Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Medeiros, Ana Elisabete de Almeida | - |
dc.contributor.author | Santos, Raquel Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T14:31:02Z | - |
dc.date.available | 2020-07-07T14:31:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-04-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Raquel Silva dos. A plasticidade na interação entre sujeito e lugar estética em um sítio patrimonial : o caso da Praça Cívica em Goiânia. 2020.207. f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39183 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da estética como fator relevante na
apropriação de espaços urbanos, tanto em seu aspecto de apreensão pelos sentidos quanto no que
tange ao aspecto relacional. Nas intervenções de caráter patrimonial, partir da observação das
interações e recorrer à investigação histórica podem constituir estratégias eficazes para verificar
se a estética constitui fator precípuo na apropriação. Diante do objeto de estudo, a Praça Cívica
de Goiânia, surge uma inquietação: mesmo após uma requalificação, cuja cunho estético se
destaca, a praça continua como lugar de passagem e de apropriações oficiais (eventos
organizados pela gestão pública), em que os usos cotidianos parecem afastar-se cada vez mais.
Ao aprofundar na leitura da transformação da praça ao longo de sua história e dos regimes
sensíveis que ela pode gerar em seus transeuntes será possível perceber que os fatores inerentes
à subjetividade, tida como produto social, podem gerar identificações que não necessariamente
se associam a artefatos decorrentes da figuração. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A plasticidade na interação entre sujeito e lugar estética em um sítio patrimonial : o caso da Praça Cívica em Goiânia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Apropriação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Praça Cívica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goiânia (GO) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Andrade, Miguel Gally de | - |
dc.description.abstract1 | The present work presents a reflection on aesthetics as a relevant factor in the appropriation of
urban spaces, both in its aspect of apprehension by the senses and in terms of the relational
aspect. In heritage interventions, starting from the observation of interactions and resorting to
historical research can be effective strategies to verify whether aesthetics is a key factor in
appropriation. In view of the object of study, Praça Cívica, a concern arises: even after a
requalification, whose aesthetic character stands out, the square continues as a place of passage
and official appropriations (events organized by public management), in which everyday uses
seem move further and further away. By going deeper into the reading of the transformation of
the square throughout its history and the sensitive regimes that it can generate in its passers-by,
it will be possible to realize that the factors inherent to subjectivity, considered as a social
product, can generate identifications that are not necessarily associated with artifacts arising of
the figuration. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|