão de trincas através da redução do fator intensidade de tensão, estabilizando a
propagação de trinca numa abordagem da MFLE. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelagem computacional da reflexão de trincas por fadiga em revestimentos asfálticos reforçados com geossintéticos via XFEM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos de asfalto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trincas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geossintéticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem numérica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Evangelista Junior, Francisco | - |
dc.description.abstract1 | Asphalt pavements are subject to various types of loading over their service life, such as traffic
and temperature variations. The action of these repeated loads is associated with fatigue
cracking, considered a main form of damage in flexible pavements. Cracking can be divided
into three stages: crack formation (unstable); stable crack growth (propagation); and unstable
crack growth (failure). Experimental and numerical studies have shown that the use of
geosynthetic reinforcements tends to inhibit or delay the reflection of these cracks in overlayers.
This research aimed to evaluate the stable propagation of cracks in geosynthetic-reinforced
overlays a numerical model using extended finite element method (XFEM) on the concepts of
Linear-Elastic Fracture Mechanics (LEFM). The two-dimensional model was carried out using
the commercial software ABAQUS® to simulate the beam cyclic load test, conducted by
laboratory studies developed at the University of Brasília (UnB). For obtaining the parameters,
the numerical model was previously calibrated with the physical model and a parametric
analysis for the non-reinforced condition. Eight types of geosynthetics were analyzed, with
different values of stiffness, thickness, maximum deformation, and maximum stress. Besides,
three different positions for reinforcement were evaluated: intermediate, 1/3, and 1/4 of the
bottom part of layer. The parametric analysis allowed to infer the high sensitivity of the model
to the Paris constants, mainly to the exponential constant. The geosynthetic stiffness showed
significant influence, being the G7 geosynthetic with the best performance. The position of the
reinforcement strongly alters the service life and is generally the best position at 1/3 base for
medium-stiff geosynthetics and 1/4 base for high-stiff geosynthetics. The study concluded that
geosynthetics improve the performance of asphalt pavements against crack reflection by
reducing the stress intensity factor, stabilizing crack propagation in an LEFM approach. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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