Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38340
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ConstançaCodeçoVelloso.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de-
dc.contributor.authorVelloso, Constança Codeço-
dc.date.accessioned2020-06-29T12:37:55Z-
dc.date.available2020-06-29T12:37:55Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.date.submitted2019-12-12-
dc.identifier.citationVELLOSO, Constança Codeço. Liderança docente na sala de aula de Língua Inglesa da rede pública do Distrito Federal: teoria e realidade. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38340-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação resultou de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a existência de liderança docente no ensino de língua inglesa como língua estrangeira no contexto de escola pública regular do Distrito Federal. O trabalho partiu de uma pesquisa teórica, buscando compreender os conceitos de liderança senso comum (BURNS, 1978; CARTWRIGHT; ZANDER, 1967; CHIAVENATO, 2004; FIEDLER, 1967; JACKSON; MARRIOTT, 2012; KOUZES; POSNER, 2013) até chegar ao entendimento de liderança docente e suas características (BERRY et al., 2010; DANIELSON, 2006; DEWEY, 1903; KILLION; HARRISON, 2006; LIEBERMAN, 2011), com o suporte de um estudo de caso do tipo intrínseco e interpretativo (CASANAVE, 2011; FALTIS, 1997; FREEBODY, 2003; STAKE , 1994) realizado com uma professora que não apenas conhece a teoria acerca de liderança docente, como se reconhece dentro do conceito. O estudo ocorreu no primeiro semestre de 2019 em uma escola de Sobradinho e envolveu tanto o trabalho docente da professora em turmas de 6os e 7os anos quanto em reuniões pedagógicas coletivas. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados a observação direta não participante (RIBAS, 2004), a entrevista livre (ROSA; ARNOLDI, 2006) e a história de vida (CLANDININ; CONNELLY, 2011; MINAYO, 2010), além de notas de campo. Em face da complexidade e das múltiplas possibilidades do tema optei por analisar os dados obtidos à luz do quadro de competências da liderança docente elaborado pelo Center for Teaching Quality em consonância com o National Education Association. Os resultados obtidos corroboram a presença de liderança docente na prática da referida professora e no perfil descrito por Danielson (2006), qual seja, o do líder docente instrucional que é aquele que pretende ser exclusivamente um professor regente, mas o melhor professor possível. Ela reconhece a importância de papeis administrativos, políticos e associativos, compreende que não possui perfil para nenhuma dessas vertentes e sente-se extremamente confortável e empoderada diante de tal constatação porque tem absoluta convicção que o valor do líder docente regente é exatamente o mesmo do líder docente administrativo, político ou associativo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLiderança docente na sala de aula de Língua Inglesa da rede pública do Distrito Federal : teoria e realidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiderança docentept_BR
dc.subject.keywordCaracterísticaspt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesapt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordCompetênciaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation resulted from a research that aimed to investigate the existence of teacher leadership in the teaching of English as a foreign language in the context of a regular public school in the Federal District. The work started from a theoretical research, seeking to understand the concepts of common sense leadership (BURNS, 1978; CARTWRIGHT; ZANDER, 1967; CHIAVENATO, 2004; FIEDLER, 1967; JACKSON; MARRIOTT, 2012; KOUZES; POSNER, 2013) until arriving to the understanding of teacher leadership and its characteristics (BERRY et al., 2010; DANIELSON, 2006; DEWEY, 1903; KILLION; HARRISON, 2006; LIEBERMAN, 2011), supported by an intrinsic and interpretative case study (CASANAVE, 2011; FALTIS, 1997; FREEBODY, 2003; STAKE , 1994) conducted with a teacher who not only knows the theory of teacher leadership, but recognizes herself within the concept. The study took place in the first semester of 2019 in a school in Sobradinho and involved both the teacher's teaching work in 6th and 7th grade classes and in collective pedagogical meetings. The instruments used for data collection were non-participant direct observation (RIBAS, 2004), free interview (ROSA; ARNOLDI, 2006) and life history (CLANDININ; CONNELLY, 2011; MINAYO, 2010), as well as field notes. Given the complexity and multiple possibilities of the topic, I chose to analyze the data obtained in light of the teacher leadership competency framework prepared by the Center for Teaching Quality in line with the National Education Association. The results corroborate the presence of teacher leadership in the practice of the referred teacher and in the profile described by Danielson (2006), namely, the instructional teacher leader who is the one who purports to be exclusively a conducting teacher, but the best teacher possible. She recognizes the importance of administrative, political and associative roles, understands that she has no profile for any of these, and feels extremely comfortable and empowered by such a finding because she is absolutely convinced that the value of the instructional teacher leader is exactly the same as that of the administrative teacher leader, the political teacher leader or associative teacher leader.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.