Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza Júnior, Celso Vila Nova de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Ronei Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T13:47:40Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T13:47:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-20 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ronei Mendes. Empréstimo consignado no âmbito da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal: características e desafios da educação financeira. 2020. [62] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38749 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A estabilização econômica e inflacionária conquistadas a partir do Plano Real, acrescida
de programas consistentes de geração de emprego e renda, bem como diminuição da
miséria, mudou paradigmas em termos de consumo e acesso ao crédito por parte da
população brasileira. Nessa direção a evolução da regulamentação do setor bancário,
bem como as inovações trazidas por esse segmento, desmistificaram grande parte dos
produtos financeiros e permitiram a criação de soluções mais atrativas para o
consumidor, como o empréstimo consignado. Este, voltado em sua maioria para
servidores públicos e aposentados / pensionistas do INSS, é caracterizado por taxas de
juros acessíveis e prazos de pagamento mais flexíveis, levando seu público-alvo a
considerar com maior simpatia a antecipação de consumos que, de outra forma, seriam
renegados ou adiados. Tal cenário é pano de fundo para o crescimento do empréstimo
consignado de forma consistente desde o início do século XXI. De outra parte, o acesso
ao crédito no Brasil não necessariamente veio acompanhado de educação financeira,
ocasionando, em paralelo, um crescente grau de endividamento e, em última análise,
inadimplência. Nessa perspectiva, o presente estudo quantitativo tem como objetivo
fornecer um panorama do endividamento dos servidores da SEEDF com o uso do
empréstimo consignado no triênio 2016 – 2018, apontando suas características e
segmentações, bem como elencando oportunidades e desafios na implementação de
programas e ações de incentivo à educação financeira e ao uso consciente do crédito.
Diante do estudo de caso, os principais achados dão conta da aparente homogeneidade
na propensão à tomada do crédito consignado entre servidores ativos e inativos, bem
como entre homens e mulheres vinculados ao órgão em questão. Já quanto a evolução
dos montantes consignados, o ano de 2018 mostrou forte queda nos números,
contrariando a curva ascendente continuada dessa modalidade de financiamento desde a
sua primeira regulamentação. Estratificados por categoria funcional, os servidores
docentes aparecem como principal público tomador do empréstimo consignado, com
frequência superior a 80% dos contratos na média do período observado. A partir dessa
análise, e à luz do referencial teórico apresentado, sugere-se como solução para a
disseminação de conceitos de educação financeira e potencialização do uso consciente
do crédito a adoção de capacitações e programas que utilizem novas tecnologias,
principalmente as aderentes aos pilares das fintechs. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Empréstimo consignado no âmbito da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal : características e desafios da educação financeira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Endividamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crédito consignado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The economic and inflationary stabilization achieved since the Real Plan, plus
consistent programs for generating employment and income, as well as reducing
poverty, has changed paradigms in terms of consumption and access to credit by the
Brazilian population. In this direction, the evolution of banking sector regulation, as
well as the innovations brought by this segment, demystified a large part of financial
products and allowed the creation of more attractive solutions for consumers, such as
payroll loans. The latter, mostly aimed at public servants and INSS retirees / pensioners,
is characterized by affordable interest rates and more flexible payment terms, leading its
target audience to consider with greater sympathy the anticipation of consumption that,
otherwise, would be disowned or postponed. Such a scenario has been a backdrop for
the growth of payroll loans consistently since the beginning of the 21st century. On the
other hand, access to credit in Brazil has not necessarily been accompanied by financial
education, causing, in parallel, an increasing degree of indebtedness and, ultimately,
default. In this perspective, the present quantitative study aims to provide an overview
of the indebtedness of SEEDF employees with the use of the payroll loan in the 2016 -
2018 triennium, pointing out its characteristics and segmentations, as well as listing
opportunities and challenges in the implementation of programs and actions of
encouraging financial education and the conscious use of credit. In view of the case
study, the main findings account for the apparent homogeneity in the propensity to take
payroll loans between active and inactive employees, as well as between men and
women linked to the agency in question. As for the evolution of the payroll amounts,
2018 showed a sharp drop in numbers, contrary to the continued upward curve of this
financing modality since its first regulation. Stratified by functional category, the
teaching staff appear as the main public taking the payroll loan, with frequency higher
than 80% of the contracts in the average of the observed period. Based on this analysis,
and in light of the theoretical framework presented, the adoption of training and
programs that use new technologies, especially those adhering to the pillars of fintechs. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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