Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Maria Helena da Silva | - |
dc.contributor.author | Souza, Lidiane Barbosa de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T12:00:55Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T12:00:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-04 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Lidiane Barbosa de Freitas. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de práticas pedagógicas. 2019. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38332 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo central analisar como o ensino de Ciências está inserido na
prática pedagógica de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da
Rede Pública do Distrito Federal. Para tanto, o cotidiano da sala de aula das professoras do
quarto ano foi observado, buscando descrever e analisar suas escolhas didáticas para ensino de
Ciências que orientam o trabalho pedagógico das docentes. A Teoria da Aprendizagem
Significativa de David Ausubel, bem como alguns conceitos básicos relacionados à prática
pedagógica propostos por Zabala foram considerados na análise dos dados. A pesquisa
realizada é de natureza qualitativa com perspectiva etnográfica, em que a observação foi o
principal instrumento de obtenção de dados. Acompanhamos todas as atividades diárias das
professoras com os alunos e observamos as aulas de todos os componentes curriculares. As
análises das aulas de Ciências com o detalhamento das práticas desenvolvidas pelas
professoras, em conjunto com as informações obtidas a partir das entrevistas e conversas
informais, explicitaram aspectos relevantes acerca de como as professoras participantes incluem
o ensino de Ciências em sua prática pedagógica. Entre eles, é possível citar a tentativa de
desenvolver aulas mais atraentes para os alunos, considerando suas necessidades e condições
de aprendizagem, o desenvolvimento de atividades diversificadas e a tentativa de trabalhar os
conteúdos disciplinares de forma multidisciplinar. Os resultados da pesquisa demonstram que o
ensino de Ciências está presente na prática pedagógica das professoras participantes e que elas
reconhecem a importância do ensino deste componente curricular desde os primeiros anos
escolares. Contudo, há em comum a queixa de que as escolas não têm disponibilizado
orientações, materiais e espaços apropriados para o ensino de Ciências. A responsabilidade em
criar meios para aulas que fortaleçam o interesse dos alunos em aprender significativamente
acaba recaindo completamente nas professoras, inclusive na aquisição de materiais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise de práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Maia, Hélio José Santos | - |
dc.description.abstract1 | This research had as central aim at analyzing how Science teaching is inserted as pedagogical
practice by two teachers who work with the initial years of elementary school which belong to the
education public network of Distrito Federal. Thereunto, the teachers’ classroom daily life in the
fourth grade was observed in order to describe and analyzing didactical choices for Science
teaching which guide their pedagogical work. The meaningful Learning Theory by David Ausubel
was considered in the data analysis, further some basic concepts regarding the pedagogical
practice proposed by Zabala. The research performed has qualitative nature and ethnographic
perspective, in which the participant observation was the main instrument for data obtaining. We
observed all the teachers’ daily activities with the students, and we observed the classes of all
curricular components. Analyzes of Science classes detailing the practices developed by the
teachers, together other information obtained from the interviews and informal conversations
made some relevant aspects explicit on how the participant teachers include the Science teaching
in their pedagogical practices. Among them is possible mention trying to develop more attractive
classes for students, considering their needs and learning conditions, developing diversified
activities and trying to work with subject contents in a multidisciplinary way. The findings from this
research demonstrated that Science teaching is present in the participant teachers’ pedagogical practices, and the recognize the importance of this curricular component since the early school
grades. However, there is a common complaint that schools did not make materials and
appropriate space for Science teaching available. The responsibility to create ways for classes
strengthen the interest of students in significant learning is completely for teachers, including in
materials acquisition. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|