http://repositorio.unb.br/handle/10482/39075
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_TiagoLimaVieira.pdf | 5,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Confecção de uma coleção didática com o uso de órgãos suínos para aulas de anatomia comparada no Ensino Médio |
Autor(es): | Vieira, Tiago Lima |
E-mail do autor: | tiagomvc@gmail.com |
Orientador(es): | Sebben, Antônio |
Assunto: | Biologia - estudo e ensino Anatomia humana Aulas práticas Anatomia comparada |
Data de publicação: | 6-Jul-2020 |
Data de defesa: | 30-Jul-2019 |
Referência: | VIEIRA, Tiago Lima. Confecção de uma coleção didática com o uso de órgãos suínos para aulas de anatomia comparada no Ensino Médio. 2019. 138 f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Vários estudos sugerem que é preciso rever o processo de ensino e aprendizagem da Biologia no espaço escolar, pois o modelo que vem sendo utilizado não favorece a necessária percepção e reflexão crítica do estudante. No modelo atual, o ensino de anatomia (morfologia macroscópica) do ser humano, nos níveis fundamental e médio, está baseado, principalmente, no conteúdo de livros didáticos, que trazem deficiências do ponto de vista pedagógico e, muitas vezes, conceitual. Além disso, os livros didáticos, em geral, se utilizam exclusivamente de modelos esquemáticos que distanciam o observador da realidade e não propiciam uma visão integrada do organismo e de suas funções. Sabe-se que as experiências concretas auxiliam os estudantes a confrontar suas concepções sobre a natureza da vida e oferecem oportunidades para obter e analisar analogias e modelos, levantar dados, construir e diversificar suas vivências perceptuais. Tais experiências concretas podem ser obtidas a partir de aulas práticas que visem o estabelecimento de significados para os diferentes temas e sua inter-relação. No intuito de proporcionar aulas práticas para o ensino da anatomia comparada, com ênfase no ser humano, no ensino básico, elaborou-se uma coleção biológica de caráter didático a partir de órgãos suínos. O procedimento consistiu em uma série de etapas que compreenderam desde a aquisição das peças anatômicas em frigoríficos, passando pela fixação em solução diluída de formol, pela dissecação e, finalmente, pela etapa de conservação em álcool 70° INPM. Posteriormente, a coleção foi devidamente etiquetada e armazenada. A coleção anatômica confeccionada foi depositada na instituição parceira, Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves – CETAN em Goiânia-GO, onde foi utilizada em aulas práticas. Verificou-se grande satisfação e motivação, em turmas de 1º e 2º anos do ensino médio, por parte dos estudantes que utilizaram a coleção nas aulas de anatomia humana. Constatou-se também o interesse dos professores em aprender as técnicas e poder replicar o material em outras instituições de ensino básico. Como produto final deste trabalho, foi elaborado um manual contendo as etapas, materiais necessários, desafios, dicas e propostas de aulas, de caráter investigativo, para que outros profissionais da educação possam replicar a coleção em suas instituições. As propostas de aulas investigativas se mostraram eficazes para introduzir o estudante ao letramento científico através do estímulo à observação, a proposição de hipóteses e confronto destas com as informações obtidas, além da estimular a escrita e o trabalho em grupo. |
Abstract: | Several studies suggest that we must revise the learning process in Biology at school level, since the current model does not add to students‟ needed perception and critical thinking. In the current model, learning Human Anatomy (macroscopic morphology) in Elementary school and in High school is something based mainly on textbooks, which are highly deficient from the pedagogical point of view, most times even conceptually speaking. Furthermore, textbooks in general tend to use only schematic models that move the observer apart from reality and do not provide an integrated overview of the organism and its functions. It is established that concrete situations help students to confront their conceptions about the nature of life and provide opportunities to obtain and analyze analogies and models, acquire data, and build and diversify their perceptual experiences. Such concrete experiences may be obtained from practical classes that aim to establish significance for different themes and the connection between them. In order to provide practical lessons that would aid the learning of comparative anatomy with emphasis on human beings, at basic level, a fluid-preserved collection was created from swine organs. The procedure involved several steps, including the acquisition of anatomical parts, fixation in a diluted solution of formaldehyde, dissection, and finally preservation in alcohol 70% INPM. At a later stage, the collection was properly labeled and stored. The final result was stored in the partner Institute, Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves – CETAN, in Goiânia-GO, where it was used in practical classes. High School students from first and second grades were highly satisfied and motivated using the collection during Human Anatomy classes. Teachers were also interested in learning the techniques, thus being able to replicate the material in other elementary schools. As a final product of this work, a manual of investigative character was created, containing required materials, challenges, tips, and class proposals, so other learning professionals may replicate the collection in their respective institutes. The investigative classes‟ proposals have proven to be efficient in the introduction of the student to scientific principles through observation, proposal of hypotheses and conflict of gathered information, while encouraging writing and group interaction. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.