Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Câmara, Rogério José | - |
dc.contributor.author | Teles, Larissa de La-Roque Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T21:41:19Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T21:41:19Z | - |
dc.date.submitted | 2019-08-16 | - |
dc.identifier.citation | TELES, Larissa de La-Roque Corrêa. Igarapé das almas: uma cartografia da avenida Visconde de Sousa Franco, Belém – PA. 2019. ix, 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38575 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O espaço urbano é composto por diversos elementos que expressam o seu
contexto. A presente pesquisa apresenta a forma como o espaço da Avenida
Visconde de Sousa Franco, em Belém do Pará, se desenvolveu em detrimento às
transformações do igarapé das Almas e das intervenções realizadas no local.
A partir da análise do espaço através dos usos atribuídos a ele, encontram-se os
significados existentes hoje na Avenida, que provoca uma reflexão a respeito do
processo de urbanização, pela introdução da técnica de canalização no igarapé.
Trata-se da discussão que permeia os propósitos pelos quais a natureza é
modificada para receber uma infraestrutura urbana.
Para a contextualização do espaço foi necessário realizar levantamentos
bibliográficos e documental, e entrevistas com agentes pontuais para entender
como se processou a transformação do espaço. Foram analisados os registros
fotográficos dos elementos que compõe a Avenida e os resultados de questionários
aplicados aos frequentadores locais, para a identificação dos principais usos e
signos existente.
Concluímos, nesta pesquisa, que a Avenida foi estruturada sob ações estratégicas,
provenientes do poder público e instituições, conforme interesses que não
consideravam as origens naturais do local e que geraram problemas sociais e
ambientais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Igarapé das almas : uma cartografia da avenida Visconde de Sousa Franco, Belém – PA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Belém | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Técnica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Igarapé | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The urban space is composed of several elements that express its context. This
research presents how the space of Avenida Visconde de Sousa Franco in Belém
of Pará developed to the detriment of the transformations of the Igarapé das Almas
and the interventions carried out on the site.
From the analysis of space through the uses attributed to it, we find the meanings
that exist today in Avenida, which provokes a reflection about the process of
urbanization, by the introduction of the channeling technique in the igarapé. It is the
discussion that permeates the purposes for which nature is modified to receive
urban infrastructure.
For the contextualization of space, it was necessary to carry out bibliographical and
documentary surveys, and interviews with punctual agents to understand how the
transformation of space took place. The photographic records of the elements that
make up the avenue were analyzed, and the results of questionnaires applied to
local visitors, to identify the main existing uses and signs.
We concluded, in this research that the Avenue was structured under strategic
actions, coming from the government and institutions, according to interests that did
not consider the natural origins of the place and which generated social and
environmental problems. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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