Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Lima, Paulo Vinícius Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T21:55:39Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T21:55:39Z | - |
dc.date.submitted | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Paulo Vinícius Pereira de. PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018). 2020. 182 f, il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38705 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado foi elaborada no formato multipaper e constituída de três
artigos, cujos objetos de pesquisa referem-se ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
(PISA). O presente estudo intentou analisar os panoramas e métodos dos resultados sobre a área de
conhecimento da Matemática no Distrito Federal nas edições de 2003-2018. O objetivo geral da
dissertação se constituiu em compreender a importância da avaliação do PISA para a aprendizagem em
Matemática, sobre os resultados dos estudantes brasileiros no período de 2003-2018, com ênfase no
Distrito Federal. Para atender o formato multipaper, cada objetivo específico assume o status de
objetivo geral, com seus respectivos objetivos O estudo de abordagem qualitativa de caráter descritivo e
explicativo contou como instrumentos de coleta de dados: a análise documental e a entrevista
semiestruturada. O cenário das pesquisas se constituiu em entrevista com professores que atuam na
área de Matemática, e a mostra investigada compôs-se de 20 professores, atuantes em cinco regionais
de ensino do DF. Ademais, os resultados e as análises revelou que no primeiro paper, as análises sobre
a estrutura do PISA e as concepções que os professores entrevistados apresentam breve conhecimento
sobre as avaliações em larga escala, sobretudo do PISA, reconhecendo-o como importante instrumento
para a reformulação de investimento em políticas públicas educacionais; Em relação ao segundo paper,
os resultados apontam que o desenvolvimento do Brasil ao longo de todas as edições apresenta
resultados insatisfatórios, com poucos avanços, tanto no cenário internacional quanto em comparação
com os países da América Latina.; E, por fim, no terceiro e último paper, as concepções apresentadas
pelos professores em prol dos resultados no DF são animadoras, pois compreende a necessidade de
investimentos na carreira docente e uma proposta diferenciada para se trabalhar com o PISA, o que
dialoga com os resultados brasilienses que estão acima da média nacional. Desse modo, a partir das
investigações propostas nos três artigos, pode-se inferir que esta dissertação apresenta caminhos que
podem ser adotados para repensar o cenário brasileiro no PISA e as maneiras como interpretamos os
dados de Matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | PISA : análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise metodológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resultados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | PISA | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In a multipaper format and consisted of three articles, whose research objects refer to the
International Student Assessment Program (PISA). The present study tried to analyze the panoramas
and methods of the results on the area of knowledge of Mathematics in the Federal District in the 2003-
2018 editions. The general objective of the dissertation was to understand the importance of PISA
assessment for learning in Mathematics, on the results of Brazilian students in the period 2003-2018,
with an emphasis on the Federal District. To meet the multipaper format, each specific objective
assumes the status of general objective, with its respective objectives. The study of qualitative approach
of a descriptive and explanatory character counted as instruments of data collection: the documentary
analysis and the semi-structured interview. The research scenario consisted of an interview with
teachers working in the area of Mathematics, and the investigated sample consisted of 20 teachers,
working in five regional teaching areas in the Federal District. Furthermore, the results and the analyzes
revealed that in the first paper, the analyzes on the structure of PISA and the conceptions that the interviewed teachers present brief knowledge about the evaluations on a large scale, mainly of PISA,
recognizing it as an important instrument for the reformulation investment in educational public policies;
In relation to the second paper, the results show that the development of Brazil throughout all editions
presents unsatisfactory results, with little progress, both in the international scenario and in comparison
with the countries of Latin America. And, finally, in the third and last paper, the conceptions presented by
teachers in favor of results in DF are encouraging, as they understand the need for investments in the
teaching career and a different proposal to work with PISA, which dialogues with the results Brasilians
who are above the national average. Thus, from the investigations proposed in the three articles, it can
be inferred that this dissertation presents ways that can be taken to rethink the Brazilian scenario in
PISA and the ways in which we interpret the mathematical data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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