http://repositorio.unb.br/handle/10482/38501
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_DanielHigorLeiteBraz.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Avaliação das normas correntes diante das incertezas dos parâmetros de projeto : estudo da norma de pontes de concreto armado |
Autor : | Braz, Daniel Higor Leite |
Orientador(es):: | Evangelista Junior, Francisco |
Assunto:: | Análise de adequação Projeto Pontes Fadiga |
Fecha de publicación : | 30-jun-2020 |
Data de defesa:: | 6-dic-2019 |
Citación : | BRAZ, Daniel Higor Leite. Avaliação das normas correntes diante das incertezas dos parâmetros de projeto: estudo da norma de pontes de concreto armado. 2019. xv, 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | O presente trabalho propõe uma metodologia para análise da adequação de projetos diante das incertezas e variabilidades dos seus parâmetros influentes. A metodologia é aplicada no estudo da carga móvel normativa e na verificação da fadiga das armaduras de flexão de seis modelos de pontes, através de simulações de Monte Carlo (MCS). Os resultados são um indicativo adicional para a inadequação do trem-tipo normativo nacional em face do tráfego extrapolado, com base nos momentos fletores últimos gerados. Indicam também que as normas atuais usadas nos projetos de pontes não compreendem suficientemente as variabilidades dos parâmetros geométricos e das propriedades dos materiais. Dessa forma, estimulam-se melhores práticas executivas, controle tecnológico dos materiais e fiscalização quanto ao peso dos veículos em nossas rodovias. |
Abstract: | This research proposes a methodology to analyze the adequacy of the designs in face of the uncertainties and variabilities of their influence parameters. The methodology is applied in the study of the standardized load model and in the fatigue verification of the reinforcements of six bridge models, through Monte Carlo simulations (MCS). The results are an additional indication to the inadequacy of the national design vehicle in face of the extrapolated traffic, based on the generated ultimate bending moments. They also indicate that the current standards used on the bridges’ design do not sufficiently comprehend the variabilities of the geometric parameters and materials’ properties. Thus to better execution practices, technical control of the materials and monitoring of vehicles’ weights on our roadways are encouraged. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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