Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Robson de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T11:52:21Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T11:52:21Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-29 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Robson de Melo. Práticas que legitimam a tradição “roots” no cenário musical do reggae em São Luís do Maranhão: ensaio etnomusicológico a partir do Bar Porto da Gabi. 2019. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38734 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, inserida na Área de Concentração da Etnomusicologia, traz
para o debate o tema do reggae, contextualizada a partir de práticas e espaços
da cultura local e de seus conflitos entre tradição e modernidade. Elege-se como
locus da investigação, a cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão e mais
especificamente, o Bar Porto da Gabi, espaço considerado como um reduto de tradição
para o reggae local. Têm-se como objetivo o de compreender quais são as práticas
que definem o Bar Porto da Gabi como sendo um espaço de tradição no reggae roots
em São Luís, Maranhão. Utiliza-se a abordagem antropológica e como ferramenta a
pesquisa etnográfica. Como resultado, observa-se como elementos de significação das
práticas no contexto: o movimento de luta e resistência, o disco de vinil e o sentimento
de pertencimento ao local e às pessoas que lá se reúnem. O trabalho se enverga e
aponta para um estudo mais cuidadoso sobre a influência da localidade na formação
de tais atores, a trajetória das bandas de reggae do estado e a percepção delas sobre
a história do reggae e suas lutas pessoais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas que legitimam a tradição “roots” no cenário musical do reggae em São Luís do Maranhão : ensaio etnomusicológico a partir do Bar Porto da Gabi | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reggae | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research, inserted in the Ethnomusicology Concentration Area, brings to the
debate the theme of reggae, contextualized from practices and spaces of local culture
and its conflicts between tradition and modernity. Elected as the locus of research, the
city of São Luís, capital of the state of Maranhão and more specifically, the Bar Porto da
Gabi, considered a place of tradition for local reggae. The objective is to understand
what are the practices that define the Bar Porto da Gabi as a space of tradition in
the reggae roots in São Luís, Maranhão. The anthropological approach is used and
ethnographic research as a tool. As a result, it is observed as signifying elements of the
practices in the context: the movement of struggle and resistance, the vinyl disc and the
feeling of belonging to the place and to the people who gather there. The paper focuses
on a more careful study of the influence of locality on the formation of such actors, the
trajectory of the reggae bands of the state and their perception of the history of reggae
and their personal struggles. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|