Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38472
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MárciaGonçalvesPinheiro.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMukai, Yûki-
dc.contributor.authorPinheiro, Márcia Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-06-30T13:24:20Z-
dc.date.available2020-06-30T13:24:20Z-
dc.date.submitted2019-12-11-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Márcia Gonçalves. Crenças e ações de aprendizes DE LE (INGLÊS) a respeito da aprendizagem por meio de colaboração em rede. 2019. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38472-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca investigar as crenças e ações dos aprendizes sobre a aprendizagem por meio da colaboração em rede. Para tanto, utilizou-se dos princípios da aprendizagem baseada em projetos com mediação da plataforma iEARN. Ademais, investiga essa maneira de adquirir línguas em que o uso das tecnologias digitais está intrínseco. Assim sendo, propõe-se como orientação desta dissertação os seguintes objetivos específicos os quais primeiramente, buscam identificar as crenças dos alunos a respeito da aprendizagem por meio da colaboração em rede e em seguida, compreender quais as relações existentes entre crenças e ações no que concerne à aprendizagem por meio de colaboração em rede. Nesta pesquisa, considera-se haver uma intersecção entre as crenças, as tecnologias digitais e a aprendizagem baseada em projetos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de línguas na área da Linguística Aplicada. Dessa forma, a fundamentação teórica tem como eixo orientador no que concerne às crenças dos aprendizes , Almeida Filho (1993, 2011, 2018), Barcelos (1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Dewey (1916, 1933), Kalaja et al. (2016), Mukai (2014), Pajares (1992); às tecnologias digitais Cope e Kalantzis (2013), Dudeney e Hokcly (2007), Hine (2015), Martins e Moreira (2012), Rojo e Barbosa (2015), Kern e Warschauer (2000) e à aprendizagem baseada em projetos Ausubel (1968), Bender (2012), Prabhu (1987), Vygotsky (1978). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa baseada em Bogdan e Biklen (1994), Chizotti (2006), Denzin e Lincoln (2006), Laville e Dionne (1999), efetivada como um estudo de caso interpretativista (ANDRÉ, 2005; FALTIS, 1997; MERRIAN,1988; STAKE, 1994). A abordagem contextual é a que se baseia para a análise e discussão das crenças dos aprendizes referenciadas por Barcelos (2001). O contexto da presente pesquisa aconteceu em dois Centros Interescolares de Línguas (CIL) públicos do Distrito Federal. A análise e discussão de dados ocorreram a partir de notas de campo, questionários (misto e em escala Likert) e entrevistas (livres e semiestruturadas) aplicados aos aprendizes de inglês dos centros de línguas participantes da presente pesquisa. Foram utilizadas, além de gravações de áudio, fotografias, filmagens de atividades e análise de produção escrita e oral dos estudantes. Em decorrência da análise e discussões de dados, constatou-se uma tendência dos aprendizes no contexto onde a pesquisa ocorreu em prol da aprendizagem por meio da colaboração em rede. No que concerne às relações existentes entre as crenças e ações dos aprendizes verificou-se que há uma interrelação entre elas pela busca da melhoria e compreensão de seus textos antes das postagens.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrenças e ações de aprendizes de LE (inglês) a respeito da aprendizagem por meio de colaboração em redept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua estrangeirapt_BR
dc.subject.keywordTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research presents the beliefs and actions of foreign language learners engaged in online collaboration. Accordingly, project-based learning principles were utilized and mediated through specific tasks undertaken within the iEARN platform. Practices of acquiring languages in which the use of digital technologies is intrinsic were also investigated. Research was aimed at investigating students’ beliefs about online collaboration, seeking to then to investigate the relationships between students’ beliefs and actions. The intersection among beliefs, digital technologies and project-based learning in the field of Applied Linguistics was theorized, investigated and determined. The study regarding beliefs was based on Almeida Filho (1993, 2011, 2018), Barcelos (1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Dewey (1916, 1933), Kalaja et al. (2016), Mukai (2014) and Pajares (1992). In relation to digital technologies, the study based deductive research on the work of Cope & Kalantzis (2013), Dudeney & Hokcly (2007), Hine (2015), Martins & Moreira (2012), Rojo & Barbosa (2015) and Kern & Warschauer (2000). Project-based learning research was based on Ausubel (1968), Bender (2012), Prabhu (1987) and Vygotsky (1978). Qualitative research was guided by Bogdan e Biklen (1994), Chizotti (2006), Denzin & Lincoln (2006), Laville & Dionne (1999); it was materialized as an interpretative case study in (ANDRÉ, 2005, FALTIS 1997, MERRIAN 1988 and STAKE 1994). The Contextual Approach referenced by Barcelos (2001) was used to analyze and discuss data. Research took place in two Public Language Centers in the Federal District. The data instruments used were questionnaires (mixed written and Likert scale) and interviews (open and semi-structured). They were applied to the participants in this research, i.e., students of English language of the two centers mentioned above. Audio and video recordings were utilized as well as photographs to register students actions. Results indicated the tendency of the learners’ beliefs, within the context where this study was developed, to favor online collaboration. Regarding the relationships between learners’ beliefs and actions, analysis indicated interrelation between beliefs and actions when students sought improvements in texts intelligibility to the online community prior to posting.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.