Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Evangelista Junior, Francisco | - |
dc.contributor.author | Braz, Daniel Higor Leite | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T14:24:13Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T14:24:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.citation | BRAZ, Daniel Higor Leite. Avaliação das normas correntes diante das incertezas dos parâmetros de projeto: estudo da norma de pontes de concreto armado. 2019. xv, 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38501 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma metodologia para análise da adequação de projetos diante das
incertezas e variabilidades dos seus parâmetros influentes. A metodologia é aplicada no estudo
da carga móvel normativa e na verificação da fadiga das armaduras de flexão de seis modelos
de pontes, através de simulações de Monte Carlo (MCS). Os resultados são um indicativo
adicional para a inadequação do trem-tipo normativo nacional em face do tráfego extrapolado,
com base nos momentos fletores últimos gerados. Indicam também que as normas atuais usadas
nos projetos de pontes não compreendem suficientemente as variabilidades dos parâmetros
geométricos e das propriedades dos materiais. Dessa forma, estimulam-se melhores práticas
executivas, controle tecnológico dos materiais e fiscalização quanto ao peso dos veículos em
nossas rodovias. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação das normas correntes diante das incertezas dos parâmetros de projeto : estudo da norma de pontes de concreto armado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de adequação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pontes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fadiga | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research proposes a methodology to analyze the adequacy of the designs in face of the
uncertainties and variabilities of their influence parameters. The methodology is applied in the
study of the standardized load model and in the fatigue verification of the reinforcements of six
bridge models, through Monte Carlo simulations (MCS). The results are an additional indication
to the inadequacy of the national design vehicle in face of the extrapolated traffic, based on the
generated ultimate bending moments. They also indicate that the current standards used on the
bridges’ design do not sufficiently comprehend the variabilities of the geometric parameters and
materials’ properties. Thus to better execution practices, technical control of the materials and
monitoring of vehicles’ weights on our roadways are encouraged. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|