Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Manchola Castillo, Camilo Hernán | - |
dc.contributor.author | Lima, Meiriany Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T15:21:40Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T15:21:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Meiriany Arruda. Bioética de intervenção e cuidados paliativos: a libertação como ferramenta moral. 2020. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38804 | - |
dc.description.abstract | A filosofia paliativista remete a antiguidade período em que era comum o cuidar dos
doentes e moribundos em monastérios e hospedarias. À época era dispensado um cuidado integral,
que começava no acolhimento, passava pela proteção e promoção do alívio das dores físicas e,
buscava também a cura para alma centralizando o indivíduo dentro de um cuidado humanizado. Ou
seja, diferente da visão contemporânea sobre o processo morrer e sobre o cuidar, em que a prática
da obstinação terapêutica é corriqueira, a morte tornou-se um desafio a ser vencido e os cuidados
paliativos são tidos como prêmio de consolação quando de acordo com a medicina não há mais o
que ser feito, resultado da tecnologização da vida e do cuidar. Aqui é possível observar um
distanciamento da humanização permeado por fatores culturais, sociais, políticos,econômicos e
educacionais. Atentos as necessidades dos excluídos e compelidos por uma construção
epistemológica crítica, reflexiva e antihegemônica surgiram a pedagogia da libertação e a Bioética de
Intervenção.Assim como a filosofia paliativista,ambas propõem a centralização do indivíduo de
maneira humanizada. O objetivo central desta pesquisa é propor uma aproximação entre cuidados
paliativos e Bioética de Intervenção que conduza ao estabelecimento da categoria libertação como
uma ferramenta moral que tanto pacientes e familiares, como profissionais da saúde possam usar
para lidar com as complexas situações colocadas pela expectativa da morte e do morrer. Por tratar-se
de um estudo analítico, reflexivo e crítico foi utilizada a metodologia de estudo qualitativa. Foi
realizada coleta de dados através de entrevistas, observação-participante e diário de campo. Os
dados coletados foram analisados a partir da bioética narrativa de forma narrativa-descritiva. O
resultado aponta para existência do distanciamento entre a teoria e a prática, o despreparo na
prestação do cuidado humanizado, a ausência de transdisciplinaridade entre a equipe
multiprofissional, bem como demonstra que a prática paternalista reforça a relação de opressor e
oprimido, reiterando a vulnerabilidade dos excluídos. A conclusão desta pesquisa demonstra a
necessidade de uma intervenção eficaz que conduza o indivíduo a construção do ser e do outro
resgatando o cuidado solidário, digno e autônomo, através de escolhas morais construídas a partir da
categoria libertação. Tal intervenção somente pode tornar-se factível a partir da proposta da bioética
enquanto ponte entre os saberes vez que se trata de resgatar o indivíduo para a centralidade dos
cuidados humanizados e não perpetuar a relação fragmentada e dominante. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Bioética de intervenção e cuidados paliativos : a libertação como ferramenta moral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuidados paliativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bioética de Intervenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia da libertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dignidade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The palliative philosophy refers to antiquity, a period when it was common to care for the
sick and dying in monasteries and inns. At that time, comprehensive care was dispensed, which
started with welcoming, went through the protection and promotion of physical pain relief and also
sought healing for the soul, centralizing the individual within a humanized care. In other words,
different from the contemporary view on the dying process and on caring, in which the practice of
therapeutic obstinacy is commonplace, death has become a challenge to be overcome and palliative
care is seen as a consolation prize when according to there is no more medicine to be done, the result
of the technologicalization of life and care. Here it is possible to observe a distance from
humanization, permeated by cultural, social, political, economic and educational factors. Attentive to
the needs of the excluded and compelled by a critical, reflective and anti-hegemonic epistemological
construction, emerged to the pedagogy of liberation and the bioethics of intervention. Just as the
palliative philosophy both proposes the centralization of the individual in a humanized way. The main
objective of this research is to propose an approximation between palliative care and Bioethics of
Intervention that leads to the establishment of the liberation category as a moral tool that both patients
and families, as well as health professionals, can use to deal with the complex situations posed by the
expectation of death and dying. As it is an analytical, reflective, critical study, the qualitative study
methodology was used. Data collection was carried out through interviews, participant observation
and field diary. The collected data were analyzed from the narrative bioethics in a narrative-descriptive
way. The result points to the existence of a gap between theory and practice, unpreparedness in the
provision of humanized care, absence of transdisciplinarity among the multidisciplinary team, as well
as demonstrating that paternalistic practice reinforces the relationship of oppressor and oppressed,
reiterating the vulnerability of the excluded . The conclusion of this research demonstrates the need
for an effective intervention that leads the individual to the construction of being and the other,
rescuing solidary, dignified and autonomous care, through moral choices built from the category of
liberation. Such an intervention can only become feasible from the proposal of bioethics as a bridge
between knowledge since it is about rescuing the individual to the centrality of humanized care and
not perpetuating the fragmented and dominant relationship. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Bioética | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|