Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Griboski, Claudia Maffini | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T15:35:11Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T15:35:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-05-11 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho. Acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília: sentidos de Educação Inclusiva. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39062 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral da pesquisa é identificar ações institucionais, serviços especializados e
apoios técnicos disponibilizados às pessoas com deficiência na perspectiva de promover a
inclusão educacional e social na Universidade de Brasília. A investigação desse tema lança luz
sobre situações que envolvem a pessoa com deficiência, tais como acessibilidade, valorização
das diferenças e igualdade de oportunidades. O arcabouço teórico metodológico adotado é a
Análise de Discurso Crítica, o qual propõe que sejam identificados nos textos e na linguagem
dos atores, discursos que representam, identificam e acionam práticas sociais que expressam
relações de poder que podem mudar a vida social. Os dados examinados provêm de
questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com treze gestores das unidades
acadêmicas visando identificar as opiniões, conhecimentos e práticas sobre o tema. Os
resultados obtidos nesta pesquisa indicam a representação dos sentidos de inclusão de
estudantes com deficiência em três categorias analíticas: inclusão na educação superior,
projetos e pesquisa, e recursos e serviços de acessibilidade. Entre as representações de
inclusão está a iniciativa de gestão pública que envolve o acesso democrático e a necessidade
de adaptação da instituição para atender necessidades de atendimento educacional
especializado. A representação mais expressiva em relação aos recursos de acessibilidade foi a
física. A pesquisa revelou ainda, a existência de projetos e pesquisas sobre inclusão nas áreas
de ciência da computação, tecnologia, educação, educação física, letras e tecnologia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília : sentidos de Educação Inclusiva. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of the research is to identify institutional actions, specialized
services and technical support made available to people with disabilities in order to promote
educational and social inclusion at the University of Brasília. The investigation of this theme sheds
light on situations involving people with disabilities, such as accessibility, valuing differences and
equal opportunities. The theoretical and methodological framework adopted is Critical Discourse
Analysis, which proposes that the texts and language of the actors be identified, discourses that
represent, identify and trigger social practices that express power relations that can change social
life. The data examined comes from questionnaires and semi-structured interviews conducted
with thirteen managers from academic units in order to identify the opinions, knowledge and
practices on the subject. The results obtained in this research indicate the representation of the
meanings of inclusion of students with disabilities in three analytical categories: inclusion in higher
education, projects and research, and accessibility resources and services. Among the
representations of inclusion is the public management initiative that involves democratic access
and the need to adapt the institution to meet the needs of specialized educational services. The
most expressive representation in relation to accessibility features was physical. The research
also revealed the existence of projects and research on inclusion in the areas of computer
science, education, physical education, letters and technology. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|