Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Diego Mota | - |
dc.contributor.author | Lemos, Marco Aurélio Cirilo | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T12:57:31Z | - |
dc.date.available | 2020-07-07T12:57:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-18 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, Marco Aurélio Cirilo. Análise das determinantes para as efetividades da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. 2020. 202 f. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39147 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho analisou como o contexto, o desenho institucional e a dinâmica discursiva da
Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica influenciaram suas
efetividades. A pesquisa consistiu em um estudo de caso instrumental e analisou o
conteúdo e o discurso contidos em documentos e entrevistas em profundidade com
representantes da CNAPO. Com relação aos principais resultados observados,
constatou-se que a CNAPO incluía discursos de antiga associação contra-hegemônica
ao agronegócio. Atores profissionais indicados pelo governo possuíam
representatividade, argumentação e liberdade para deliberar. Discursos legitimadores da
qualidade de vida e discursos de fragmentação contra o modelo agronegocial eram
prevalentes. A vertente agroecológica era hegemônica no interior da CNAPO em
relação aos produtores orgânicos. Por não possuir poder decisório e sua manutenção
depender do poder executivo federal, fatores contextuais foram preponderantes nas
efetividades analisadas. No governo Dilma, gozou de suporte estatal que proporcionou
relevantes efetividades Participativa e Deliberativa, Representatividade e de
Articulação. Porém seu discurso não ameaçou a hegemonia do agronegócio no Estado e
na esfera pública. A Implementação ficou prejudicada pela impossibilidade de aprovar o
PRONARA. Apesar de manter a liberdade discursiva dos debates, a mudança
institucional no governo Temer afetou a pluralidade de atores e a inclusão de discursos
da esfera pública. No mesmo grau de deterioração, a efetividade de implementação foi
afetada pelo discurso governamental de crise econômica. Assim como outros espaços de
participação, o governo Bolsonaro extinguiu a CNAPO. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise das determinantes para as efetividades da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições participativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institucionalismo discursivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agronegócio - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzed how the context, institutional design and discursive dynamics of
the National Commission for Agroecology and Organic Production influenced its
effectiveness. The research consisted of an instrumental case study and analyzed the
content and discourse contained in documents and in-depth interviews with
representatives of CNAPO. Regarding the main results observed, it was found that
CNAPO included speeches from a former counter-hegemonic association with
agribusiness. Professional actors appointed by the government had representation,
reasoning and freedom to deliberate. Statements that legitimize quality of life and
speeches of fragmentation against the agribusiness model were prevalent. The
agroecological aspect was hegemonic within CNAPO in relation to organic producers.
As it does not have decision-making power and its maintenance depends on the federal
executive power, contextual factors were preponderant in the analyzed effectiveness. In
Dilma's government it enjoyed state support that provided relevant Participative and
Deliberative, Representativeness and Articulation activities. However, its speech did not
threatenthe hegemony of agribusiness in the State and in the public sphere.
Implementation was hampered by the impossibility of approving PRONARA. Despite
maintaining the discursive freedom of the debates, the institutional change in the Temer
government affected the plurality of actors and the inclusion of speeches in the public
sphere. In the same degree of deterioration, the effectiveness of implementation was
affected by the government's economic crisis discourse. Like other spaces for
participation, the Bolsonaro government extinguished CNAPO. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|