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Título : Práticas cooperativas invisíveis nos processos formativos no ensino superior : o laboratório para além dos equipamentos
Otros títulos : Invisible cooperative practices in formative processes in higher education : the laboratory beyond equipment
Prácticas cooperativas invisibles durante processos formativos en educación superior : el laboratório más allá de los equipamentos
Autor : Tavares, Síntia Pinheiro Gomes
metadata.dc.contributor.email: mailto:sintiapgt@gmai.com
Orientador(es):: Rengifo-Herrera, Francisco José
Assunto:: Aprendizagem cooperativa
Sociologia da ciência
Liderança
Universidade de Brasília
Fecha de publicación : 1-jul-2020
Citación : TAVARES, Síntia Pinheiro Gomes. Práticas cooperativas invisíveis nos processos formativos no ensino superior: o laboratório para além dos equipamentos. 2020. 105 f, il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar de que modo a aprendizagem cooperativa impacta os processos formativos em pesquisa dos indivíduos envolvidos na produção de conhecimento em um laboratório multiusuário da Universidade de Brasília. Neste espaço, alunos em diferentes níveis de formação realizam pesquisas nas duas principais linhas de atuação do laboratório. A rotina nesse ambiente não se resume a teorias, demonstrações práticas e publicações. Ela envolve parcerias, relacionamentos e interações entre alunos, professores e a servidora técnica de laboratório, questões muitas vezes ignoradas nos estudos relacionados às práticas científicas. Para dar conta do dia a dia desse laboratório, foram realizadas observações etnográficas durante seis meses. Neste período foi possível inferir e criar quatro instâncias de relacionamento, denominadas de “mundos”, a saber: Mundo Laboratório, Mundo Formação, Mundo Gestão e Mundo Vida Cotidiana. Tais mundos estão fortemente ancorados em processos cooperativos, com destaque para a iniciativa dos alunos de se organizarem e se ajudarem mutuamente visando alcançar os objetivos da pesquisa. Estes pressupostos relacionam-se à aprendizagem cooperativa, uma das teorias que formam o tripé do referencial teórico deste trabalho, sendo as demais os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e as teorias sobre liderança. Desde o início, o foco não estava no espaço físico, mas nas práticas, significados e ações desenvolvidos pelos coletivos engajados na produção de conhecimento. Assim, foi possível identificar que prevalecem no laboratório processos relacionais e afetivos que favorecem a aprendizagem entre pares, resultando no sucesso acadêmico dos alunos.
Abstract: This master’s thesis aims to describe and analyze how Cooperative Learning impacts the research training processes of individuals involved in the production of knowledge in a multi-user laboratory at a Brazilian university (Universidade de Brasília). In this space, students at different levels of education conduct research in the two main lines of action at the laboratory. The routine in this environment is not limited to theories, practical demonstrations and publications. It involves partnerships, relationships and interactions between students, teachers and the lab technician. These participants are almost always ignored in studies related to scientific practices. Ethnographic observations were carried out for six months to account for the customary life in the laboratory. In this period it was possible to infer and create four instances of relationship, called “worlds”, namely: Laboratory World, Training World, Management World and Daily Life World. Such worlds are strongly anchored in cooperative processes, with emphasis on the students' initiative to organize and help each other in order to achieve their research objectives. These assumptions are related to Cooperative Learning, one of the theories that form the tripod of the theoretical framework of this thesis, the others being the Social Studies of Science and Technology and the theories about leadership. From the beginning, the focus was not on physical space, but on practices, meanings and actions developed by collectives engaged in the production of knowledge. Thus, it was possible to identify that relational and affective processes prevail in the laboratory, favoring learning among peers and resulting in students' academic success.
Resumen: El presente documento tiene como objetivo describir y analizar la forma como el aprendizaje cooperativo impacta en los procesos de formación en investigación de individuos involucrados en la producción de conocimiento en un laboratorio multiusuario de la Universidad de Brasilia. En dicho contexto, los alumnos de diferentes niveles de formación realizan investigaciones en dos líneas de pesquisa principales para este laboratorio. La rutina de este contexto no se resume apenas a teorías, demostraciones prácticas y publicaciones, ya que también involucra compañerismo, relacionamientos y interacciones entre alumnos, profesores y la servidora técnica del laboratorio. Aspectos estos que, en ocasiones, son ignorados en los estudios sobre prácticas científicas. Para dar cuenta de las actividades cotidianas en este laboratorio se realizaron observaciones etnográficas durante un periodo de seis meses. Durante ese tiempo fue posible inferir y crear cuatro instancias sobre las cuales gira la actividad en el laboratorio y que fueron denominadas como Mundos: Mundo Laboratorio; Mundo Formación; Mundo Gestión y Mundo Vida Cotidiana. Dichos mundos están ligados de manera muy fuerte con procesos cooperativos, destacando las iniciativas de los alumnos para organizarse y ayudarse mutuamente para alcanzar los objetivos de sus investigaciones. Estos presupuestos se relacionan con el aprendizaje cooperativo, una de las teorías que forma el trípode del referencial teórico de esta investigación. Los otros dos puntos son los Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología y las Teorías sobre el Liderazgo. Desde el comienzo de este trabajo el foco se concentró en las prácticas, significaciones y acciones producidas por el colectivo de participantes y no apenas en el espacio físico. De esta forma fue posible identificar que en el Laboratorio prevalecen procesos relacionales y afectivos que favorecen el aprendizaje entre pares, lo que conlleva al cumplimiento de metas educativas en los alumnos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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