Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Farias, Ricardo Chaves de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T13:53:21Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T13:53:21Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Ricardo Chaves de. Trabalho de campo em unidade territorial de aprendizagem: possibilidade para o ensino de cidade na geografia escolar. 2019. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38488 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aprender geografia na escola significa, para boa parte dos estudantes, estudar informações geográficas em uma disciplina amparada pela memorização de nomes de lugares e fenômenos naturais. Para modificar esse quadro, os professores da disciplina precisam repensar constantemente os modos de condução das aulas para a construção dos conhecimentos geográficos por parte dos alunos. Entre diversos caminhos para alcançar sucesso, o trabalho de campo se configura como prática comum entre professores e escolares. Não obstante, ainda é comum associar essa prática a atividades de recreação e lazer, o que demonstra ser um erro, uma vez que esta requer embasamento teórico e rigor metodológico. Sobre esse contexto, o presente estudo destaca a importância da realização de um trabalho de campo na formação de estudantes do ensino fundamental – anos finais, uma vez que a atividade possibilita vivenciar e compreender a dinamicidade dos fenômenos geográficos presentes no espaço cotidiano. A Geografia enquanto disciplina escolar contribui para a formação cidadã, compreensão do mundo, bem como para a leitura das contradições presentes no espaço. Para essa finalidade, a cidade se apresenta como lugar privilegiado, uma vez que possui modo de vida próprio, se configura como espacialidade dos estudantes e pode ser analisada a partir da paisagem e do lugar. Diante disso, o objetivo geral desse trabalho foi analisar as contribuições do trabalho de campo no processo de formação do conceito de cidade pelos estudantes, tendo como base de estudo a unidade territorial de aprendizagem localizada na Região Administrativa de Águas Claras, no Distrito Federal.
Sustentada em quatro eixos teóricos, a saber, Geografia Escolar, Trabalho de Campo, Unidade Territorial de Aprendizagem e Cidade, a pesquisa de natureza qualitativa, partiu de pesquisa bibliográfica com teorizações que versam sobre trabalho de campo e ensino de Geografia, complementada com os estudos sobre o ensino de cidade, além do desenvolvimento de um trabalho de campo processual dividido em três etapas que proporcionaram a problematização, sistematização e síntese dos conhecimentos voltados à construção do conceito de cidade. Assim, a pesquisa constatou que o trabalho de campo, quando bem realizado em suas dimensões teóricas e pedagógicas, facilita e torna significativa a aprendizagem geográfica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trabalho de campo em unidade territorial de aprendizagem: possibilidade para o ensino de cidade na geografia escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de cidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho de campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade territorial de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Águas Claras (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Learning geography at school means, for most students, studying geographic information in a discipline supported by the memorization of place names and natural phenomena. To change this picture, the teachers of the subject need to constantly rethink the ways of conducting classes for the construction of
geographic knowledge by students. Among several ways to achieve success, fieldwork is a common practice among teachers and students. Nevertheless, it is still common to associate this practice with recreation and leisure activities, which proves to be a mistake, since it requires theoretical grounding and methodological rigor. In this context, the present study highlights the importance of carrying out
fieldwork in the education of elementary school students - final years, since the activity enables to experience and understand the dynamics of geographical phenomena present in everyday space. Geography as a school discipline contributes to citizen formation, understanding of the world, as well as to the reading of the contradictions present in space. For this purpose, the city presents itself as a privileged place, since it has its own way of life, it is configured as students' spatiality and can be analyzed from the landscape and the place. Given this, the general objective of this work was to analyze the contributions of fieldwork in the process of formation of the concept of city by students, based on the
territorial learning unit located in the Administrative Region of Águas Claras, in the Federal District. Based on four theoretical axes, namely, School Geography, Fieldwork, Territorial Unit of Learning and City, the research of qualitative nature, started from bibliographic research with theorizations that deal with fieldwork and teaching of Geography, complemented with the studies. about the teaching of the
city, besides the development of a procedural fieldwork divided in three stages that provided the problematization, systematization and synthesis of the knowledge directed to the construction of the city concept. Thus, the research found that fieldwork, when well done in its theoretical and pedagogical dimensions, facilitates and makes geographic learning significant. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|