Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moraes, Raquel de Almeida | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Jennifer de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T13:17:36Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T13:17:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Jennifer de Carvalho. A gestão da educação a distância dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: uma análise comparada dos sentidos e significados da EaD no contexto da educação profissional. 2019. 250 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38352 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese aborda a temática da Educação a Distância (EaD) na educação profissional, tendo
como delimitação do objeto a gestão da EaD nos Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia. A partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético, da abordagem crítica
da educação comparada, da reflexão sobre a educação a distância na Sociedade do
Conhecimento e suas implicações na reconfiguração das demandas de formação para o
trabalho, buscaremos problematizar os seguintes questionamentos: como os Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia realizam a gestão dos cursos a distância,
considerando os marcos regulatórios e as práticas dos sujeitos envolvidos na materialidade
dos cursos ofertados? Quais sentidos e significados da EaD são revelados a partir das
diferentes formas de gestão dos cursos a distância encontradas nos Institutos Federais? Em
que medida os sentidos e significados revelados acerca da EaD indicam as tensões e
contradições da gestão no processo de implantação e operacionalização dos cursos? A partir
dessas indagações, o objetivo geral foi investigar as perspectivas de gestão dos cursos a
distância adotadas por cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia,
considerando os marcos regulatórios, as práticas dos sujeitos envolvidos e a forma como a
EaD é assumida pelos diferentes Institutos, dado que a educação a distância está inserida em
todos os Institutos Federais. Para definição da amostra, foi escolhido um Instituto Federal de
cada região do país. A escolha por região foi definida a partir da comparação das perspectivas
de gestão adotadas pelos diferentes Institutos Federais, considerando o critério da diversidade
das estruturas organizativas da EaD de modo que fosse possível realizar a análise comparada
das realidades estudadas. Os resultados apontam que as perspectivas de gestão dos Institutos
Federais pesquisados constituem formas organizativas distintas entre si, porém com
semelhanças estruturais relacionadas à EaD no seu sentido mais amplo, nas quais revelam-se
o distanciamento entre planejamento e execução, a dualidade entre o consentimento e a
negação à EaD e o processo de institucionalização da modalidade. Percebemos que a
intensificação do trabalho e a formação para atuar na EaD são pontos recorrentes em todas as
realidades observadas. A intensificação do trabalho é manifestada na alta demanda da gestão
da EaD, não compatível com a estrutura que se tem, além da alta produtividade como forma
de mostrar a existência da EaD para o Instituto Federal na qual faz parte. A formação também
se constitui ponto estratégico para mostrar a EaD ao restante da instituição e sinalizar que é
preciso ter um conhecimento especializado para atuar na modalidade. Como conclusão,
assinalamos que a gestão da EaD no contexto da educação profissional pode fomentar
estratégias que articulem visões até então fragmentadas. Um projeto de formação integral
advém de uma unidade entre teoria e prática, que não se limita ao projeto em si, mas reflete
toda a forma de organização da instituição, tendo a práxis como categoria constituinte da
gestão da educação a distância. Os significados que encontramos sobre a EaD e a gestão da
EaD nos levaram a pensar na importância da práxis enquanto movimento de unidade entre
teoria e prática dos processos próprios da gestão, de aproximar a dimensão do planejamento
da execução, de ter noção do todo que envolve a educação profissional e os elementos da
educação a distância. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A gestão da educação a distância dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia : uma análise comparada dos sentidos e significados da EaD no contexto da educação profissional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão da educação a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos comparados - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis addresses the theme of Distance Education in vocational education, having as its
object the management of e-learning in Federal Institutes of Education, Science and
Technology. From the perspective of historical-dialectical materialism, the critical approach of
comparative education, the reflection on distance education in the Knowledge Society and its
implications in the reconfiguration of the demands of training for work, we will try to
problematize the following questions: how the Institutes Do Federal Education, Science and
Technology manage e-learning courses, considering the regulatory frameworks and practices
of the subjects involved in the materiality of the courses offered? What senses and meanings
of distance education are revealed from the different forms of distance learning management
found in the Federal Institutes? To what extent do the meanings and meanings revealed about
distance education indicate the tensions and contradictions of management in the process of
implementation and operationalization of courses? From these questions, the general objective
was to investigate the management perspectives of distance learning courses adopted by five
Federal Institutes of Education, Science and Technology, considering the regulatory
frameworks, the practices of the subjects involved and the way the e-learning is assumed by
the different Institutes Distance education is part of most Federal Institutes. To define the
sample, a Federal Institute from each region of the country was chosen. The choice by region
was defined by comparing the management perspectives adopted by the different Federal
Institutes, considering the criterion of the diversity of the organizational structures of distance
education so that it is possible to perform the comparative analysis of the studied realities. In
light of the categories of historical-dialectical materialism (praxis, contradiction, wholeness
and mediation) and the empirical categories that come from the Significance Cores, the results
show that the management perspectives of the Federal Institutes surveyed constitute distinct
organizational forms, but with similarities. related to distance education in its broadest sense,
which reveal the distancing between planning and execution, the duality between consent and
denial to distance education and the process of institutionalization of the modality. We also
concluded that the intensification of work and training to work in e-learning are recurrent
points in all observed realities. The intensification of work is manifested in the high demand
of distance education management, which is not compatible with the existing structure,
besides the high productivity as a way of showing the existence of distance education to the
Federal Institute in which it is part. The training is also a strategic point to show distance
education to the rest of the institution and signal that it is necessary to have a specialized
knowledge to act in the sport. Moreover, we indicate the category of praxis as essential to
overcome the duality between thinking and doing within the activities of distance education
management. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|