Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Granemann, Sérgio Ronaldo | - |
dc.contributor.author | Eberhardt, Isaque Daniel Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T11:22:45Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T11:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-12 | - |
dc.identifier.citation | EBERHARDT, Isaque Daniel Rocha. Metodologia de definição de rede de suprimentos para armazenagem de commodities agrícolas. 2020. xiv, 91 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38599 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A agricultura brasileira está entre as mais importantes do planeta, ocupando posição de destaque na
exportação das commodities agrícolas de grãos como soja e milho. O fato das áreas de produção
serem distantes dos portos e a sua velocidade de expansão territorial ser maior que a velocidade de
instalação de novas estruturas de movimentação e armazenagem, emergem impactos negativos no
sistema logístico. A ausência de um sistema logístico eficiente e com capacidade de armazenagem
suficiente para todo o volume de colheita força os agricultores a venderem suas colheitas
imediatamente, provocando uma redução de preços das commodities por excesso de oferta e a
venda em um momento de preços em queda. Diante deste cenário, o presente estudo tem por
objetivo principal desenvolver uma metodologia para definição de rede de suprimentos para
armazenagem e escoamento de commodities agrícolas. Para alcançar tais objetivos foi desenvolvida
uma metodologia composta de sete passos metodológicos que abrangem as etapas de execução da
metodologia segundo um conjunto de restrições de definições teóricas para a aplicação do mesmo.
De modo a validar a metodologia foi realizado um estudo de caso em que foram utilizados os mapas
de estimativas das safras de soja e de milho do município de Nova Ubiratã no Estado do Mato Grosso
– MT para determinar a configuração da rede suprimentos para o município que supra o déficit de
capacidade estática por armazenagem para a safra 2017/2018 e que minimize o custo total da rede
de suprimento. Para esse estudo de caso foram usados mapas da infraestrutura logística envolvida
(rodovias e de armazenagem) para o escoamento destas safras, rede de suprimento e de localização
p-mediana, linguagens de programação R e Python, e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
Os resultados mostraram que a rede de suprimento com menor custo de transporte e armazenagem
fora aquela que utilizou unidades de armazenamento de 162 mil toneladas de capacidade e com
cobertura da produção de 120%. A metodologia possibilitou analisar a rede de suprimento atual sob a
ótica de oferta-demanda e calcular as localizações e o número de instalações de facilidades logísticas
necessárias para suprir o déficit da região do estudo de caso. Ademais, a metodologia demonstrou
capacidade de tratar problemas de localização e otimização da rede de suprimentos em escala
regional com agilidade e a eficiência preconizada. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologia de definição de rede de suprimentos para armazenagem de commodities agrícolas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Commodities | pt_BR |
dc.subject.keyword | Armazenamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agricultura - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Brazilian agriculture is one of the most important on the planet, with a prominent position in the
agricultural commodities export of soybeans and corn. As the crop production areas are far from the
ports and the speed of territorial expansion is greater than the speed of installation of new storage
structures, important negative impacts on the logistics system emerge. The absence of an efficient
logistical system with enough storage capacity for the entire harvest season forces farmers to sell their
crops immediately after the harvest, causing a reduction in commodity prices due to oversupply and
with sales at a time of falling prices. In this scenario, the main objective of this thesis was to develop a
methodology for defining the supply network for the storage and flow of agricultural commodities. To
achieve those objectives, the methodology developed consist of seven methodological steps that
encompass the stages of the modeling execution according to a set of restrictions and definitions for
its application. In order to validate the methodology, a study case was carried out using crop
estimatives maps for soybean and corn in the municipality of Nova Ubiratã in the State of Mato Grosso
– MT, Brazil. This maps to determine the configuration of the supply network for the municipality that
overcomes the shortage of static storage capacity for the harvest of 2017/2018 and minimizes the total
cost of the supply chain. For this case study, maps of the logistics infrastructure involved (highways
and storage) were used for the flow of these crops, network model and p-median location,
programming languages R and Python, and Geographic Information Systems (GIS). The results
showed that the supply network with the lowest transport and storage cost was that one with storage
units of 162 thousand tons of capacity and with production coverage of 120%. The model made it
possible to analyze the current supply network from the perspective of supply-demand and calculate
the locations and the number of logistical facilities necessary to supply the deficit of the region of the
study case. In addition, the methodology demonstrated the ability to address problems of localization
and optimization of the supply network on a regional scale with agility and the expected efficiency. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|