Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Roque-Specht, Vânia Ferreira | - |
dc.contributor.author | Neves, Nádia Carolina da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T21:20:27Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T21:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Nádia Carolina da Rocha. Percepção do consumidor sobre alimentos funcionais. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38698 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os alimentos funcionais ganharam força diante da preocupação do consumidor em
relação aos bons hábitos alimentares. Preocupações do consumidor ligadas a
alimentos e saúde são características de uma sociedade industrial moderna. A
produção de alimentos na sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pela
crescente complexidade e aumento da cadeia de alimentos, com grande
participação da indústria e ciências no fornecimento de alimentos comparado com o
passado. O mundo está assistindo a grandes mudanças nos hábitos alimentares,
afetado por mudanças sociais, gosto culinário e tecnologia disponível. O objetivo do
estudo foi identificar os fatores que influenciam o consumidor na compra desses
produtos, a definição perante as margens cientificas dos alimentos funcionais e
mostrar qual a visão dos mesmos em relação a esse tipo de alimento, além de tentar
identificar se de fato o consumidor consegue identificar a saudabilidade desses
alimentos ou ingredientes. Os dados foram coletados junto a 111 consumidores do
Distrito Federal e região do entorno de Brasília, declarantes de serem consumidores
dos alimentos referidos, utilizando a plataforma Google Forms como instrumento de
coleta de dados. Dentre os aspectos avaliados os que chamaram mais atenção
foram que 76,58% dos entrevistados eram do sexo masculino esses se mostraram
indiferentes com os benefícios tragos pelo consumo regular desses alimentos, ao
contrário, consumidores do gênero feminino mostram um interesse maior por esse
tipo de alimento, se preocupam mais com a saúde, e podem ser grandes
influenciadores de consumo principalmente em seu meio social e familiar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção do consumidor sobre alimentos funcionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos funcionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - perfil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Functional foods gained strength in the face of consumer concerns about good
eating habits. Consumer concerns about food and health are characteristic of a
modern industrial society. Food production in contemporary Western society is
characterized by increasing complexity and an increase in the food chain, with a
large share of industry and science in the supply of food compared to the past.
The world is witnessing major changes in eating habits, affected by social changes,
culinary tastes and available technology. The objective of the study was to identify
the factors that influence the consumer in the purchase of these products, the
definition in view of the scientific margins of functional foods and to show what they
see in relation to this type of food, in addition to trying to identify whether the
consumer can identify the healthiness of these foods or ingredients. The data were
collected from 111 consumers in the Federal District and the region surrounding
Brasília, who declared themselves to be consumers of the mentioned foods, using
the Google Forms platform as a data collection instrument. Among the aspects
evaluated, the ones that drew the most attention were that 76.58% of the
interviewees were male, they were indifferent with the benefits brought by the regular
consumption of these foods, on the contrary, female consumers show a greater
interest in this type of food, are more concerned with health, and can be major
influencers of consumption mainly in their social and family environment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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