http://repositorio.unb.br/handle/10482/38731
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_GracieleTalitaDuarte.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A aula ligada com a vida que se vive : o ensino da língua espanhola para crianças em espaços não convencionais |
Autor(es): | Duarte, Graciele Talita |
Orientador(es): | Oliveira, Aline Fonseca de |
Assunto: | Ensino de línguas Língua espanhola - estudo e ensino Espaços não-formais de educação Educação de crianças Língua estrangeira - estudo e ensino |
Data de publicação: | 2-Jul-2020 |
Data de defesa: | 10-Mar-2020 |
Referência: | DUARTE, Graciele Talita. A aula ligada com a vida que se vive: o ensino da língua espanhola para crianças em espaços não convencionais. 2020. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa origina-se de uma experiência prática de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira para crianças entre 8 e 11 anos, em espaços não convencionais (chácara, condomínio, shopping e outros), com base no ensino temático. De acordo com Grande e Consolo (2017) o ensino temático apresenta-se como pertinente para motivar alunos de idades diferentes devido às possibilidades que serão apresentadas ao aprendiz da língua como um meio de comunicação e de interação que proporcionam negociação do sentido real. Foram analisadas as categorias: função, cooperação, negociação e intenção, com vistas a identificar o desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendizes, compreendida a partir da complexidade, bem como saber se é possível perceber o aparecimento da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), construto da Teoria Sociocultural, no tocante às teorias de aprendizagem relacionadas à educação. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois trata da observação, experimentação, simulação de situações do dia a dia, partindo da compreensão que as pessoas constroem no contato com a realidade contemporânea (CHIZZOTI, 2006). Fundamenta-se em duas ações didáticas em espaços não convencionais, a primeira é a ação didática piloto que ocorreu em 2017 em uma chácara no Distrito Federal, e a segunda, a ação didática fundamental em 2018, em um condomínio na cidade de Brasília-DF. Define-se como Estudo de Caso, em virtude de analisar um fenômeno específico, e que segundo Stake (1994) é determinado pelo interesse em casos individuais simples ou complexos. Os instrumentos usados foram: notas de campo, questionário e gravações em áudio. Por fim, os resultados apontam os aspectos positivos, as dificuldades e os desafios para o ensino temático da língua espanhola em espaços não convencionais, sendo possível por meio das análises das categorias, constatar que a proposta didática propiciou espaços favoráveis para o desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendizes. |
Abstract: | This research originates from a practical experience of teaching/learning Spanish as a foreign language for children between 8 and 11 years old, in unconventional spaces (farm, condominium, shopping and others), based on thematic teaching. According to Grande and Consolo (2017) the thematic teaching presents itself as pertinent to motivate students of different ages due to the possibilities that will be presented to the language learner as a means of communication and interaction that provide real sense negotiation. The categories were analyzed: function, cooperation, negotiation and intention, in order to identify the development of the communication skills of apprentices, understood from the complexity, as well as knowing if it is possible to perceive the emergence of the Proximal Development Zone (ZDP), constructed from the Sociocultural Theory, with regard to learning theories related to education.This research is qualitative in nature, since it deals with observation, experimentation, simulation and everyday situations, starting from the understanding that people build in contact with contemporary reality (CHIZZOTI, 2006). It is defined as a Case Study, by virtue of analyzing a specific phenomenon, and that second Stake (1994) is determined by interest in simple or complex individual cases. The instruments used were: field notes, questionnairie and audio recordings. Finally, the results point to the positive aspects, difficulties and challenges for the thematic teaching of the Spanish language in unconventional spaces, and are possible through the analysis of categories, to note that the didactic proposal provided favourable spaces for the development of communicative competence. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.