Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Lino, Renata de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T14:27:10Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T14:27:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-04-16 | - |
dc.identifier.citation | LINO, Renata de Moraes. Brincadeiras e histórias na educação infantil: ações pedagógicas integradas e interdisciplinares no programa “Educação com Movimento” do Distrito Federal. 2020. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39036 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se constitui em relatório de pesquisa, elaborado em formato de dissertação
e que integra os estudos do Mestrado Profissional em Educação Física Escolar em Rede
(PROEF), programa de pós-graduação stricto sensu sediado na Universidade Estadual Paulista
Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Presidente Prudente) e com polo na Faculdade de Educação
Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB). O estudo tematizou o programa Educação com
Movimento (PECM), iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
(SEEDF) que tem procurado inserir nas escolas de crianças pequenas – Educação Infantil e
anos iniciais do ensino fundamental – o trabalho pedagógico de professores de educação física
por meio de um esforço interdisciplinar configurado por sua integração ao trabalho coletivo
junto ao professor de atividades da rede pública. Defende-se que o trabalho integrado e
interdisciplinar trata-se de uma política que visa qualificar a educação pública do Distrito
Federal. Assim, o estudo procurou analisar uma experiência na escola construída à luz das
orientações pedagógicas do PECM na Educação Infantil, com ênfase nas ações integradas e
interdisciplinares. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi orientada por uma abordagem
qualitativa de acordo com os princípios da pesquisa pedagógica. Os dados foram produzidos a
partir de três instrumentos: a) ―questionário‖, tendo em vista a necessidade de contextualizar e
traçar um diagnóstico dos professores da escola envolvidos com o PECM; b) ―grupo de
formação‖, constituído por diário de campo, relatos escritos, gravação de relatos orais e
imagens, o que resultou em descrições consubstanciadas das experiências coletivas dos
professores no âmbito dos estudos, dos planejamentos e das ações pedagógicas no interior do
PECM, c) ―observações diretas‖, ocorridas durante o acompanhamento da regência de
professores em ações pedagógicas com as crianças. Os resultados se desdobram em três
categorias orientadoras dos dados produzidos em articulação à literatura referenciada da
Educação Física e da Educação: a) a ―formação de professores‖, condição sine qua non para o
desenvolvimento do PECM, deve ser construída por meio de trabalho coletivo e que parte
inicialmente em considerar o acervo de saberes que os professores já possuem em face as
suas experiências na escola. Observa-se que é necessária a qualificação do espaço/tempo de
formação continuada dos professores, sobretudo quanto às perspectivas e princípios
pedagógicos que destaquem a interdisciplinaridade, a contextualização e a integração; b) a
―interdisciplinaridade por meio de metodologia de projetos‖ é reveladora do potencial
pedagógico da inserção do professor de educação física na Educação Infantil, condicionado a
um projeto genuinamente elaborado de forma coletiva e interdisciplinar, equalizando os
compromissos pedagógicos – por meio do planejamento – com um tema gerador e permitindo
tanto à educação física quanto ao professor de atividades explorar conhecimentos específicos
de suas áreas; c) a ―literatura infantil como recurso para a interdisciplinaridade‖ é a expressão
do trabalho coletivo produzido durante a pesquisa no processo de planejamento do trabalho
pedagógico. Portanto, é resultado de processo criativo dos professores envolvidos no estudo,
sobretudo na associação do PECM com outro projeto em vigor na SEEDF, a chamada
―Plenarinha‖. A literatura infantil contribuiu para a dimensão interdisciplinar das ações
verificadas durante esta experiência, sobretudo por sua expressão de educação estética mais
sensível ao contexto de crianças pequenas, embora esta não seja a única possibilidade de
trabalho interdisciplinar possível no desenvolvimento do PECM. Espera-se que o estudo seja
uma contribuição frente às primeiras experiências pedagógicas do PECM no âmbito da
Educação Infantil, etapa da educação básica na qual a educação física é uma área ainda
emergente na escola pública. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Brincadeiras e histórias na educação infantil : ações pedagógicas integradas e interdisciplinares no programa “Educação com Movimento” do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Educação com Movimento (PECM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - prática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study consists of a research report, prepared in a thesis format and which integrates the
studies of the Professional Master’s Degree in Network School Physical Education (PROEF), a
graduate program stricto sensu based at the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
Filho (UNESP-Presidente Prudente) and with a hub at the School of Physical Education of
Universidade de Brasília (FEF/UnB). The study addressed the Education with Movement
Program (PECM), an initiative of the Secretary of State for Education of the Federal District
(SEEDF) that has sought to insert into the schools of young children — early years of
elementary school — the pedagogical work of physical education teachers through an
interdisciplinary effort shaped by their integration into collective work with the teacher of public
network activities. We argue that integrated and interdisciplinary work is a policy that aims to
qualify public education in the Federal District. Thus, the study analyzed an experience in the
school constructed in the light of the pedagogical orientations of PECM in early childhood
education, with emphasis on integrated and interdisciplinary activities. From the methodological
point of view, the research was guided by a qualitative approach according to the principles of
pedagogical research. Data were produced from three instruments: a) ―questionnaire,‖ aiming at
the need to contextualize and trace a diagnosis of the school teachers involved with PECM; b)
―training group,‖ consisting of field diary, written reports, recording of oral reports and images,
which resulted in consubstantiated descriptions of the collective experiences of teachers in the
context of studies, planning and actions within PECM, c) ―direct observations,‖ which occurred
during the follow-up of teachers’ conducting in pedagogical activities with children. The results
unfold into three guiding categories of the data produced with the literature referenced in
Physical Education and Education: a) ―teacher training,‖ a condition sine qua non for the
development of PECM, should be developed through a collective work that initially starts to
consider the collection of knowledge that teachers already have in view of their experiences in
school. We observed that it is necessary to qualify the space/time of continuing training for
teachers, especially regarding the perspectives and pedagogical principles that highlight
interdisciplinarity, contextualization and integration; b) the ―interdisciplinarity through project
methodology‖ reveals the pedagogical potential of the insertion of the physical education
teacher in early childhood education, conditioned on a project genuinely elaborated in a
collective and interdisciplinary way, equalizing pedagogical commitments — through planning
— with a generating theme and allowing both physical education and the teacher of activities to
explore specific knowledge of their areas; c) the ―children’s literature as a resource for
interdisciplinarity‖ is the expression of the collective work produced during the research in the
process of planning pedagogical work. Therefore, it is the result of the creative process of the
teachers involved in the study, especially in the association of PECM with another project in
force at SEEDF, the so-called Plenarinha. Children’s literature has contributed to the
interdisciplinary dimension of the activities verified during this experience, especially for its
expression of aesthetic education more sensitive to the context of young children, although this
is not the only possibility of interdisciplinary work in the development of PECM. The study is
expected to contribute to the first pedagogical experiences of PECM in the field of early
childhood education, a stage of basic education in which physical education is an area still
emerging in public schools. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|