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2009_AdrianadeFreitasBento.pdf812,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
dc.contributor.authorBento, Adriana de Freitas-
dc.date.accessioned2010-03-03T00:28:37Z-
dc.date.available2010-03-03T00:28:37Z-
dc.date.issued2010-03-03-
dc.date.submitted2009-03-19-
dc.identifier.citationBENTO, Adriana de Freitas. As repercussões do Projeto Veredas na formação de professores do município de João Pinheiro de 2002 a 2005. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3841-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.en
dc.description.abstractA formação de professores tem sido um grande desafio para a elaboração das políticas educacionais no país. No bojo das iniciativas voltadas para a formação inicial em serviço de professores, foi concebido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais o Projeto Veredas – Formação Superior de Professores com a finalidade de oferecer habilitação superior aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A presente dissertação tem por objetivo geral compreender como os conhecimentos adquiridos pelas cursistas egressas do Projeto Veredas contribuíram para a prática pedagógica em suas respectivas salas de aula no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), na cidade de João Pinheiro. A pesquisa foi ainda orientada pelos seguintes objetivos específicos: analisar quais as contribuições do Projeto Veredas no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente; analisar o papel da formação inicial em serviço para a melhoria da prática pedagógica em sala de aula; analisar de que forma o Projeto Veredas contribuiu para a vida profissional das cursistas egressas. Essa compreensão foi captada a partir das análises das professoras egressas do curso, a tutora, a diretora do CAIC e o ex-prefeito da cidade de João Pinheiro. A metodologia de pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa por meio do estudo de caso e utilização de procedimentos tais como análise documental, entrevista semiestruturada, questionário e observação participante. Os diálogos entre os aportes teóricos e os achados da pesquisa pautaram-se em três eixos: com base na LDB nº 9.394/96, em Vieira (2000), Libâneo (2003), Santos (2005), Freitas (2002) e Veiga (2001, 2002) que permitiram compreender a política de formação de professores do Projeto Veredas. No eixo seguinte, à luz de Veiga (2001, 2002), Imbernón (2005), Candau (1997, 2003), Tardif (2000,2002), Alarcão (2003, 2004), Miranda e Salgado (2002), Belloni (2001), Preti (2005), Garcia (1999, 2000), buscou-se desenvolver os conceitos da formação inicial em serviço e a distância e as suas repercussões na prática pedagógica. No terceiro eixo, foi abordada a prática pedagógica, Ghedin (2002,2005) Veiga (1999), Pérez Gómez (1992) Gimeno Sacristán (1998), Vázquez (1977), Zeichner (1992, 2002,2005), que possibilitaram uma discussão acerca do “professor reflexivo” e desenvolvimento profissional docente. Os resultados deste estudo revelam que os professores, em sua maioria, apresentaram nas suas práticas aspectos relativos à formação inicial em serviço ministrada no Projeto Veredas. Na percepção dos atores, houve um paradoxo e desafios frente à educação a distância (EaD) prevista no curso. A pesquisa permitiu constatar que os professores fizeram, em sua formação inicial e em serviço, um exercício de reflexão relacionando a sua formação e a sua prática em sala de aula, atendendo ao que fora proposto pelo curso: realizaram a tríade ação-reflexão-ação. Enfim, considerou-se que o Projeto Veredas contribuiu para o desenvolvimento profissional das cursistas egressas, na medida em que foram relatadas mudanças significativas em suas práticas docentes e em suas posturas profissionais. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe teachers formation has been a big defiance to the elaboration of the educational politics of the of the country. Among the actions turned to the initial formation of the teacher’s work, the Veredas Project-Master formation for teachers-was made by the Stade Secretary of Education in Minas Gerais, aiming to offer master habilitation to the teachers of the first series of the fundamental teach. This dissertation has as the general objective to understand how the knowledge, that the coursing of: Veredas Project had that contributed to their pedagogic pratic their respective classrooms, in the Center of Integral Attention to the children and Adolescents – CAIC, in João Pinheiro city. The research was directed by the following especific objectives: analyse the contributions of the Veredas Project to the Center of Integral Attention to the children and Adolescents-CAIC analyse the paper of the initial formation in service to make better the pedagogic practice in classroom; analyse the manner wich the Veredas Project contributed to the professional life of the learners. This comprehension was observed departing from the analyses of the teachers who are coursing Veredas, the tutor, the CAIC director and the ax-prefect of João Pinheiro city. The methodology of the research privileged the qualitative boarding, trough the Study of cases and the use of procediments like the documental analysis, semi-structured interviews questionnaires and participating observation. The dialogues among the teorical apports and the findings of the research was directed in three axle based in LDB number 9394/96, in Vieira (2000), Libâneo (2003), Santos (2005), Freitas (2002) and Veiga (2001, 2002), that permitted to comprehend the politic of the formation of teachers in Veredas Project. In the following axle in the enlightenment of Veiga (2001, 2002), Imbernón (2005), Candau (1991, 2003), Tardif (2000, 2002), Alarcão (2003, 2004), Miranda Salgado (2002), Belloni (2001, Preti (2005), Garcia (1999, 2000), aimed to develop the concepts of the initial formation in service and the distance and it’s repercussions in the pedagogic pratic. In the third axle ,we aborted the pedagogic pratic , Ghedin (2001,2005), Veiga (1999), Pérez Gómez (1992) Gimeno Sacristán (1998), Vasquez (1997), Zeichner (1992, 2002, 2005).Witch presented in their pratics aspects relatives to the initial formation in service ministred by the Veredas Project. In the actors perception, there was a paradox and defiances in the EaD foreseen in the course. The research permitted to verify that the teachers did in their initial formation and in service an exercise of relating their formation an their pratic in classroom, noticing to witch was proposed by the course: they did triad action-reflexion-action. Finally, we considered that the Veredas Project contributed to the docent professional desenvolvement of the coursing, in measure that significative changes in their docent pratics and their professional posture were related.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAs repercussões do Projeto Veredas na formação de professores do município de João Pinheiro de 2002 a 2005en
dc.title.alternativeThe repercussions of the Veredas Project in the formation of the teachers of João Pinheiro town from 2002 to 2005en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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