Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38993
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_TheócritoPereiraCheibub.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes
Autor(es): Cheibub, Theocrito Pereira
Orientador(es): Miranda, Luiz Carlos
Assunto: Contabilidade - estudo e ensino
Perfil profissional
Currículo educacional
Atuação profissional
Data de publicação: 6-Jul-2020
Referência: CHEIBUB, Theocrito Pereira. Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis: Uma análise de grades curriculares recentes. 2003. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003.
Resumo: Há muito, já havia sido constatado que o ensino da Contabilidade não mais atendia às exigências decorrentes da evolução do seu ambiente de atuação. Muitos esforços foram desenvolvidos visando equacionar o problema e indicar soluções. Aqui são mencionados alguns desses esforços que, também, foram utilizados para orientar os propósitos desta dissertação. Em síntese, tais propósitos consistem em evidenciar aspectos significativos relacionados com grades curriculares dos cursos nacionais de Ciências Contábeis e emitir inferências a respeito. Assim, a seqüência bibliográfica deste trabalho consistiu em: evidenciar a defasagem entre o ensino e a prática profissional da Contabilidade; identificar aspectos pertinentes do mercado de trabalho e o que esse mercado requer do contador; delinear o perfil desejável para o contador; e identificar metodologias/práticas de ensino e estruturas (grades) curriculares adequadas à formação de contadores com o perfil requerido pelo atual ambiente profissional. Diante da impossibilidade de concentrar a pesquisa sobre projetos pedagógicos em poder do Ministério da Educação, recorreu-se aos meios eletrônicos a fim de coletar grades curriculares, indispensáveis à execução deste trabalho. A partir dessas grades curriculares, foi estruturado um banco de dados e, deste, foram derivadas três composições a serem investigadas. Quanto à primeira composição, foram investigadas diferenças e semelhanças, por grupos de disciplinas, em relação a três segmentos distintos (região geográfica, localização e tipo de administração/propriedade) e segundo três óticas diferentes (carga horária, quantidade e período), relativamente às disciplinas oferecidas. No que concerne à segunda composição (“ENFASES”), investigou-se possível importância (carga horária) conferida a diversas áreas de formação do contador. Finalmente, com base numa visão da International Federation of Accountants - IFAC, estruturou-se uma terceira composição segundo a qual foi investigado, ao nível daqueles segmentos, como os contadores estão sendo capacitados, no que concerne aos ATRIBUTOS necessários à sua qualificação profissional.
Abstract: Since long ago, it had already been evidenced that the Accounting teaching does not meet any more the current requirements from the evolution of its activity area. Many efforts were developed aiming to solve that problem and indicate solutions. Here are mentioned some of those efforts that also were used in guiding the purposes of this dissertation. In short, such purposes consist in making evident significant features related with the curricular grading of Brazilian Accounting Science courses, and in emitting inferences concerning this issue. Therefore, the bibliographical sequence of this work consisted in: evidencing the time lag between the Accounting teaching and professional practicing; identifying pertinent aspects of job market and market requirements for accountants; delineating the desirable profile for accountants; and identifying teaching methodologies/practices and adequate curricular structures (grating) for the graduation of accountants with the profile required by the current professional environment. Due to the impossibility of focusing such research on pedagogic projects under the Ministry of Education, it was utilized electronic resources to collect curricular gratings, which were essentials to accomplish this work. Starting from those curricular grating, a database was structured and from this, three compositions were derived to be investigated. With regard to the first composition, differences and similarities were investigated, by groups of disciplines, in concern to three different segments (geographical area, location and administration/purport types) and according three different views (hourly load, amount and period), relatively to the offered disciplines. With regard to the second composition ("EMPHASES”), the probable significance (hourly load) granted to several areas for the accountant graduation was investigated. Finally, based on a vision of International Federation of Accountants-IFAC, a third composition was structured, and upon that, it was investigated, at the level of those segments, how the accountants are being graduated in relation to the indispensable ATTRIBUTES for their professional qualification.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.