Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Larissa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T13:38:28Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T13:38:28Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Larissa dos Santos. A quem posso contar? As narrativas recepcionadas na Ouvidoria da UnB acerca da temática saúde mental na Instituição. 2019. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38359 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação teve como objetivo geral avaliar as políticas públicas educacionais
desenvolvidas na UnB no que se refere à prevenção e promoção de saúde mental no âmbito da
sua comunidade interna (servidores e discentes), a partir das narrativas recepcionadas pela
Ouvidoria da UnB no período de 2011 a 2018. A pesquisa foi do tipo exploratória e
contemplou a abordagem qualitativa e dialógica. O trabalho teve como desafio a busca pela
compreensão dos relatos falados, silenciados ou silenciosos, provenientes das manifestações
acolhidas na Ouvidoria da Universidade de Brasília, as quais tiveram como eixo a saúde
mental dos sujeitos atendidos. Ação muito tênue, pois implica apreender uma linguagem
muitas vezes contraditória, incoerente e não real ao cotidiano, o que, por vezes, prejudica a
sistemática institucional. Foi necessário estar sensível a essas escutatórias, a partir da
experiência peculiar do indivíduo à realidade que a UnB oferece a ele, enquanto instituição
promotora de participação e controle social mais ativa e menos retórica. Nesta perspectiva,
discutiu-se o papel da educação superior, da Universidade de Brasília, das ouvidorias
universitárias, focada na Ouvidoria da UnB, enquanto espaço de fala do cidadão. Além disso,
conceitua-se a saúde mental e as probabilidades de implementação de ações nessa área como
política pública, centrando-a no âmbito dessa Entidade e tendo como referência os setores
vinculados na questão. Marcado como um tema ainda pouco discutido na literatura
educacional brasileira, especialmente quando situado no âmbito da educação superior e das
ouvidorias, revela-se um assunto complexo, visto que, para a Organização Mundial da Saúde,
não há uma definição única e/ou oficial do que seja saúde mental, pois esta não consiste em
definir e limitar os transtornos mentais existentes, mas apresentar níveis de qualidade de vida
emocional e cognitiva do ser humano a partir de suas próprias vivências. A partir desse
explanação, foi analisado o banco de dados desse setor de escutatória, contendo 8.357
manifestações (base empírica primária), e executadas entrevistas semiestruturadas com os
seguintes gestores: Magnífica Reitora, Decano de Assuntos Comunitários, Ouvidora, Diretor da
DSQVT e Diretora da DASU, acrescida da revisão bibliográfica e de análise documental, que
contempla o anuário estatístico, leis, estatutos, regimentos, resoluções, atos, atas e instruções
normativas pertinentes ao tema. Em seguida, são apresentadas narrativas que consubstanciam
o tema, mediante o olhar do sujeito e a percepção desses gestores. Por sua vez, o desfecho do
trabalho explicita, ainda, o aumento considerável no número de manifestações ligadas à
temática (1.591%, registrado no ano de 2017). Enfatizam-se, por fim, algumas proposições
acerca da questão da saúde mental no contexto da Universidade, no âmbito de sua Ouvidoria. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A quem posso contar ? As narrativas recepcionadas na Ouvidoria da UnB acerca da temática saúde mental na Instituição | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ouvidoria da UnB | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Conceição, Maria Inês Gandolfo | - |
dc.description.abstract1 | This dissertation aimed to evaluate the public educational policies developed at UnB
regarding the prevention and promotion of mental health within its internal community
(servants and students), based on the narratives received by the Ombudsman's Office during
2011 to 2018. The research was exploratory and included the qualitative and dialogical
approach. The work had as a challenge, in the daily deal, the search for the comprehension of
the spoken, silent or silent reports, coming from the manifestations received in the
Ombudsman's Office of the University of Brasilia, which had as their core the mental health
of the subjects attended. Very tenuous action, because it implies apprehending a language
often contradictory, incoherent and not real to everyday life, which sometimes undermines
the institutional system. Thus, it was necessary to be sensitive to these listening, from the
individual's peculiar experience to the reality that UnB offers to him, as an institution
promoting more active and less rhetorical social control and participation. In this perspective,
the role of higher education, the University of Brasilia, the university ombudsman's offices,
focused on the Ombudsman's Ombudsman's Office, as a citizen's speaking space was
discussed. In addition, mental health and the probabilities of implementing actions in this area
as a public policy are conceptualized, centering it within the scope of this Entity and with
reference to the sectors involved in the issue. Marked as a topic still little discussed in the
Brazilian educational literature, especially when situated in the context of higher education
and ombudsmanship, it is a complex subject, since for the World Health Organization there
is no single and / or official definition. than mental health, because it is not to define and limit
existing mental disorders, but to present levels of emotional and cognitive quality of life of
the human being from their own experiences. From this explanation, we analyzed the database
of this listening sector, containing 8,357 manifestations (primary empirical basis), and
conducted semi-structured interviews with the following managers: Magnificent Dean, Dean
of Community Affairs, Listener, Director of DSQVT and Director of DASU, plus the
bibliographic review and document analysis, which includes the statistical yearbook, laws,
statutes, bylaws, resolutions, acts, minutes and normative instructions pertinent to the theme.
Then, narratives are presented that substantiate the theme through the subject's gaze and the
perception of these managers. In turn, the outcome of the work also explains the considerable
increase in the number of manifestations related to the theme (1,591%, recorded in 2017).
Finally, we emphasize some propositions about the issue of mental health in the context of
the University, within the Ombudsman. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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