Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Peixoto, Elane Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Claudio Francisco Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T11:12:11Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T11:12:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claudio Francisco Ferreira da. Arquitetura e iconografia no Oduduwa templo dos orixás (Mongaguá – tempo presente). 2019. 367 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38996 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem por objeto de estudo o templo Oduduwa, situado em Mongaguá – SP, sua
arquitetura e iconografia. Discute a arquitetura e o conjunto escultórico desse templo, criado pelo
nigeriano Bàbálórìsà Adesiná Síkírù Sàlámì, o Babá King, com o intuito de apresentar o culto dos
Orixás da forma como atualmente é realizado em seu país de origem, na sua concepção iorubá.
Destacamos que esse culto é raro no Brasil e que o templo em questão ainda conta com a
presença de seu sacerdote fundador, cujo testemunho é imprescindível para a compreensão do
âmbito sagrado. O problema de pesquisa centrou-se em duas questões pautadas pelo estudo
iconográfico tanto do espaço do templo quando das representações dos Orixás que animam
suas paredes e colunas. Metodologicamente, construímos um arcabouço a partir de estudos
consagrados dos terreiros de Candomblé para as análises empreendidas do espaço do templo
e para o reconhecimento das representações dos Orixás presentes no Oduduwa, visando
apresentar seus conteúdos simbólicos e míticos aos não iniciados. O trabalho encontra-se
estruturado em quatro capítulos: o primeiro capítulo desenvolve, cronologicamente, um
panorama histórico sobre a produção a respeito da arte negra no Brasil; o capítulo 2 apresenta
os iorubás e o sacerdote Babá King; o capítulo 3 dedica-se à leitura de textos que mencionam
os espaços erigidos de candomblé no Brasil de tradição Kétu, chegando ao Oduduwa Templo
dos Orixás; e o capítulo 4 realiza uma leitura e uma análise iconográfica e iconológica de
algumas imagens do Oduduwa. A pesquisa pretende acrescentar um ponto aos estudos sobre
arquitetura sacra de origem africana e sua produção iconográfica. Expressa ainda suas
impressões sobre os segredos e a magia ancestrais instaurados nesses espaços, cuja produção
é muito vasta para ser esgotada por este trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arquitetura e iconografia no Oduduwa templo dos orixás (Mongaguá – tempo presente) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iconografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Templos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orixás | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iorubá (Povo africano) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aims to study the Oduduwa temple, located in Mongaguá - SP, considering both
architecture and iconography. We seek to discuss the architecture and the sculptural ensemble
of this temple, created by the Nigerian Bàbálórìsà Adesiná Síkírù Sàlámì, the Babá King, in order
to present the worship of the Orixás in the way that is currently performed in their country of origin
in its Yoruba conception. We emphasize that this cult is rare in Brazil and that the temple in
question still counts on the presence of its founding priest, whose testimony is essential for the
understanding of the sacred area.The research problem focused on two questions guided by the
iconographic study of both the temple space and the representations of the Orixás that animate
its walls and columns. Methodologically, we built a framework, based on established studies of
Candomblé terreiros, for the analyzes undertaken of the temple space. For the recognition of the
representations of the Orixás present in Oduduwa, we resort to iconographic / iconological
studies, systematizing a legibility path for them, aiming to present their symbolic and mythical
contents to the uninitiated. The work is structured in four chapters: the first chapter chronologically
develops a historical panorama on the production of black art in Brazil; chapter 2 introduces the
Yoruba and the priest Babá King develops; chapter 3 is dedicated to the reading of texts that
mention the candomblé erected spaces in Brazil of the Kétu tradition, reaching the Oduduwa
Templo dos Orixás; chapter 4, we carried out an iconographic and iconological reading and
analysis of some images of Oduduwa. We intend, in this study and research, to add a point in thestudies on sacred architecture of African origin and that of its iconographic production. We
express our impressions of the ancestral secrets and magic established in these spaces whose
production is too vast to be exhausted by this work. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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