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2019_FernandaBezerraMateusMartins.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorMartins, Fernanda Bezerra Mateus-
dc.date.accessioned2020-06-29T11:08:36Z-
dc.date.available2020-06-29T11:08:36Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.date.submitted2019-12-17-
dc.identifier.citationMARTINS, Fernanda Bezerra Mateus. A construção da profissionalidade docente dos pedagogos no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. 2019. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38319-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção da profissionalidade docente dos pedagogos na Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília, trazendo como questão central: Quais os elementos constituidores da profissionalidade docente dos pedagogos na educação profissional e tecnológica ofertada pelo Instituto Federal de Brasília? Como fundamentação teórica nos apoiamos nos estudos de Nóvoa (1991), Ramalho, Nuñes e Gauthier (2004), Morgado (2005) Contreras (2002), Roldão (2005, 2007) e Cruz (2017) no qual dialogamos sobre profissionalidade docente, outros estudiosos na linha de formação e trabalho docente como Brzezinski (1996), Saviani (2004, 2008), Antunes (1999, 2009, 2015), Marx (1983), Curado Silva (2008)e outros. Para análise do contexto da educação profissional no Brasil, nos apoiamos em Duarte (2010) Cunha (2005) Kuenzer (2001, 2007), Machado (2008, 2011) e Canali (2010). A pesquisa é caracterizada pela investigação bibliográfica e documental, com abordagem quanti-quali numa perspectiva crítico-dialética. Para a apreensão da realidade concreta que se refere ao objeto desta pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dezessete pedagogos docentes efetivos, temporários e substitutos que atuam nos cursos de formação inicial e continuada a pós-graduação no IFB. A análise dos dados se deu pela metodologia dos Núcleos de Significação a partir da proposta de Aguiar e Ozella (2006), o que nos possibilitou realizar uma análise empírica considerando os quatro núcleos que emergiram do nosso objeto, identificando-os como os elementos estruturantes da profissionalidade do pedagogo docente do IFB; são eles: 1) O Ingresso do pedagogo na docência na EPT no contexto do IFB; 2) O trabalho pedagógico em múltiplos níveis e modalidades como elemento configurador de seu trabalho na EPT; 3) Função docente: entre a realização e o desafio no trabalho docente do pedagogo no IFB; e 4) A articulação entre a formação inicial e continuada para o exercício da docência no IFB. Assim, constatamos que o pedagogo docente, em meio aos desafios encontrados para a execução de sua atividade profissional no IFB, constrói sua profissionalidade como um profissional polivalente, multifuncional, que, para dar conta de seu trabalho, geralmente, aprofunda seus estudos, busca qualificação e trabalho coletivo e interdisciplinar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA construção da profissionalidade docente dos pedagogos no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfissionalidadept_BR
dc.subject.keywordPedagogospt_BR
dc.subject.keywordFormaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho docentept_BR
dc.subject.keywordEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to understand the process of construction of the teaching profession of teachers in the Professional and Technological Education of the Federal Institute of Brasilia, bringing as its central question: What are the constituent elements of the teaching profession of teachers in the professional and technological education offered by the Federal Institute of Education? Brasilia? As theoretical basis we support in the studies of Nóvoa (1991), Ramalho, Nuñes and Gauthier (2004), Morgado (2005) Contreras (2002), Roldão (2005, 2007) and Cruz (2017) in which we talk about teaching professionalism, others. scholars in the line of formation and teaching work as Brzezinski (1996), Saviani (2004, 2008), Antunes (1999, 2009, 2015), Marx (1983), Curado Silva (2008) and others. To analyze the context of vocational education in Brazil, we rely on Duarte (2010) Cunha (2005) Kuenzer (2001, 2007), Machado (2008, 2011) and Canali (2010). The research is characterized by bibliographic and documentary research, with quanti-quali approach in a critical-dialectical perspective. For the apprehension of the concrete reality that refers to the object of this research, semi-structured interviews were conducted with seventeen effective, temporary and substitute teaching educators who work in the initial and continuing postgraduate training courses at IFB. The data analysis was performed by the Meaning Nuclei methodology based on the proposal of Aguiar and Ozella (2006), which allowed us to perform an empirical analysis considering the four nuclei that emerged from our object, identifying them as the structuring elements of the study. professionalism of the IFB teaching educator; They are: 1) The entrance of the pedagogic teacher in the EFA in the context of the IFB; 2) The pedagogical work at multiple levels and modalities as a configurating element of his work in EFA; 3) Teaching function: between the achievement and the challenge in the teaching work of the pedagogue at IFB; and 4) The articulation between initial and continuing training for teaching at IFB. Thus, we find that the teaching educator, in the midst of the challenges encountered in performing his professional activity at IFB, builds his professionalism as a multipurpose, multifunctional professional who, to cope with his work, generally deepens his studies, seeks qualification and collective and interdisciplinary work.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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