Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de | - |
dc.contributor.author | Velloso, Constança Codeço | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T12:37:55Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T12:37:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | VELLOSO, Constança Codeço. Liderança docente na sala de aula de Língua Inglesa da rede pública do Distrito Federal: teoria e realidade. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38340 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação resultou de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a existência de liderança docente no ensino de língua inglesa como língua estrangeira no contexto de escola pública regular do Distrito Federal. O trabalho partiu de uma pesquisa teórica, buscando compreender os conceitos de liderança senso comum (BURNS, 1978; CARTWRIGHT; ZANDER, 1967; CHIAVENATO, 2004; FIEDLER, 1967; JACKSON; MARRIOTT, 2012; KOUZES; POSNER, 2013) até chegar ao entendimento de liderança docente e suas características (BERRY et al., 2010; DANIELSON, 2006; DEWEY, 1903; KILLION; HARRISON, 2006; LIEBERMAN, 2011), com o suporte de um estudo de caso do tipo intrínseco e interpretativo (CASANAVE, 2011; FALTIS, 1997; FREEBODY, 2003; STAKE , 1994) realizado com uma professora que não apenas conhece a teoria acerca de liderança docente, como se
reconhece dentro do conceito. O estudo ocorreu no primeiro semestre de 2019 em uma escola
de Sobradinho e envolveu tanto o trabalho docente da professora em turmas de 6os e 7os anos quanto em reuniões pedagógicas coletivas. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados a observação direta não participante (RIBAS, 2004), a entrevista livre (ROSA; ARNOLDI, 2006) e a história de vida (CLANDININ; CONNELLY, 2011; MINAYO, 2010), além de notas de campo. Em face da complexidade e das múltiplas possibilidades do tema optei por analisar os dados obtidos à luz do quadro de competências da liderança docente elaborado pelo Center for Teaching Quality em consonância com o National Education Association. Os resultados obtidos corroboram a presença de liderança docente na prática da referida professora e no perfil descrito por Danielson (2006), qual seja, o do líder docente instrucional que é aquele que pretende ser exclusivamente um professor regente, mas o melhor professor possível. Ela reconhece a importância de papeis administrativos, políticos e associativos, compreende que não possui perfil para nenhuma dessas vertentes e sente-se extremamente confortável e empoderada diante de tal constatação porque tem absoluta convicção que o valor do líder docente regente é exatamente o mesmo do líder docente administrativo, político ou
associativo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Liderança docente na sala de aula de Língua Inglesa da rede pública do Distrito Federal : teoria e realidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liderança docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Características | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation resulted from a research that aimed to investigate the existence of teacher leadership in the teaching of English as a foreign language in the context of a regular public school in the Federal District. The work started from a theoretical research, seeking to understand the concepts of common sense leadership (BURNS, 1978; CARTWRIGHT; ZANDER, 1967; CHIAVENATO, 2004; FIEDLER, 1967; JACKSON; MARRIOTT, 2012; KOUZES; POSNER, 2013) until arriving to the understanding of teacher leadership and its characteristics (BERRY et al., 2010; DANIELSON, 2006; DEWEY, 1903; KILLION; HARRISON, 2006; LIEBERMAN, 2011), supported by an intrinsic and interpretative case study (CASANAVE, 2011; FALTIS, 1997; FREEBODY, 2003; STAKE , 1994) conducted with a teacher who not only knows the theory of teacher leadership, but recognizes herself within the concept. The study took place in the first semester of 2019 in a school in Sobradinho and involved both the
teacher's teaching work in 6th and 7th grade classes and in collective pedagogical meetings.
The instruments used for data collection were non-participant direct observation (RIBAS, 2004),
free interview (ROSA; ARNOLDI, 2006) and life history (CLANDININ; CONNELLY, 2011;
MINAYO, 2010), as well as field notes. Given the complexity and multiple possibilities of the
topic, I chose to analyze the data obtained in light of the teacher leadership competency
framework prepared by the Center for Teaching Quality in line with the National Education
Association. The results corroborate the presence of teacher leadership in the practice of the
referred teacher and in the profile described by Danielson (2006), namely, the instructional
teacher leader who is the one who purports to be exclusively a conducting teacher, but the best
teacher possible. She recognizes the importance of administrative, political and associative
roles, understands that she has no profile for any of these, and feels extremely comfortable and
empowered by such a finding because she is absolutely convinced that the value of the
instructional teacher leader is exactly the same as that of the administrative teacher leader, the
political teacher leader or associative teacher leader. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|