Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Martins, Fernanda Bezerra Mateus | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T11:08:36Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T11:08:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Fernanda Bezerra Mateus. A construção da profissionalidade docente dos pedagogos no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. 2019. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38319 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção da
profissionalidade docente dos pedagogos na Educação Profissional e Tecnológica do
Instituto Federal de Brasília, trazendo como questão central: Quais os elementos
constituidores da profissionalidade docente dos pedagogos na educação profissional e
tecnológica ofertada pelo Instituto Federal de Brasília? Como fundamentação teórica
nos apoiamos nos estudos de Nóvoa (1991), Ramalho, Nuñes e Gauthier (2004),
Morgado (2005) Contreras (2002), Roldão (2005, 2007) e Cruz (2017) no qual
dialogamos sobre profissionalidade docente, outros estudiosos na linha de formação e
trabalho docente como Brzezinski (1996), Saviani (2004, 2008), Antunes (1999, 2009,
2015), Marx (1983), Curado Silva (2008)e outros. Para análise do contexto da educação
profissional no Brasil, nos apoiamos em Duarte (2010) Cunha (2005) Kuenzer (2001,
2007), Machado (2008, 2011) e Canali (2010). A pesquisa é caracterizada pela
investigação bibliográfica e documental, com abordagem quanti-quali numa perspectiva
crítico-dialética. Para a apreensão da realidade concreta que se refere ao objeto desta pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dezessete pedagogos
docentes efetivos, temporários e substitutos que atuam nos cursos de formação inicial e
continuada a pós-graduação no IFB. A análise dos dados se deu pela metodologia dos
Núcleos de Significação a partir da proposta de Aguiar e Ozella (2006), o que nos
possibilitou realizar uma análise empírica considerando os quatro núcleos que
emergiram do nosso objeto, identificando-os como os elementos estruturantes da
profissionalidade do pedagogo docente do IFB; são eles: 1) O Ingresso do pedagogo na
docência na EPT no contexto do IFB; 2) O trabalho pedagógico em múltiplos níveis e
modalidades como elemento configurador de seu trabalho na EPT; 3) Função docente:
entre a realização e o desafio no trabalho docente do pedagogo no IFB; e 4) A
articulação entre a formação inicial e continuada para o exercício da docência no IFB.
Assim, constatamos que o pedagogo docente, em meio aos desafios encontrados para a
execução de sua atividade profissional no IFB, constrói sua profissionalidade como um
profissional polivalente, multifuncional, que, para dar conta de seu trabalho, geralmente,
aprofunda seus estudos, busca qualificação e trabalho coletivo e interdisciplinar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção da profissionalidade docente dos pedagogos no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to understand the process of construction of the teaching profession
of teachers in the Professional and Technological Education of the Federal Institute of
Brasilia, bringing as its central question: What are the constituent elements of the
teaching profession of teachers in the professional and technological education offered
by the Federal Institute of Education? Brasilia? As theoretical basis we support in the
studies of Nóvoa (1991), Ramalho, Nuñes and Gauthier (2004), Morgado (2005)
Contreras (2002), Roldão (2005, 2007) and Cruz (2017) in which we talk about teaching
professionalism, others. scholars in the line of formation and teaching work as
Brzezinski (1996), Saviani (2004, 2008), Antunes (1999, 2009, 2015), Marx (1983),
Curado Silva (2008) and others. To analyze the context of vocational education in
Brazil, we rely on Duarte (2010) Cunha (2005) Kuenzer (2001, 2007), Machado (2008,
2011) and Canali (2010). The research is characterized by bibliographic and
documentary research, with quanti-quali approach in a critical-dialectical perspective.
For the apprehension of the concrete reality that refers to the object of this research,
semi-structured interviews were conducted with seventeen effective, temporary and
substitute teaching educators who work in the initial and continuing postgraduate
training courses at IFB. The data analysis was performed by the Meaning Nuclei
methodology based on the proposal of Aguiar and Ozella (2006), which allowed us to
perform an empirical analysis considering the four nuclei that emerged from our object,
identifying them as the structuring elements of the study. professionalism of the IFB
teaching educator; They are: 1) The entrance of the pedagogic teacher in the EFA in the
context of the IFB; 2) The pedagogical work at multiple levels and modalities as a
configurating element of his work in EFA; 3) Teaching function: between the
achievement and the challenge in the teaching work of the pedagogue at IFB; and 4)
The articulation between initial and continuing training for teaching at IFB. Thus, we
find that the teaching educator, in the midst of the challenges encountered in performing
his professional activity at IFB, builds his professionalism as a multipurpose, multifunctional professional who, to cope with his work, generally deepens his studies,
seeks qualification and collective and interdisciplinary work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|