Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida Filho, José Carlos Paes de | - |
dc.contributor.author | Pontes, Laís Paula Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T13:43:09Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T13:43:09Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Laís Paula Soares. Uma escola comunicativa de línguas: retrato de um fazer orientado por teoria. 2019. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38364 | - |
dc.description.abstract | Dentre as abordagens comunicativa e gramatical no ensino de língua estrangeira, a abordagem
comunicativa destaca-se como uma opção muito eficiente, capaz de possibilitar aos aprendentes
a aquisição de uma nova língua. Este trabalho investiga as práticas do ensino baseadas na
abordagem comunicativa por meio de estudo de caso da Escola Submarino – Imersão em
Língua e Cultura, com o objetivo de compreender a relação entre a teoria e a situação real de
pesquisa. O presente trabalho utilizou observações de aula como instrumento de coleta de dados
para a pesquisa qualitativa, e com o uso de entrevistas e análise de plano de curso, material
didático e avaliação mostrou que a base de apoio do ensino comunicacional reside na rejeição
da predominância e centralidade da gramática na organização do trabalho de ensinar como um
todo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma escola comunicativa de línguas : retrato de um fazer orientado por teoria | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua estrangeira - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua estrangeira | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Among the communicative and grammatical approaches in foreign language teaching, the
communicative approach stands out as a very efficient option, enabling learners to acquire a
new language. This paper investigates the teaching practices based on the communicative
approach through a case study of Escola Submarino – Imersão em Língua e Cultura, in order to
understand the relationship between theory and the actual research situation. The present work
used class observations as a data collection instrument for qualitative research, and the use of
interviews and analysis of syllabus, didactic material and assessment showed that the basis of
communication teaching support lies in the rejection of the predominance and centrality of
grammar in the organization of the job of teaching as a whole. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|